Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Roteiro para Cidades Históricas mineiras em 4 dias/1 feriado (Ouro Preto, Tiradentes e outras)

Quando estava na faculdade de Turismo, o professor de História organizou uma excursão para a região  das Cidades Históricas mineiras emendando um feriado. Saímos de Campinas na 4a feira a noite e chegamos 5a feira cedinho em Tiradentes. Depois do café da manhã, fomos passear no centro histórico, mas não lembro muita coisa além das casinhas simpáticas, a Matriz de Santo Antônio e o Chafariz de São José.


Roteiro para Cidades Históricas mineiras em 4 dias/1 feriado (Ouro Preto, Tiradentes e outras)

Seguindo para São João del Rei, visitamos a Igreja São Francisco de Assis e o cemitério, almoçamos e depois visitamos o centro histórico e a Matriz Nossa Senhora do Pilar. Fomos para Congonhas, onde fica o Santuário e Igreja Bom Jesus dos Matosinhos, com os profetas do Aleijadinho e as capelas dos passos.

São João del Rei

São João del Rei

São João del Rei

Congonhas

Congonhas

Congonhas
Em 2001, não tinha nenhum profeta sendo restaurado!

Roteiro para Cidades Históricas mineiras em 4 dias/1 feriado (Ouro Preto, Tiradentes e outras)

Chegamos à noite em Ouro Preto, onde nos hospedamos em um albergue bem na lateral da Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa da cidade. Pelo que andei pesquisando pela internet essa semana, esse albergue nem existe mais. Se alguém tiver informações mais precisas, escreve aí nos comentários. O nosso grupo encheu o albergue! Na 6a feira, passeamos por Ouro Preto: Igreja São Francisco de Assis, Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e Matriz Nossa Senhora do Pilar, entre outras igrejas.

Ouro Preto
Tirei essa foto em 2011 do prédio que eu acho que era o albergue

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto
eu gostava de tirar fotos tortas! rs

No sábado, fomos até o Santuário do Caraça, onde fizemos trilhas, passamos por cachoeiras, almoçamos e conhecemos o conjunto arquitetônico: igreja, museu, catacumbas, calvário, mirante etc. A Cyntia, do blog Fragata Surprise, tem dicas legais sobre o Caraça.

Caraça

Caraça

Caraça

No domingo, fomos para Mariana. Conhecemos a Mina da Passagem, a Igreja São Francisco e o museu arquidiocesano. Ouvimos também o concerto do órgão na Sé. Depois do almoço, pegamos a estrada de volta para Campinas e chegamos tarde da noite na faculdade.

Mariana

Mariana

Mariana

O professor organizou tudo bem baratinho para o máximo de alunos conseguirem ir e foi muito legal! Só comemos em locais simples e o albergue em Ouro Preto era super bem localizado! Tínhamos guia local em todas as cidades que visitamos, o que é super essencial em um tour corrido como esse. O ponto negativo foi ter que andar da rodoviária até o albergue carregando as malas porque ônibus grandes não podiam entrar na parte histórica da cidade e claro, a falta de tempo para conhecer a fundo as cidades.

Apesar de achar que o ideal seria ficar uma semana na região, melhor um feriado de 4 dias do que nada, não é? Mas se você for somente em um feriado, não tenha a expectativa de ver tudo!

A maioria das fotos deste post são da viagem de 2011, dá muito trabalho digitalizar fotos da época de máquina de filme! Isso sem contar, que a maioria está muito ruim ou aparece o grupo inteiro! rs

Quem quiser dicas mais específicas, inclusive de onde se hospedar e onde comer (e onde não comer) na região (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Congonhas), leia os posts sobre a viagem de 2011, que passei 1 semana na região!

Roteiro para Cidades Históricas mineiras em 4 dias/1 feriado (Ouro Preto, Tiradentes e outras)


Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Olha só, você estava bem pertinho da mim! >< Moro em Cons. Lafaiete, à uma meia hora de Congonhas =p

    Beijinhos
    http://blog-littleb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários no meu post sobre o mosteiro da batalha.... :)
    Passando por aqui encontrei dicas da minha viagem de fim de ano!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o blog está ajudando! Se tiver sido esse post aqui, não deixe de ler os outros sobre as cidades históricas: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/post-indice-cidades-historicas-de-minas.html

      Excluir
  3. De quanto sairia esse pacote pra dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela, o "Tá indo pra onde?" não é uma agência de viagem ou operadora, mas sim um blog de viagem. Não vendemos pacotes.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.