quinta-feira, 5 de abril de 2018

Praça da Liberdade e os museus do Circuito Liberdade em Belo Horizonte!

Fui muito para Belo Horizonte na minha adolescência e época da faculdade, mas foi só depois disso que a Praça da Liberdade foi revitalizada com o surgimento de diversos museus e centros culturais em todo seu redor. Quando voltei para a cidade para o encontro de blogueiros Blogtecando em 2016, consegui também tirar mais fotos ali e finalmente visitar 2 dos principais museus que conto hoje aqui: o CCBB e o Memorial Minas Vale!


Praça da Liberdade e os museus do Circuito da Liberdade em Belo Horizonte!
Na esquerda e na direita o famoso Edifício Niemeyer. No centro, o Palácio da Liberdade (antiga sede do governo estadual) - veja como o palácio é lindo por dentro no blog Mineiros na Estrada, mas ele está temporariamente fechado para visitação. As inúmeras palmeiras se destacam nas fotos da praça também.


Praça da Liberdade e os museus do Circuito da Liberdade em Belo Horizonte!
Alguns dos palacetes lindos ao redor da praça que viram museus e instituições culturais.


Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Blogueiros reunidos na Praça da Liberdade. Foto: Vícios de Viagem


Uma foto publicada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em



Veja todas as dicas de Belo Horizonte aqui no blog!




Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Belo Horizonte!


Praça da Liberdade e Circuito Cultural Liberdade


A Praça da Liberdade foi construída em um dos pontos mais altos da cidade no fim do século XIX para se tornar a sede do governo mineiro. Belo Horizonte foi um cidade planejada então tudo foi construído do zero. Além dos palacetes ao redor da praça, o paisagismo da mesma com diversas palmeiras enormes, chafariz, flores, bancos e coreto é muito bonito. Em 2010, a sede do governo foi transferida para a Cidade Administrativa e os palacetes foram aos poucos se transformando em museus e centros culturais. A praça está cheia de ipês que ficam lindos na época que florescem (+/- maio/junho) e dizem que a decoração natalina é bem legal. O conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (IEPHA).


Praça da Liberdade e os museus do Circuito da Liberdade em Belo Horizonte!
Mapinha da área do site Circuito Cultural Liberdade (não sei se está super atualizado)






Praça da Liberdade, Belo Horizonte

Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Até o farol/sinal/sinaleiro ali é especial!

Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Adoro esses coretos!


Para ler mais sobre todos os espaços (e BH em geral também) recomendo os blogs Mineiros na Estrada e Viaggiando. Aqui tem mais informações sobre a história do Circuito e aqui até uma linha do tempo.




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Eu acabei visitando somente os 2 espaços mais conhecidos e todos os outros ficaram na listinha de pendência para quando voltar! Falo sobre eles abaixo - para horários de funcionamento e outras informações práticas, cliquem no nome da atração para ser direcionado ao site oficial.

CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil



Existem outros CCBBs bem legais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas só visitei de verdade o de BH (passada rápida para fotos por fora não conta!). Abriga principalmente mostras temporárias então com certeza vocês verão coisas diferentes do que eu vi.


CCBB, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
O prédio maravilhoso inaugurado em 1930 é um dos maiores da praça.

CCBB, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Só essa escadaria principal já valeria a visita, mas para melhorar tudo, a entrada é gratuita!


CCBB, Praça da Liberdade, Belo Horizonte

CCBB, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Exposições que estavam rolando em 2016.


Veja aqui dicas de onde beber e se divertir em BH!


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook



Memorial Minas Vale

Antes dessa visita a BH, li muito sobre todos os museus/centros do circuito que estavam abertos até então e esse foi o que mais fiquei com vontade de conhecer porque me pareceu o mais interessante. No antigo prédio da Secretaria da Fazenda de 1897, "a alma e as tradições de Minas são contadas de forma interativa e contemporânea" (segundo o site oficial). A entrada é gratuita e mesmo se não houvessem exposições nenhumas, só o prédio em si, já valeria a pena. Mas o local é um prato cheio para quem quer conhecer mais desse pedacinho encantador do Brasil que é Minas Gerais e quem já curte MG, vai sair ainda mais apaixonado!


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Alguns detalhes da fachada, do piso e a escadaria


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Escadaria


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Escadaria principal e lustre


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Algumas das exposições - adorei esse mapa gigante de Minas! Os paletós são da Sala Carlos Drummond de Andrade


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
A árvore fica na Sala Guimarães Rosa


Tem uma sala que não tirei foto (até tirei, mas ficaram escuras e horríveis) sobre arte rupestre em Minas! Só em 2015 que fui descobrir que existe arte rupestre por lá (no meu caso, vi em São João del Rei).


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Um pouco sobre a cultua religiosa e tradições do estado (região do Vale do Jequitinhonha)


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Nessa sala (Panteão da Política Mineira), podemos sentar para aprender e entender tudo sobre a Inconfidência Mineira - imperdível para os esquecidos ou para o pessoal que ainda está na escola! São diversos vídeos da turma do Tiradentes contando tuuudo sobre o assunto em cerca de meia hora.



Sabia que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras consideradas "Cidades Criativas" pela UNESCO?



Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Sala "Fazenda Mineira" com diversos objetos típicos de fazendas no interior mineiro! Quem tem parentes em áreas mais rurais de Minas ou passou infância no interior paulista também se identifica muito com todos esses objetos!


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Como já falei por aqui, ADORO maquetes e miniaturas e me apaixonei por essa sala com a representação de como seriam as cidades históricas de Minas! Impossível não pensar em Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e todas as cidades da Estrada Real!


Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Fofo demais!

Memorial Minas Vale, Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Nas 2 últimas fotos, a sala onde escutamos sobre a história de Belo Horizonte, com direito a várias lendas sobre a fundação da cidade - interessante DEMAIS!


AMEI demais o Memorial Minas Vale - não percam!

Em outra viagem para BH em 2018, conheci o Museu MIneiro, Museu das Minas e dos Metais - MM Gerdau e o Espaço do Conhecimento ali na região da Praça da Liberdade.


Procurando dicas sobre onde ficar em Belo Horizonte? Já dei várias dicas de hospedagem em BH aqui no blog: um dos melhores hostels do Brasil (Adrena Sport Hostel), um hotel muito bem localizado (Hotel Promenade Toscanini) e dicas gerais sobre a cidade aqui!


Onde comer nas redondezas da Praça da Liberdade



Falando sobre Minas, claro que as dicas gastronômicas são infinitas, mas destaco a sorveteria Alessa, a Pão de queijaria, o Café com Letras e a Doces de Portugal - falei sobre todos esses lugares e mais alguns nos arredores da praça da Liberdade e mais além neste post aqui. O Café com Letras tem uma filial no CCBB da praça, mas os outros estão a distâncias caminháveis dali. O Mercado Central de Belo Horizonte não fica na praça, mas também dá para ir a pé até lá (e vale a pena demais!).


Pão de Queijaria, Belo Horizonte
A sensacional Pão de Queijaria não fica longe da Praça da Liberdade!

Café com Letras, Belo Horizonte
O Café com Letras mais conhecido fica na Savassi, mas tem uma filial no CCBB da Praça da Liberdade




Para se locomover em Belo Horizonte, a melhor opção é de Uber.





Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Campinas, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!


E aí pessoal, alguém visitou mais algum dos centros culturais ou museus do Circuito da Liberdade? Quais vocês me indicam para a próxima vez?



Blogtecando em Belo Horizonte



Blogtecando 2016 - encontro de blogueiros de viagem em Belo Horizonte

Sobre o encontro de blogueiros


#EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria BackerA Pão de QueijariaBar do Antônio Pé de CanaAlmanaque ChoperiaMuu Espetos222 BarRestaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.


Blogs participantes



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.