quarta-feira, 4 de julho de 2018

Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas

Não sei se isso está acontecendo com todo mundo, mas nessas últimas 2 semanas minha vida está quase que totalmente girando em torno da Copa (exceto pelos 4 dias que passei em Brasília na semana passada) e olha que eu nem curto ou acompanho futebol normalmente. Na primeira fase com os 32 países, eu ficava o tempo todo balançada sobre para quem torcer além do Brasil (tenho algumas seleções preferidas desde sempre) - nos outros jogos, torcia para os países que já visitei ou então para os que mais quero conhecer (como por exemplo Polônia e Colômbia).


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
Vendo a final da Copa de 2006 no telão em Munique!


Abaixo, o vídeo que viralizou no começo da Copa - especial para os viciados em Copa como eu! Na Copa de 2014 eu tive um primo que casou em dia que o Brasil ia jogar! O jogo era na hora do almoço e a festa à noite, mas boa parte da mulherada perdeu o jogo por causa do cabeleireiro. Ouvi cada história por lá - eram 4 noivas se arrumando no mesmo salão - que achei o vídeo abaixo até que normal.





Com todo mundo só falando nesse assunto, vários blogueiros de viagem resolveram twittar sobre Copa e viagens (eu inclusive - para seguir é só acompanhar a lista do link anterior) e a wishlist de viagem só foi aumentando. (Alô Alyssa, quando sai nossa roadtrip pela Islândia?). Durante os jogos e papos, fica praticamente impossível não lembrar de viagens passadas quando conheci o Peru, a Inglaterra, Alemanha, ArgentinaUruguai, Dinamarca, Suécia, Espanha, França, Portugal e o Marrocos etc e as boas memórias vindo à tona todos os dias A última newsletter do blog foi inclusive dedicada para os países da Copa que já conheço (Ainda não é assinante? Assine abaixo!).


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required














Outros boa memórias que apareceram foram sobre as Copas passadas: em 1994, passei a primeira Copa que me lembro claramente no Brasil, pintando a rua com os vizinhos e morrendo de emoção com o Galvão gritando "É tetra"!!! Em 1998, lembro da maioria dos jogos (por exemplo quando apareci na TV e no jornal local porque estava recebendo uma intercambista dinamarquesa e o Brasil jogou contra a Dinamarca) e do choro na final (França, te odeio). Em 2002, acordei de madrugada para ver os jogos sem muita emoção e depois quase dormia nas aulas todas. O penta não foi nem de longe tão animado como foi o tetra.


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
Me acharam aí no meio? Eu, alguns dinamarqueses fazendo intercâmbio no Brasil em 1998 e uma parte dos brasileiros que estavam recebendo esse pessoal. Na foto aparece até uma reporter ali na direita!






Em 2006, eu estava fazendo um intercâmbio no sul da Espanha e assisti quase todos os jogos da Copa nos bares de Granada com pessoas de todas as nacionalidades. Acabei perdendo o jogo da eliminação do Brasil no ônibus entre Sevilha e Granada, mas o ranço da França continua e por isso vibrei quando eles perderam a final para a Itália, com direito a expulsão do Zidane!


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
Inglaterra + Alemanha + Brasil + Japão em Granada torcendo na Copa 2006

Nessa mesma Copa, fui ainda para a Alemanha por uma semana e assisti a disputa pelo 3o lugar (Alemanha x Portugal) na casa da minha amiga e sai para comemorar o 3o lugar alemão pelas ruas de Munique. No dia seguinte, vi a vitória da Itália no telão da Fifa Fanfest no Olympiapark em Munique e me surpreendi com a quantidade de franceses que estavam presentes. Por causa dessa Copa que comecei a torcer para Espanha e Alemanha, antes de virar modinha. Já era minha 2a vez na Alemanha e voltando dessa viagem que decidi estudar alemão (o que resultaria nos 3 meses que passei em Frankfurt e Berlim em 2014).


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Em 2010, eu trabalhava em uma multinacional, mas fazia questão de assistir metade de muitos jogos que passavam na hora do almoço. Os crushs da Copa sempre eram o assunto com as meninas do escritório! Lembro bem de toda a confusão que era ver jogo do Brasil no telão da sala de reuniões ou então sair do trabalho 1h antes do jogo e enfrentar uma mega trânsito para chegar em casa antes do jogo começar sendo que em dias normais eu levava 15 minutos no mesmo trajeto.


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
Estádio em Cape Town que recebeu vários jogos em 2010, mas só estive na África do Sul em 2014 e abaixo, a melhor música de Copa de todos os tempos!





Na véspera da final de 2010, saí de férias e poucas horas antes da final Espanha x Holanda, pousei em Amsterdã. Tive que torcer em silêncio para a Espanha e nem consegui comemorar quando eles ganharam! Dois dias depois, ainda tive que refazer todo meu roteiro planejado porque muitas atrações iam fechar e queríamos ver o desfile dos jogadores de barco pelos canais da cidade, que os recebeu com uma festança pelo 2o lugar.


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
No dia seguinte da final uma sujeira danada por toda a cidade!

Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
No dia que os jogadores voltaram para casa e foram recebidos com festa pelas ruas (quer dizer, canais) da cidade!

Abaixo, o vídeo do jogo mais emocionante dessa Copa (e provável de todas as Copas!) - Gana x Uruguai, com direito a defesa com a mão de jogador no último lance do jogo, cartão vermelho, pênalti perdido e decisão por pênaltis no final!





Em 2013, eu tinha até feito um bate-volta de Campinas para Belo Horizonte para ver um jogo da Copa das Confederações (México x Japão, torcendo para o Chicharito), dormindo 2 noites seguidas em ônibus só para ter um gostinho da Copa do ano seguinte, já prevendo que não conseguiria ingresso para nenhum jogo.


Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas


Em 2014 no Brasil, acabei não aproveitando muito - o máximo que senti da Copa foi ver o ônibus da Nigéria estacionado na frente do hotel do time em Campinas e um carinha correndo no parque ali na frente - seria jogador ou comissão técnica? O país inteiro estava no clima, mas eu não - talvez por estar tão perto e não ter conseguido aproveitar nada... Tentei ingressos em várias cidades, mas não consegui nada dentro do meu orçamento que ainda teria que incluir gastos com passagem, estadia, alimentação. Vi alguns jogos com a família, com amigos e até um jogo no cinema, mas a maioria vi em casa mesmo sozinha, fora o jogo que perdi por causa do casamento do primo como contei lá em cima. Claro que o que mais me lembro foi o fiasco do 7x1 - até agora não entendo como o placar foi tão grande!

Em 2018, comecei sem empolgação, mas aos poucos fui me animando e assistindo bastante coisa (mas sendo pé frio em muitos casos - Espanha, Portugal, Alemanha etc). Eu não tinha nem ideia de quem tinha sido convocado para time nenhum, mas quando fui ver as listas, até que conhecia metade do time da Alemanha e metade da Espanha, mas do Brasil, só Neymar, Marcelo e Thiago Silva mesmo. Perdi a estréia do Brasil porque o papo com 2 amigas de infância que não via há bastante tempo estava mais interessante. Curti grande parte dos jogos em casa mesmo (ainda mais quando são 2 jogos no mesmo horário, não tem jeito melhor!) e até ressuscitando o twitter do blog, puxada pela Mariana do blog Mariana Viaja, que adora essa rede social.

Cada vez que um jogador do FC Barcelona entra em campo, lembro do jogo da Champions League que assisti no Camp Nou em 2016! E aí fico lamentando que ainda não gostava nada de futebol quando fui para Madri em 2001 e 2005...

Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
Fiz a visita ao estádio e museu do Barça

Copa do Mundo: atualizando a wishlist de viagem e relembrando viagens passadas
E também vi um jogo no Camp Nou!


Não sei o que está melhor na Copa: comentar os jogos no Twitter, os memes (ainda rindo do tombo do Tite e do "Messi tchau"), os jogos em si (o que foi o final de Bélgica x Japão?), matar a saudade de quando acompanhava loucamente a seleção e os times espanhóis entre 2008 e 2012 ou ficar sonhando em visitar esse monte de países, mas ainda temos alguns jogos para curtir.





Se eu penso em ir para a Copa no Catar em 2022? Até que não, é muita logística e muito dinheiro envolvido, que prefiro gastar conhecendo ou revisitando todos esses países da Copa. Sempre quis conhecer a Rússia, mas deixei para depois da Copa na esperança que a sinalização, explicações em inglês e atendimento ao turista melhore após o grande evento.

Pena que esperamos 4 anos para a Copa e no fim ela passa rápido demais!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

11 comentários:

  1. Nunca viajei durante uma copa do mundo, na verdade tenho receio das super lotações, muvucas, mas tenho certeza de que é um clima bem diferente em qualquer destino que esteja sediando. Meu marido ama futebol e meus 3 filhos idem, então sempre estou pelo menos ouvindo conversas sobre o assunto como também sempre tem um jogo passando na TV que, dependendo dos times, que até assisto mesmo sem entender nada hehehehe. Temos planos de fazermos uma viagem para vermos jogos de futebol durante a temporada europeia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa pra curtir futebol sem as multidões de uma copa! Eu vi um jogo do Barça no Camp Nou!

      Excluir
  2. Fernanda, acho muito legal quem curte futebol, vibra, e tem boas memórias da Copa do Mundo, como você. Eu lembro das ruas pintadas e enfeitadas, lá da minha adolescência. Nunca estive em país sede da Copa, e confesso que não é minha praia. Já Olimpíadas, eu tenho muita vontade de estar presente. Quem sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A animação já foi bem maior rs a passada pela Alemanha durante a Copa de 2006 foi express e por outro motivo - acho que não faria uma viagem dessas só pra isso não...

      Excluir
  3. Eita, nem tava lembrada de que ainda tem copa esse ano!!! Seu post me fez relembrar por onde eu andava nas últimas, muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ainda numa época esquisita, é mais difícil lembrar mesmo!

      Excluir
  4. Engraçado ne como uma Copa pode influenciar tanto. Para além do futebol acaba como que a influenciar a nossa vontade de conhecer determinado país. Tal como você também sou apaixonada por futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto toma conta total da mídia naquelas semanas né? não dá pra fugir rs

      Excluir
  5. Eu não sou fã de futebol, mas desde criança acompanho a Copa do Mundo, e vibro bastante.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post sobre os lugares da Copa do Mundo. Em 1994 eu estava nos Estados Unidos e vi a copa de lá, foi o nosso tetra incrível, uma sensação indescritível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! 30 anos dps ainda lembro daquela narração do galvão rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.