segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dicas de viagem para fãs da Escócia, de Outlander, da Rainha Mary e de Reign!

Depois do meu post sobre o Ashford Castle na Irlanda que foi cenário em Reign, ninguém mais tem dúvidas que curti bastante essa série. Eu nunca tinha ligado muito para a história da Rainha Mary (também chamada de Queen Mary, Queen of Scotts) e apesar da história na série não ser exatamente a história real (tem que ter mais romance na telinha né?), fui começando a gostar dela e me interessar mais pela Escócia.

Até então a minha maior ligação com o país do whisky tinha sido o meu estágio lá nos Estados Unidos (o hotel é um famoso destino de golfe nos EUA e foi inspirado na Escócia, porque foi lá que inventaram o esporte! Meu uniforme era um kilt - cliquem no link anterior para ter uma ideia de como seria! Leiam tudo sobre esse intercâmbio aqui).

Dicas de viagem para fãs da Escócia, de Outlander, da Rainha Mary e de Reign!


Este post contém spoleirs de Outlander e Reign!

Logo que acabei de ver todos os episódios atrasados de Reign, emendei em outra série histórica sobre a Escócia - Outlander! Enquanto Reign teve pouquíssimos episódios que se passavam na Escócia mesmo (a maioria era na França), Outlander é quase que só Escócia - mesmo quando os escoceses saem da Escócia, o sotaque, os costumes, as roupas continuam. Na mesma época, uma das blogueiras que mais curto acompanhar e que é louca por Escócia estava fazendo sua milésima viagem pelo país e eu fiquei babando com as fotos do Instagram da Bruna (do blog Contando as Horas)! Resultado? Estou acompanhando a 3a temporada de Outlander (novembro/2017) esperando ansiosamente pelo próximo episódio (e Reign foi cancelada!) enquanto não planejo de verdade a minha viagem para lá.



Dicas sobre viagem para a Escócia


No meio de 2017, a Bruna também começou um outro Instagram específico sobre a Escócia com 2 outras blogueiras brasileiras que moram lá (a Bruna mora no Brasil), que está lindo demais! É o IG Hello Escocia! As outras 2 blogueiras que eu acabei conhecendo através da Bruna são a Anelise do blog Vida na Escócia e a Taty do blog Vivendo em Edimburgo. Neste link, estão as dezenas - talvez centenas - de posts sobre a Escócia no Contando as Horas e adivinhem? A Bruna vai de novo para lá ainda em 2017!

Recomendo demais todos esses blogs e instagrams acima para quem está planejando uma viagem para a Escócia (ou até quiser dicas sobre morar lá também). Pesquisando sobre viagem para a Escócia em português no Google hoje em dia, é impossível não cair em algum post do Contando as Horas por sinal.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Cenários de Outlander na Escócia


Sinopse do seriado para quem ainda não viu: "A inglesa Claire Randall, enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, viaja com seu marido Frank à Escócia para uma reaproximação após anos separados pela guerra. Entretanto, Claire acaba que por meio de alguma magia voltando 200 anos no tempo e descobre-se sozinha no ano 1743 pouco após a chegada, durante os levantes jacobitas. Nesse ambiente, ela conhece o jovem guerreiro escocês Jamie Fraser e Jonathan Randall, antepassado de Frank e capitão inglês." (wikipedia)


Como visitar os cenários de Outlander na Escócia - posters de todas as temporadas
Posters de divulgação das 3 temporadas, na ordem

O seriado conta com figurino fantástico, sotaque lindo (e difícil) escocês, muita história (real - fui pesquisar entre um episódio e outro e não acreditava quando descobri que a Batalha de Culloden aconteceu!), trilha sonora de arrepiar (o que é aquela música de abertura? 2o vídeo aqui embaixo), casal principal legal e cenários maravilhosos - claro que eu ia gostar!





Recentemente, a Bruna publicou um super post no Contando as Horas com os locais de gravação da 1a temporada de Outlander na Escócia e ela já visitou muita coisa!

O Doune Castle foi o Leoch Castle! Foto: Bruna Bartolamei, Contando as Horas

O castelo acima era o castelo do clã McKenzie e tem um post só para ele aqui. Já o de baixo, foi a casa da família do Jamie, chamada de Lallybroch (imaginem um "r" super puxado aí no meio!).

O Midhop Castle foi Lallybroch! Foto: Bruna Bartolamei, Contando as Horas

Blackness Castle (Fort William) - cenário de Outlander
Muito legal esse formato de navio! Blackness Castle em Fort William que foi uma prisão na série (cenas terríveis!). Foto: Dr. John Wells. CC BY 3.0

Uma publicação compartilhada por Hello Escocia (@helloescocia) em


A Bruna escreveu também sobre o vilarejo de Culross (Cranesmuir em Outlander) e no Vida na Escócia tem outro post sobre o local. No post da Bruna ainda tem diversas outras locações da primeira temporada de Outlander (e que se repetem depois em outras temporadas!), mas já vou cobrar para ela fazer das próximas temporadas também rs (spoiler da 2a temporada nas 2 fotos abaixo). Outro post para completar a listinha de cenários de Outlander é esse do Sassenachs BR 

Uma publicação compartilhada por Hello Escocia (@helloescocia) em


Há cerca de 30 minutos de Inverness fica o campo de Culloden, onde ocorreu a famosa batalha de Culloden em 16 de abril de 1746, entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas. Com a derrota, a causa jacobita foi aniquilada e a constituição dos clans e o uso do tartan foram proibidos por mais de 100 anos. A batalha de Culloden foi também a última batalha terrestre a acontecer na Grã-Bretanha. Além das agências de turismo, é possível ir de ônibus de Inverness até Culloden Moor. As linhas 5, 410 e S5 partem do centro de Inverness e passam por Culloden, em uma viagem que leva 28 minutos e custava, da última vez que vi, entre 2 e 4 libras. 📍Culloden Moor, Escócia . #️⃣ Use a #helloescocia para ter sua foto publicada aqui! . 📷 @taty_perry . #escocia #scotland #escocia2017 #vidanaescocia #vivendonaescocia #visitscotland #vamosparaescocia #igscotland #scotlandlover #igscotland #scotspirit #scotlandsbeauty #scotlandtrip #scotlandlife #lovescotland #thisisscotland #scotexplore #historicscotland #bbcscotland #culloden
Uma publicação compartilhada por Hello Escocia (@helloescocia) em


Claro que já tem uma empresa que faz diversos tours baseados na série de livros e série de TV! No Vida na Escócia tem um post muito legal sobre círculos de pedras e viagens no tempo. No Contando as Horas também tem muitas dicas sobre Inverness e as Highlands para ir entrando no clima e tem esse post aqui explicando tudo sobre os clãs, tartans e kilts!

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required














Reign e Rainha Mary na Escócia


Já falei um pouco sobre Reign lá no post sobre o Ashford Castle e apesar de retratar a vida da Rainha Mary da Escócia, até a 3a temporada a ação se concentra na França e somente na 4a temporada passa para a Escócia. Muitas cenas foram gravadas na verdade na Irlanda e até no Canadá, mas de qualquer jeito, a vida da Mary, Queen of Scots teve muitos episódios na Escócia e muitos dos lugares pelos quais ela passou na vida real podem ser visitados hoje. Atenção: não confundam essa rainha Mary da Escócia de Reign com a Rainha Mary da Inglaterra (irmã da Rainha Elizabeth I), vista ainda jovem na série The Tudors! Elas eram primas e não a mesma pessoa.

Reign e Rainha Mary na Escócia


Já estou louca para ler o livro "Coluna de Fogo" do Ken Follet, que retrata a época do reinado da Rainha Elizabeth na Inglaterra e consequentemente vai acabar falando um pouca da Rainha Mary! No vídeo abaixo, ele fala um pouco sobre essa rivalidade enquanto visita o Castelo de Edimburgo, que foi lar da Rainha Mary por um tempo. O filho dela que se tornou rei James VI da Escócia e I da Inglaterra inclusive nasceu aqui. Leia mais sobre o castelo no post do Contando as Horas.




Reign e Rainha Mary na Escócia - Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo. Foto: Derek Harper CC BY 2.0

A Rainha Mary nasceu no Palácio de Linlithgow (leia o post sobre 1 dia em Linlithgow no Contando as Horas), viveu por um tempo na França (parte de sua vida mais retratada em Reign) e depois voltou para a Escócia.

Reign e Rainha Mary na Escócia - Palácio de Linlithgow
Palácio de Linlithgow - Foto: AlistairMcMillan - CC BY 3.0

Ela casou com Lord Darnley (2o casamento) e morou no Palácio de Holyroodhouse (cliquem no link anterior para ler todas as dicas lá no Contando as Horas). Neste post em inglês tem uma listinha de 5 coisas relacionadas à Rainha Mary para serem visitadas nos dias de hoje na capital escocesa. Por conta de toda a disputa com a Rainha Elizabeth, ela foi presa primeiramente no Castelo de Lochleven, que aparece no vídeo abaixo.



Depois de fugir, foi capturada e transferida diversas vezes, passando por muitos castelos e casas imponentes por todo o interior da Grã-Bretanha e também um tempo na Torre de Londres (que visitei e mostrei aqui).

Reign e Rainha Mary na Escócia (e Londres) - Torre de Londres


Nunca tendo conseguido chegar ao trono inglês, Mary morreu decapitada no Fotheringhay Castle, que hoje já não existe mais. Originalmente enterrada na Catedral de Peterborough, seu corpo foi transferido mais tarde para a Abadia de Westminster, que visitei em 2010 e também já mostrei aqui no blog.

Reign e Rainha Mary na Escócia (e Londres) - Abadia de Westminster

Reign e Rainha Mary na Escócia (e Londres)- Abadia de Westminster


Vídeo com legenda abaixo! Quero ver alguém não gostar da Escócia depois de um discurso desses! rs




Ufa! Deu um trabalhão fazer esse post, mas agora já posso planejar minha viagem para a Escócia (e minha volta a Londres)! Leiam aqui todos os posts no blog sobre diversas locações de filmes e seriados pelo mundo!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

3 comentários:

  1. Achei Reign muito pra adolescentes (que figurino é aquele?), mas assisti até o fim da primeira temporada. Estou na primeira de Outlander e gostando mais. Já viu Young Victoria? É um longa bem legal sobre a rainha Vitória ainda jovem, coroação e casamento. Deve ser muito legal ter ido à Escócia e ver os lugares nas séries...
    Parabéns pelo post - e por contar a verdadeira historia de Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é um figurino antigo/moderno rs Eu gostei até pq eles misturavam peças copiadas de quadros antigos e peças de estilistas atuais. Conforme a Mary vai amadurecendo, as tramas das outras temporadas vão melhorando rs. Se for o que to pensando com a Emily Blunt, já vi esse filme sim (e estou vendo um seriado sobre a Vitoria tb que está no meio da 2a temporada). Nossa, nem me fale, quero muuuito conhecer tudo isso! bjs!

      Excluir
  2. Escóciaaa!!! :D

    Esse post ficou ótimo! Obrigada por citar (milhares de vezes) meu bloguinho e o @helloescocia.

    Adorei esse video da musica de abertura com a letra da musica, não tinha achado nenhum ainda!

    Quando você for pra lá, não esquece de me convidar! hahaha :D

    ResponderExcluir