domingo, 25 de setembro de 2022

Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público

O Doors Open Toronto é um evento que faz parte do Doors Open Ontario - durante um dia ou um final de semana, diversos prédios notáveis de Toronto (ou do estado/província canadense de Ontario) normalmente fechados para o público geral são abertos excepcionalmente para que a sociedade possa conhecer/ver/entender. As visitas são gratuitas e também existem tours guiados. Ottawa e Kingston participam do evento em datas próximas, assim como diversas outras localidades menores em Ontario.

Quando organizei minha viagem para o Canadá em maio/2018, comprei uma passagem em promoção de ida e volta por Toronto e por isso precisaria fazer um roteiro circular. Para garantir caso tivesse algum problema nos voos e nos trens, reservei algumas noites em Toronto no começo da viagem e outras noites ao final. E justamente nestes dias finais, era um final de semana e estava rolando o Doors Open Toronto 2018, com o tema "Filme: o grande romance", contando com mais de 130 prédios participantes! Para quem não sabe, Toronto é muito usada como cenário de filmes e séries, às vezes se passando por locais norte-americanos e às vezes como Toronto mesmo. Os exemplos mais conhecidos talvez sejam a minissérie "O conto da aia" (a escritora é canadense) e a escola do professor Xavier (Casa Loma, ponto turístico muito famoso em Toronto). Além disso, o evento contava com apresentações musicais e exibições de filmes. Vejam no blog Brasileira em Toronto uma lista de filmes e séries gravados em Torontolocais que são cenários de filmes em Toronto e cenários de The Handmaid´s Tale.



Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público

A imponente Assembleia Legislativa de Ontario, que mostro mais abaixo



O evento era bastante divulgado pelas ruas da cidade, por exemplo com distribuição de jornalzinho com a lista geral dos prédios, horários, localização, ponto de encontros de walking tours temáticos etc. Escolhemos visitar alguns prédios próximos à prefeitura de Toronto, alguns locais com vistas panorâmicas da cidade, conhecer a Assembleia Legislativa de Ontario e também algumas áreas da Universidade de Toronto. Naquele final de semana, ainda visitamos alguns pontos turísticos que ficaram faltando da primeira parte da viagem, como o Graffitti Alley, mas foram dias de visitas sem tanta pressa.


Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público



Veja aqui todas as dicas sobre Toronto no blog!








 O que visitamos durante o Doors Open Toronto em 2018:

Doors Open Toronto: Canada Life Building


O Canada Life Building é o prédio de uma companhia de seguros bem próximo à praça Nathan Phillips Square, aquela da prefeitura e do letreiro da cidade. Muito próximo a vários outros prédios históricos que iríamos visitar naqueles dias, colocamos esse prédio no roteiro por conta da vista panorâmica do último andar.

O edifício de escritórios foi construído entre 1928 e 1931 como a sede da Canada Life Assurance Company em estilo Beaux-Arts. A empresa era então a maior e mais antiga seguradora canadense e já tinha tido outras sedes em outros locais. Na época de sua construção, era um dos prédios mais altos do Canadá (com 87 metros) e ainda é um dos maiores prédios comerciais onde as janelas podem ser abertas (nos edifícios mais altos atuais, as janelas são fixas). A empresa expandiu consideravelmente e possui hoje diversos outros prédios operacionais. No topo do edifício existe um "weather beacon" ("farol do tempo"), espécie de farol que mostra em um esquema de cores como está o tempo na cidade (atualizado 4 vezes ao dia). Somando com este dispositivo instalado 20 anos depois, a altura chega a 97.8 metros.

Tivemos um pequeno tour pelo térreo, observando o lobby e algumas salas com chão (e paredes) de mármore, colunas de granito, teto folheado a outro, mas a melhor parte foi o deck de observação!


Doors Open Toronto: Canada Life Building
Achei que a fachada lembra muito um prédio famoso em Varsóvia, Polônia (o Palácio da Cultura e da Ciência)


Doors Open Toronto: Canada Life Building
Alguns documentos e fotos históricas da empresa

Doors Open Toronto: Canada Life Building
Nas fotos do centro, a antiga e a atual prefeituras de Toronto, que visitei no mesmo dia e mostro abaixo.

Doors Open Toronto: Canada Life Building
Na última foto na esquerda, um dos hotéis onde nós ficamos muito bem localizados e a vista diferente da CN Tower!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required


 
 
 





Doors Open Toronto: Osgoode Hall



O Osgood Hall fica também na região da Nathan Phillips Square e é hoje o "Palácio da Justiça" de Ontario. Foi construído entre 1829 e 1832 em estilo paladiano e neoclássico pela Law Society of Upper Canada e recebeu o nome do primeiro "Chief Justice" da província. Já abrigou a Faculdade de Direito de Osgoode Hall e hoje abriga a "Corte de Apelações de Ontario" (Tribunal de Recursos"?). A construção foi ampliada em diversas oportunidades, em 1844, entre 1855 e 1857 e entre 1880 e 1891, com por exemplo adição da biblioteca, a parte oeste (West Wing) e muito mais espaço para a faculdade. A edificação foi declarada patrimônio canadense pelo National Historic Sites of Canada. Ele pode ser visitado fora do festival, mas algumas salas podem estar fechadas para o público por estarem em uso (aparentemente fechado em agosto/2022 por conta da pandemia).


Doors Open Toronto: Osgoode Hall
A fachada e o átrio principal do Osgood Hall


Doors Open Toronto: Osgoode Hall
The Great Library of Law Society of Ontario, de 1857/1860. Eu acho essas escadas em espiral lindas!



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros







Doors Open Toronto: Osgoode Hall

Doors Open Toronto: Osgoode Hall



Doors Open Toronto: Toronto Old City Hall


Além da prefeitura atual em uma prédio mais moderno e com o letreiro de Toronto na frente, a Praça Nathan Phillips também abriga a prefeitura mais antiga, que levou 10 anos para ser terminada, em 1899 como a maior prefeitura da América do Norte. A cidade tinha então cerca de 250 mil habitantes. Até 1917, a torre do relógio com 103,6m foi a estrutura mais alta do Canadá. Em estilo romanesco, abrigou a prefeitura até 1966 e em 1984 foi declarado patrimônio canadense. Antes deste prédio, 2 outros lugares já haviam abrigado os escritórios de administração de Toronto, que não parava de crescer (no St Lawrence Hall e no St Lawrence Market). Quando a Old City Hall estava desatualizada e pequena novamente, planejaram uma nova prefeitura e este seria destruída, exceto a torre do relógio. Felizmente, o complexo Eaton Centre foi construído ao redor do prédio histórico, que foi preservado e funcionaria então como tribunal municipal. Hoje abriga uma delegacia além do tribunal, mas existem planos para montar ali um museu sobre a cidade de Toronto, já que o tribunal será realocado para uma nova Toronto Courthouse em construção (previsão de abertura em 2023) não longe dali.


Doors Open Toronto - Toronto Old City Hall

Doors Open Toronto - Toronto Old City Hall
Haviam planos para uma praça em frente, que chamaria Victoria Square (em homenagem à rainha britânica Victoria), mas ela nunca foi construída.


Doors Open Toronto - Toronto Old City Hall
Observem o vitral incrível por Robert McCausland no lobby da construção - The Union of Commerce and Industry


Doors Open Toronto - Toronto Old City Hall
Na primeira foto, a câmara do conselho. Vários detalhes do prédio e na última foto, a Old City Hall vista do mirante do Canada Life Building



Doors Open Toronto: Toronto City Hall


A sede do governo municipal de Toronto é um marco arquitetônico da cidade, com o letreiro luminoso na frente. Foi inaugurado em 1965, na mesma praça da prefeitura anterior (acima). O projeto vencedor de um concurso é do finlandês Viljo Revell. Boa parte da primeira Chinatown de Toronto teve que ser destruída para a prefeitura (e a Nathan Phillips Square) ocupar o local atual. As 2 torres tem alturas diferentes (20 e 27 andares), ambas em formato convexo, acima de uma base retangular e com uma parte redonda entre as torres (onde fica a câmara municipal). O estilo futurista lembra alguns detalhes da arquitetura modernista de Brasília (por exemplo o lobby).

Para o Doors Open Toronto de 2018, havia uma exibição com figurinos originais de filmes e séries relacionados com Toronto e o Canadá na rotunda/saguão principal. Os figurinos apresentados foram criados por membros da CAFTCAD (Canadian Alliance of Film & Television Costume Arts & Design). É possível visitar partes da prefeitura além deste evento, mas são menos salas abertas ao público. Diversos eventos acontecem ali na praça, o espelho d´água é usado para patinação no gelo no inverno e embaixo dela tem estacionamento público enorme!


Doors Open Toronto - Toronto City Hall
Maquete de Toronto (adoro uma maquete!) e exposição de figurinos de séries gravadas em Toronto

 Doors Open Toronto - Toronto City Hall
Que vista! A CN Tower, a Old City Hall e muito mais!


Doors Open Toronto - Toronto City Hall


A prefeitura atual e a antiga ficavam bem pertinho de um dos hotéis onde ficamos nesses últimos dias em TorontoDescubra aqui como se locomover pela cidade (usamos tram e metrô)!


Open Doors Toronto: Assembleia Legislativa de Ontario/Ontario´s Legislative Building


Um pouco mais afastado do que  as atrações anteriores, mas ainda perto das principais atrações de Toronto e fácil de chegar com o metrô, estão o Queen´s Park e o Ontario´s Legislative Building (que abriga a Assembleia Legislativa de Ontario) - da primeira foto deste post. O parque foi estabelecido em 1860 em homenagem à Rainha Victoria. A Universidade de Toronto (que fica nas proximidades) arrendou o terreno para a prefeitura por 999 anos, que eventualmente o repassou para o governo de Ontario. A Assembleia se situava em outra localidade e o prédio atual foi construído no local do King´s College (que mais tarde deu origem à Universidade de Toronto), inaugurado em 1893 no estilo arquitetônico "românico Richardsoniano" (tradução livre rs, estilo derivado do neorromânico, bastante popular nos prédios públicos grandiosos na América do Norte no final do século XIX). Durante o século XX, foram feitos acréscimos para comportar as novas necessidades trazidas com o aumento significativo da população do estado/província. No mesmo edifício fica o gabinete do Governador de Ontario desde 1937. O parque é usado para manifestações políticas e eventos públicos, além de abrigar uma variedade de monumentos a pessoas e eventos significativos.


Open Doors Toronto: Assembleia Legislativa de Ontario
A construção tem 5 andares e mostro vários detalhes nessa montagem de fotos


Open Doors Toronto: Assembleia Legislativa de Ontario
Várias salas e corredores da prédio da Assembleia Legislativa de Ontario. A ala com detalhes em madeira mais escura das fotos do alto é a ala leste, mais antiga, uma vez que a ala oeste passou por um incêndio em 1909 e foi reconstruída com mármore branco italiano (por exemplo o átrio na foto do meio à direita).




Open Doors Toronto: Universidade de Toronto


Fundada em 1827 como King´s College, é abreviada como U of T. Inicialmente controlada pela Igreja da Inglaterra, recebeu o novo nome University of Toronto quando tornou-se secular em 1850. É formada por várias faculdades razoavelmente autônomas, hospitais de aprendizado e institutos de pesquisa. Foi classificada como a melhor faculdade médica canadense entre 1994 e 2005 e tem cerca de 45 mil alunos, sendo 33.300 na graduação e 11.700 na pós. O campus de Toronto é formado por diversos prédios concentrados na região do Queen´s Park e é um dos lugares legais para ver cerejeiras em Toronto! Mas existem prédios em outras localidades também.


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Saindo da Assembleia, fomos caminhando para a universidade. Por já estar perto do horário do almoço, vimos pouca coisa antes de voltar para o centro da cidade. No meio à direita, a Hart House com a Soldier´s Tower. A Hart House é o centro de atividades estudantil - centro cultural, intelectual e recreacional, incluindo uma séries de equipamentos como ginásio, teatro, piscina, galeria de arte, salas de estudo, salas de música, um restaurante, vários auditórios e muito mais.


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Mais detalhes da Soldier´s Tower - a torre é um memorial aos alunos e membros da universidade que lutaram nas duas guerras mundiais (628 pessoas na Primeira Guerra - com nomes inscritos na parede acima - e 557 na Segunda Guerra). A torre tem 43,5 metros e foi construída entre 1923 e 1924. São muitas escadas então não é totalmente acessível e ali está um carrilhão com 23 sinos, além de uma coleção de medalhas, fotografias, bandeiras etc.


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Victoria College, exemplo de arquitetura romanesca


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Neste prédio fica o Departamento de Artes. Foto: SchwerinG - CC BY 3.0


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Teefy Hall - Foto: Simon P. - CC SA 3.0


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Philosopher´s Walk - Foto: Simon P. - CC SA 3.0


Doors Open Toronto - Universidade de Toronto
Robarts Library - Foto: Anders Sandberg - CC BY SA 2.0. As bibliotecas da Universidade de Toronto formam o quarto maior sistema de bibliotecas da América do Norte, atrás de Harvard, Yale e Berkeley. São mais de 10 milhões de volumes, 5 deles nesta biblioteca da foto, com os livros de Ciências Sociais. Inaugurada em 1973, é considerada um dos maiores exemplos de arquitetura brutalista na América do Norte.



Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público



Existem diversos eventos do tipo pelo mundo, com visitas em prédios públicos (ou privados) geralmente gratuitamente em uma determinada data - por exemplo o Open House LondonDoors Open OttawaOpen House Barcelona e até aqui no Brasil, a Jornada do Patrimônio em São Paulo. Aqui tem mais dicas sobre o Doors Open Toronto de blogueiras que moram lá: Doors Open Toronto 2019 e Doors Open Toronto 2022. Os principais prédios costumam participar em todos os anos, mas sempre tem novidades.

Se não fosse os dias extras no meu roteiro e este evento diferente e interessante, eu provavelmente não teria conhecido nenhum desses 6 lugares, então foi um presente inesperado na viagem! E você, curtiu o conceito do evento? Já participou de algo assim?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Que ideia maravilhosa essa do Doors Open Toronto. Mais cidades turísticas podiam adotar essa ideia pelo mundo. Daria para conhecer lugares mais que incríveis dessa maneira. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho o máximo eventos desse tipo e também queria em todos os lugares!

      Excluir
  2. Que legal! Ainda não tinha ouvido falar sobre o Doors Open Toronto e adorei saber. Adoro fazer visitas a edifícios importantes/históricos em minhas viagens.

    ResponderExcluir
  3. Achei o conceito do Doors Open Toronto tão incrível. Dá-nos oportunidade de conhecer locais que de outra forma não conseguiríamos. Espero que outras cidades do mundo acabem por adoptar este tipo de eventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal demais - várias cidades europeias também fazem algo parecido!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.