terça-feira, 8 de maio de 2018

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4

No meio de abril, passei 5 dias no Espírito Santo e além de Vitória e Vila Velha que já conhecia de uma viagem em 2013, visitei também algumas cidades colonizadas por imigrantes - Santa Leopoldina e Santa Teresa! Tudo isso fazia parte de mais um encontro de blogueiros, o famoso Pocando no ES - essa foi a 4a edição! A listinha dos blogs participantes está lá no fim do post e hoje apresento o nosso roteiro nesses dias, mas ainda virão muitos posts por aqui sobre a região ainda bem vazia de turistas, mas com bastante coisa para ver!


Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Um resuminho do encontro: cachoeiras, História, lugares lindos e muitos comes e bebes!

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Para quem ainda não conhece a gíria "pocar" do Espírito Santo, no blog Mochilão Barato tem uma super explicação!



Antes mesmo da abertura do evento, eu e mais alguns blogueiros almoçamos moqueca capixaba no tradicional Restaurante Atlântica (famoso pelo camarão no coco, que ficou para a próxima) e depois fui com algumas das blogueiras visitar o Projeto Tamar de Vitória, que eu tanto queria! Leia mais sobre essa iniciativa fantástica no blog Pelo Mundo com Manu. Eu já conhecia as bases de Ubatuba e Praia do Forte, mas sempre quero conhecer outras.



Quando confirmei minha participação no @pocandonoes 4, já garanti a passagem para ir antes e voltar depois do evento porque queria muito conhecer o #ProjetoTamar de #Vitória! Ainda na adolescência conheci as bases do projeto na Praia do Forte - BA e Ubatuba - SP e fiquei encantada com as #tartarugas, mas já fazia muito tempo que não visitava nenhum. O @projeto_tamar_oficial é essencial para a preservação das tartarugas marinhas no Brasil e vale a pena demais visitar as bases, aprender mais sobre elas e espalhar essa mensagem! Em abril/2018, eles completaram 35 milhões de tartarugas protegidas! 😱😱😱 Agora quero presenciar a soltura das tartarugas um dia - imagina aquele monte de mini tartaruguinha correndo pro mar??? 😍😍😍 Qual sera a proxima base que vou? Aracaju? Fernando de Noronha? Floripa? #sourbbv #revistaviajar #missãovt #mtur #pocando4 #pocandonoes #espiritosanto #turtle #tartaruga #seaturtle #eusoutamar
Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em


Nossa abertura oficial foi no Guanaaní Hostel, no centro de Vitória e depois de aprender sobre congo e beliscar umas comidinhas  boas, seguimos para a Hunty´s Hamburgueria - aprovada! A primeira noite foi no Comfort Suites Vitoria, mas todos os hotéis e pousadas aparecerão em outros posts posteriormente. Escrevi aqui sobre o Comfort Suites Vitoria e sobre onde ficar na capital do Espírito Santo.


O que é representação da cultura capixaba pra você? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ Pra gente, o CONGO é o maior bem precioso da cultura local. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Durante o @pocandonoes , o pessoal do KITENTO CONGO se apresentaram na nossa abertura. Mostrando bonito o congo raíz, ainda ensinaram um pouquinho como se dança. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Eles são da Barra da Jucu, em Vila Velha e sempre fazem apresentações 😃. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Estamos apaixonados em vivenciar isso bem de pertinho, exclusivo só pra gente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quem tiver interesse no contato do representante, manda direct pra gente 😉😉. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Foto 1: reprodução . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ . . #congocapixaba #capixaba #capixabadagema #pocando4 #pocandonoes #descubraoes #guiacapixaba #blogcapixaba #027
Uma publicação compartilhada por Blog Capixaba na Estrada (@capixabanaestrada) em


Vitória - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Resuminho do primeiro dia em Vitória - moqueca de almoço, Projeto Tamar com vista legal para o Convento da Penha e da Terceira Ponte, abertura do evento com apresentação de congo e hamburgueria!


Na sexta-feira, seguimos para o centro histórico de Santa Leopoldina, com direito a visitar o Monumento ao Imigrante e o Museu do Colono recém reaberto após reforma. Fomos então almoçar e conhecer o Parque Cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira em si é linda e grande, mas achei a trilha íngreme demais! Depois, foi a vez do Eco Parque Cachoeira Moxafongo, de acesso um pouco mais fácil. Seguimos para conhecer a Pousada Suíça, onde o grupo todo ficou hospedado. Ainda experimentamos as pizzas do Restaurante L´Incontro.


Santa Leopoldina - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Leopoldina - Monumento ao Imigrante e a cidade vista lá do alto! Museu do Colono e a rua principal da cidadezinha, as 2 cachoeiras que falei acima, a Pousada Suíça e a pizza que mais gostei daquela noite: filé mignon, gorgonzola e pimenta biquinho!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required












No sábado, passamos rapidamente por Santa Maria de Jetibá antes de visitar a Cantina Mattielo. Seguimos para a casa mais histórica de Santa Teresa, a Casa Lambert. No Circuito Caravaggio, almoçamos no Villaggio Zamprogno, curtimos o visual da Rampa de Voo Livre, experimentamos espumantes na Casa dos Espumantes e licores na Casa Dei Liquori. Teve ainda um lanchinho na novíssima Santa Sfiha.


Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa - cantina, licores, espumantes, esfiha, História, etc

Mudamos de pousadas (eu fiquei na Pousada Sítio Canaã) e para o jantar, o grupo foi dividido em 2. Eu experimentei o nhoque de abóbora para o festival gastronômico (o Santa Teresa Gourmet) no Taberna Lounge. Não aguentamos esperar o cover do Bon Jovi no Pub Toca da Rota, mas bem que todas as blogueiras queriam ver o show...



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Acordamos cedo mais uma vez no domingo para visitar a Galeria Cultural e o Museu da Cultura e Imigração Italiana. Depois, fomos ao Museu de Biologia Professor Mello Leitão.






Eu e metade do grupo seguimos para o almoço no 
Fabrício Bar e Restaurante. Saindo de Santa Teresa, ainda paramos na Claid´s Biscoitos e no Laticínio Lorena.


Santa Teresa - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Teresa - ES

Santa Teresa - Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Santa Teresa - ES

De domingo para segunda, eu e mais algumas meninas ainda ficamos em Vila Velha, mas não conseguimos aproveitar porque além do cansaço, choveu horrores naquela segunda de manhã e as 2 cidades estavam alagadas em vários pontos. A visita guiada pela fábrica da Garoto foi cancelada e só dei uma rápida volta pela Praia do Canto entre 2 chuvas. Nessa última noite, dormi no Champagnat Praia Hotel - leia aqui a resenha completa deste hotel e outras dicas de onde se hospedar em Vila Velha.


Ufa, foi um encontro fantástico e adorei rever diversos blogueiros e conhecer mais uma galera! Vimos muita coisa legal em pouco tempo, então recomendo fazer um roteiro com mais calma pela região de Santa Leopoldina e Santa Teresa! Aos poucos, posts mais detalhados sobre o encontro vão aparecer aqui no blog!

Roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha e região dos imigrantes no Espírito Santo - Pocando no ES 4
Alguns presentinhos do Pocando que trouxe pra casa! O bolo de rolo foi devorado lá em Vitória mesmo e não chegou em casa para a foto rs.

As refeições, hospedagens e passeios listados neste post foram cortesias para os blogueiros do encontro (alguns tivemos descontos e outros que não estavam na programação oficial, pagamos 100%), mas as opiniões neste blog são independentes.

2 comentários:

  1. Aeee, foi demais esse encontro! Conhecer uma pessoa tão bacana como vc tb foi mto especial. Espero que a gente ainda se encontre mais vezes por esse mundão. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei te conhecer e estou ainda mais louca para ir pra Recife agora!!! Bora agitar esse encontro!!!

      Excluir