domingo, 30 de outubro de 2016

Mais de 20 atrações e atividades grátis em Frankfurt

Um dos posts que mais gostei de fazer aqui no blog foi esse com dicas de mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlim então resolvi escrever o post de hoje com dicas grátis em Frankfurt! A cidade tem menos atrações grátis (mas também tem menos atrações no total), mas já é coisa suficiente para fazer em uns 2 dias!


1) Praça Römerberg e Igreja Alte Nikolaikirche


A principal atração de Frankfurt sem dúvida nenhuma é essa praça - uma das praças mais lindas do mundo!!! Claro que a maior parte das construções são reconstruções pós-guerra, mas são bem fiéis e é impossível não ficar impressionado com a beleza! A igreja da praça - Alte Nikolaikirche - não é a principal da cidade (próximo item), mas a entrada é grátis. Falo bastante da praça e região neste post.

Römerberg - Frankfurt

Römer- Frankfurt


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

8 cidades alemãs que já foram capitais

Essa semana compartilhei na fanpage do blog (aliás, você já está seguindo né?) um artigo em inglês sobre 7 cidades alemãs que já foram capitais (sendo que já conheci 4 delas e já escrevi aqui no blog), mas depois parei para pensar e lembrei de mais uma que ficou faltando na lista! Então resolvi fazer esse post sobre 8 cidades alemãs que já foram capitais! Berlim não consta na lista porque é a capital hoje, mas já são dezenas de posts aqui no blog sobre a atual capital alemã!

Porta Nigra, Catedral de Mainz, Grünes Zitadelle e Catedral de Colônia - Alemanha
4 das cidades que falo neste post - só por essas construções marcantes já dá para adivinhar algumas delas?




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A Rua do Porto em Piracicaba-SP

Este post faz parte da blogagem coletiva "Viagens Gastronômicas". Veja a lista completa dos blogs participantes ao final do post.

Morando em Campinas por tantos anos, é surpreendente que até poucas semanas atrás eu ainda não conhecesse a famosa Rua do Porto de Piracicaba! Fui almoçar lá com alguns amigos da faculdade e é um passeio totalmente viável para bate-volta saindo de Campinas!

Leia aqui todos os posts de Campinas no blog! 

Rio Piracicaba, Piracicaba-SP
O Rio Piracicaba visto da Rua do Porto

Rua do Porto e o Rio Piracicaba, Piracicaba-SP

Veja aqui todos os posts do blog sobre o interior de São Paulo!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Onde ficar em Verona? Vale a pena comprar o Verona Card?

Depois do post com as 2 atrações principais de Verona e um roteiro para um ou dois dias na cidade, o post de hoje tem mais dicas práticas, por exemplo onde se hospedar na cidade do Romeu e da Julieta (caso você não faça somente um bate-volta) e se o Verona Card vale mesmo a pena ou não!

Veja aqui todos os posts de Verona no blog!


Piazza delle Erbe, Verona
A Piazza delle Erbe (foto acima e abaixo) juntamente com a Piazza Brà são os pontos mais movimentados da cidade.

Piazza delle Erbe, Verona

Como já contei no post sobre hospedagem em Padova, estava com uma dúvida cruel se ficaria em Verona e faria bate-volta para Padova ou ficaria em Padova e faria bate-volta para Verona. Naquele ponto do roteiro, teria 3 dias para as 2 cidades e qualquer uma delas, seria corrido conhecer em somente um dia. Pesquisei horrores no Booking, mas não fiquei 100% feliz com nenhuma das opções em Verona e esse foi um grande motivo para escolher Padova no fim das contas. A estação de trem é longe do centro histórico e a ida no 1o dia e volta no último dia com malas seria complicada, considerando que todo centro histórico europeu tem restrições com carros. Ficar perto da estação poderia facilitar essa questão, além do dia do bate-volta, mas geralmente o charme em ficar nessas cidades é estar no meio de onde tudo acontece - e onde as lojas, restaurantes e movimento estão - justamente no centro histórico!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Onde comer em Padova (Itália)?

Mais um post sobre Padova aqui no blog! Dessa vez, as dicas gastronômicas! Coloquei os restaurantes aqui no post na ordem que comemos e acho que os melhores foram os 2 últimos. A última dica inclusive, concorrendo ao primeiro lugar dos restaurantes da viagem de mais de 20 dias pelo norte da Itália! Apesar do cardápio um pouco mais complicado do que nas outras cidades da viagem, Padova teve em geral várias descobertas gastronômicas bem legais!

Ristorante Trattoria Al Bersagliere


Chegamos na cidade, fizemos check-in e fomos dar uma volta, já de olho nos restaurantes para o almoço. Tentamos uma indicação da Ana do blog ItaliAna (que tem muitas dicas de Padova) na praça Prato della Vale, mas o lugar estava cheio, a gente não tinha reserva e estávamos com fome! Voltando para a basílica, achamos esse restaurante bonitinho sem querer.

Gostamos do ambiente com várias famílias comendo lá em um sábado, sem cara de restaurante turístico. A comida era boa e o atendimento também. Conseguimos a última mesa vazia e o restaurante ficou o tempo todo cheio. Preço condizente com o que oferece, mas levamos um susto com o italiano do cardápio, mais difícil de entender do que em todas as outras cidades que já havíamos passado nessa viagem. Vejam as reviews no TripAdvisor.

Onde comer em Padova - Ristorante Trattoria Al Bersagliere
O meu prato foi esse da esquerda embaixo e custou 10 euros - uma espécie de penne gigante com molho de tomate. O de cima à direita é o "bigoli al sugo d´anitra".

domingo, 2 de outubro de 2016

Escola Preparatória de Cadetes do Exército - uma das 7 Maravilhas de Campinas

Todo mundo que já passou por Campinas ou conhece algum campineiro, já ouviu falar alguma coisa sobre a famosa escola de cadetes instalada em um prédio enorme e curiosamente cor de rosa. Apesar de já morar em Campinas por muito tempo, até recentemente eu não conhecia o local!

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) - Campinas
Wikipedia - CC BY-SA 3.0


A Secretaria de Turismo da cidade está organizando alguns passeios semanalmente praticamente grátis (o custo é a doação de 1 kg de alimento não perecível) e aproveitei um domingo de sol em setembro para fazer um desses passeios e finalmente conhecer a Escola de Cadetes!

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) - Campinas
O maravilhoso lustre remanescente do Teatro Carlos Gomes só é visitado ao final do passeio, mas é um dos principais motivos que me fez querer conhecer a Escola de Cadetes. Não tem uma pessoa que viveu até a década de 60 em Campinas que não comenta sobre esse lustre!

Segundo a wikipedia, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) ... é uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação do oficial combatente do Exército. Leia mais sobre a história da escola, que surgiu em Porto Alegre e já passou por São Paulo, aqui.

Já conhece todas as Sete Maravilhas de Campinas? Leia sobre elas neste post do blog


Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) - Campinas