domingo, 27 de agosto de 2017

Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto

Depois de fazer o meu top 5 de prédios em Nova York, resolvi fazer também o top 5 de igrejas para visitar em Ouro Preto! Pesquisando em vários sites pela internet, não consegui nem chegar a uma conclusão de quantas igrejas existem na cidade, que já foi uma das mais importantes do Brasil. Achei diversos números entre 10 e 13 igrejas grandes e mais 20 ou 30 igrejas pequenas e capelas!

Já estive na cidade acho que 3 vezes (um bate-volta saindo de Belo Horizonte, um feriado de 4 dias com amigos e uma semana passeando pela Estrada Real com meus pais) e todos os posts da região estão neste post índice. Já contei sobre os meus dois dias inteiros passeando somente pela histórica Ouro Preto aqui e aqui e garanto que tem bastante coisa para ver na cidade além de igrejas (aliás, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO)! A ordem está mais ou menos da que eu acho menos interessante para a que eu acho mais interessante, mas gosto é pessoal. Tem um mapinha lá no fim do post com todas elas para facilitar a sua visita!

Ouro Preto - Museu da Inconfidência,  Praça Tiradentes
Esse é o Museu da Inconfidência no prédio que já foi a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica só para dizer que Ouro Preto tem muita coisa para visitar além das igrejas lindas! Foto: Danielodist - wikipedia. CC BY-SA 4.0

Igreja São Francisco de Paula


Essa igreja não é das mais famosas e nem tão central como algumas outras deste post. Nós chegamos pela frente dela caminhando, como mostrei aqui neste post, mas o caminho por trás é bem mais fácil e possível de ser feito de carro. O que chama mais a atenção dela é que ela fica em um lugar alto e você vê essa igreja de vários outros pontos da cidade e todo mundo fica atraído por ela! Ela foi a última igreja erguida no período colonial na cidade (construção entre 1804 e 1898). Contei sobre ela aquiVeja aqui os horários de funcionamento. Dá para ver um pedacinho da cidade lá de cima. Entrada gratuita. 

Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja São Francisco de Paula
Foto: Kayo Scrocaro Hisatomi - wikipedia - CC BY-SA 3.0


Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Essa estava fechada bem na hora que passei em frente e não conheci por dentro, mas o formato dela já garante o lugar nessa lista - muito curioso! A construção foi iniciada em 1785 em substituição a uma capela que existia no local. Veja aqui os horários de funcionamento e leia mais sobre sua construção e trabalho artístico na wikipedia. Entrada gratuita.



Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foto: Juliana Bruder - wikipedia - CC BY-SA 4.0

Igreja Nossa Senhora do Carmo


A Igreja do Carmo fica pertinho da Praça Tiradentes, principal praça de Ouro Preto, cheia de restaurantes, lojinhas e atrações. A construção iniciou-se em 1756 e você pode ler mais informações sobre essa igreja na wikipedia. Ali do lado fica o Museu do Oratório (clique aqui para ver preços e horários de funcionamento). Acabamos não visitando porque já estávamos cansados de arte sacra e ainda teríamos mais pela frente naquela viagem. Leia sobre o Museu do Oratório no blog Viagens Inesquecíveis. Aqui está o relato de quando visitei a igreja e aqui os horários de funcionamento. Entrada paga.

Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora do Carmo
Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0

Matriz Nossa Senhora do Pilar


Esse é o nome popular dela, mas outro nome também pode ser Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar. Fica um pouquinho mais longe dos pontos turísticos, mas vale super a pena ir até lá (nós fomos andando até). Ela foi construída a partir de 1696 e ampliada em 1712. A paróquia do Pilar era a mais rica e populosa da época que Ouro Preto ainda era Vila Rica e é uma das mais ricas igrejas em ouro (vejam o vídeo abaixo para terem uma ideia). Contei aqui sobre quando estive nessa igreja. A wikipedia traz mias detalhes sobre a construção e história dessa igrejana sacristia está o Museu de Arte SacraVejam horários de funcionamento. Entrada paga. 

Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Matriz Nossa Senhora do Pilar
As fotos dela ficam todas meio esquisitas por causa dessa casa que fica parcialmente na frente da igreja. Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0




Igreja São Francisco de Assis


Essa igreja barroca com elementos de rococó é simplesmente MARAVILHOSA! Definitivamente, a número 1 na minha lista (e na lista da maioria das pessoas que vão para Ouro Preto). É uma das igrejas mais famosas do Brasil e o projeto da fachada é de Aleijadinho. A pintura no teto é de Mestre Ataíde, o mais reconhecido pintor colonial brasileiro. Se você só tiver tempo para uma igreja em Ouro Preto, essa é a melhor opção. Localização super central, muito perto da Praça Tiradentes. Leia mais sobre essa igreja na wikipedia. É uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa pelo mundo. Veja os horários de funcionamento aqui. Entrada paga. A feirinha de artesanato na frente da igreja é bem legalzinha. Contei sobre a minha visita neste post e até dou a dica de um dos melhores restaurantes de Ouro Preto com a melhor vista de todas!

Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja São Francisco de Assis
Foto da esquerda (de ladinho para vocês verem como é interessante):  Adam Jones - wikipedia - CC BY-SA 3.0. Na direita: Nossa Senhora cercada de anjos músicos, de Mestre Ataíde. Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY 3.0

Menção Honrosa: Igreja Nossa Senhora da Conceição - fechada


Essa daqui é muito importante também, mas no momento está fechada para restauração então só podemos observar por fora (se não tiver tapumes, né?) e por isso coloquei como menção honrosa porque sabe-se lá quando vai reabrir. O projeto e execução foi de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho e a construção aconteceu entre 1727 e 1746 - os 2 estão enterrados nesta igreja. Aqui está o relato de quando visitei. No anexo, está o Museu Aleijadinho. Acompanhe esta página para saber quando a igreja reabrir. Leia mais sobre ela na wikipedia.


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora da Conceição
Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0. Aqui tem uma foto mais atual dela, com uma parte da restauração já terminada.


As marcadas em roxo são as top 5 visitáveis no momento e a em vermelho, está fechada no momento (mas tiraria alguma dessa lista se estivesse aberta).




Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - MG
Foto: Sarah and Ian - wikipedia - CC BY 2.0
Só de fazer esse post já me bateu uma vontade imensa de voltar para esse cantinho fantástico de Minas! Ai que saudades!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário