terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Como visitar a Cappella degli Scrovegni ou a capela do Giotto em Padova (Itália)? Vale a pena comprar o Padova Card?

Quando eu estava na 8a série (entregando a idade!), aconteceu um terremoto terrível na Itália, que matou algumas pessoas e abalou várias construções históricas e atrações turísticas na região de Assis - inclusive a Basílica de São Francisco de Assis. Minha professora de História daquele ano era louca pelas obras de Giotto e lembro perfeitamente da preocupação dela com o que teria acontecido com os trabalhos dele na cidade, já que naquela época a internet ainda engatinhava e as notícias não chegavam tão rápido assim.

Alguns dias depois, ela preparou uma aula especial temática sobre Giotto e suas obras e foi aí que através de um slide, eu conheci e me apaixonei pela Cappella degli Scrovegni em Padova! Os afrescos de Giotto na cidade foram declarados patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2021, juntamente com outros afrescos lindíssimos!


Cappella degli Scrovegni, Padova
Como não me apaixonar?


Só é possível visitar a capela com horário marcado (comprando o ingresso online) e os grupos de excursões tomam conta! São somente 25 pessoas a cada intervalo de 15 minutos - que passam voando! Deixei para comprar na semana anterior à viagem (e Padova era a última cidade antes de Veneza) e quase não conseguimos horário, mas no fim deu tudo certo! No mapa abaixo, marquei a estação de trem de Padova, as atrações que falo neste post - a capela e outras atrações anexas e a Basílica de Santo Antônio de Pádua, que é o motivo que leva a maior parte das pessoas para a cidade.


Veja aqui todos os posts de Padova no blog
Europa no verão: 10 dicas essenciais






Como visitar a Cappelle degle Scrovegni, a famosa capela pintada por Giotto em Padova



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Como comprar o ticket para a Cappella degli Scrovegni 


Entre no site oficial para comprar tickets da Cappella degli Scrovegni e você será direcionado para comprar pelo Viva Ticket, a mesma empresa que vende Santa Ceia em Milão. Não tivemos problema com cartão brasileiro e recebemos poucos minutos depois no email informado. Leve o email impresso! O passo a passo está mais ou menos abaixo nos prints da tela!

Como visitar a Cappella Scrovegni em Padova
É só clicar em "Book Now" no site oficial, escolher um dos 3 ingressos (o de cima é de 3a a domingo, o do meio é ingresso para 2a feira e o de baixo é para o horário noturno, quando a visita é um pouco diferente - eu fui de dia).

Como visitar a Cappella Scrovegni em Padova
E escolher o dia e horário! Cliquei aí em cima de 18h45 e dos 25 lugares, alguns já foram vendidos então é bom não deixar para última hora. Em maio quando fui, o calendário tinha muito menos datas e horários disponíveis! Para o print escolhi um dia aleatório em dezembro.

Como visitar a Cappella Scrovegni em Padova
Ou você pode fazer o que eu recomendo mais! Comprar o Padova Card (vou explicar mais abaixo) e aí no site do ingresso para a capela, você clica por exemplo na primeira opção acima (que foi o que eu comprei), "Padova Card 48h + Scrovegni 1 adulto".


Vale a pena comprar o Padova Card? Como é o transporte público em Padova


Eu acho que sim porque só a entrada para essa capela já é 13 euros (14 com reserva online) e o Padova Card de 48h por exemplo custa 18 euros. Além disso, o Padova Card te proporciona transporte pela cidade, entrada no Palazzo della Raggione lindo, Caffè Pedrocchi (Museo del Risorgimento), Batistério e desconto no Orto Botanico e várias outras atrações de Padova e da região inteira! Mais informações sobre todas as atrações de Padova em um futuro post.


Padova Card e outros tickets
Quando retiramos nossos cartões na escritório de turismo da estação era cedo ainda, tipo 10 ou 11h, mas a mulher carimbou o cartão com a data do dia e anotou o horário para começar a valer. Como íamos de táxi para o hotel com as malas, almoçar e só depois começar os passeios, pedimos para ela colocar o início às 13h.

Aqui está a lista completa do que o Padova Card inclui. Você pode comprar em vários hotéis da cidade também e retirar nos 2 postos de informações turísticas (um escondido perto do Caffè Pedrocchi e outro dentro da estação de trem, que foi o que eu usei) ou no ticket office do Museu Eremitani.



* Comprando o ticket da capela, o museu está incluso, mas se eu não quisesse visitar a capela, acabaria não visitando o museu. Coloquei o valor do ticket mais o valor da reserva do horário para a capela.
** Para entrar no Caffè Pedrocchi é grátis. O museu pago fica no 2o andar. Existem outros museus sobre o mesmo assunto em várias cidades da Itália, mas escolhemos visitar um só na viagem inteira, justamente o de Padova por questão de tempo na cidade;
*** Existe um carnê de 10 viagens (12 euros), mas no nosso caso seria um exagero. Usamos o tram 3 vezes e por isso o valor de 3 passagens na coluna do preço regular. Existem também tarifas para família e para períodos semanais, mensais, etc. 

Estávamos muito cansados depois de visitar a Cappella degli Scrovegni e aproveitamos que o transporte público estava incluso no cartão para voltar de lá até o hotel de tram (tem uma parada ali perto do Museu Eremitani, atravessando a rua). Aí no dia seguinte, usamos o tram de novo para ir até a estação de trem para passar o dia em Verona. Voltando de Verona nossos Padova Cards já haviam expirado e compramos um bilhete de tram avulso em uma tabacaria dentro da estação de trem. Pegamos o tram na parada "Stazione FS" na frente da estação e voltamos até o hotel de tram (parada "Santo") porque já estávamos cansados e famintos.  Para consultar linhas de ônibus e tram (que tem uma linha só e é bem fácil e útil para os turistas porque ela sai da estação, passa ao lado da Cappella degli Scrovegni, atravessa o centro histórico da cidade e depois para bem perto da Basílica de Santo Antônio), consulte este site.

Se não tiver conseguindo ingresso de jeito nenhum, recomendo o tour abaixo, que inclui o ticket da Cappella degli Scrovegni!




Veja aqui uma super dica de hospedagem em Padova, pertinho da Basílica do Santo!

Visitando a Capela do Giotto - Cappella degli Scrovegni


Encaminhe-se para a entrada/loja do Museu Eremitani (mais abaixo) e deixe suas coisas no guarda-volume obrigatório mas grátis, ali. A loja tem muita coisa legal e ao lado, tem uma cafeteria que o pessoal fica esperando o horário certo para visitar a capela. Tem que chegar com antecedência!!!! Pelo menos 5 minutos antes do horário para entrar na sala de espera fora da capela. E lembre-se que sempre tem fila e movimento para trocar o ingresso na bilheteria, guardar suas coisas no guarda-volume etc.

A sala de espera é climatizada e ali podemos assistir um videozinho com explicações sobre a capela. Não é permitido atraso algum porque a porta dessa sala fecha e só abre novamente 15 minutos mais tarde, ou seja, atrasou, tem que comprar outro ingresso - isso se você der sorte de ainda estar sobrando horário. Depois de 15 minutos na sala climatizada, o grupo de 25 pessoas pode finalmente entrar na capela e o tempo lá dentro é de 15 minutos também! Durante alguns períodos do ano, o tempo é de 20 minutos. Ou seja, a visita total, demora de 30 a 35 minutos.

É proibido entrar com comida, bebida, sacolas, bolsas, animais, tripés e correlatos. Pode tirar foto sem flash.

Cappella degli Scrovegni, Padova
Vista por fora

O Giotto que eu falei lá em cima era um dos principais pintores italianos nos séculos XIII e XIV, introduziu a perspectiva na pintura e foi considerado como pai do Renascimento. Ele era o elo entre a pintura renascentista e a pintura medieval/bizantina. Leia mais sobre ele na wikipedia.

Cappella degli Scrovegni, Padova

A capela encomendada pela família Scrovegni (taí a explicação do nome meio estranho para nós brasileiros) foi dedicada à Santa Maria della Carità em 1303 e os afrescos de Giotto ficaram prontos em 1305, retratando a vida da virgem Maria e celebrando seu papel na salvação humana. A capela era ligada ao palácio da família, que já não existe mais. Eles tinham uma entrada lateral exclusiva, mas uma parte dela era reservada para o uso da população.

Cappella degli Scrovegni, Padova

Não vou me aprofundar aqui em cada detalhe e em cada pintura porque nem entendo disso né? Achei esse post do Notícias da Bota bem completo e essa reportagem que recomendo a leitura. Vejam também esse post do Itália per amore e esse no Viagem na Itália. A wikipedia conta com uma lista dos afrescos e descrições.

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova

Com certeza essa capela foi o ponto alto das 3 noites em Padova e estaria no top 5 das melhores coisas que vi/fiz na Itália nessa viagem! Há alguns anos que a Itália tenta que a Cappella degli Scrovegni (juntamente com outros sítios em Padova) se tornem patrimônio mundial pela UNESCO, mas até agora sem sucesso. Abra os olhos aí UNESCO!



Giardini dell´Arena e Arena Romana


Antes mesmo de visitar a capela, demos uma volta no jardim.

Giardini dell´Arena e Arena Romana, Padova
Não entramos na Arena porque estava tendo um evento pago. Demos a volta no jardim porque chegamos pelo lado errado e achamos que a entrada da capela fosse por outro lugar, mas é só ir direto no Museu Eremitani que a entrada da capela é pela lojinha do museu!

Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!

Museu Eremitani


Como o nosso horário na capela era só no final do dia, fomos mais cedo para a região para podermos visitar esse museu que já estava pago. É interessante e muito maior do que eu pensava, mas não teria visitado se não estivesse com tempo sobrando antes da visita à capela ou se tivesse que pagar mais um ingresso à parte. Não tinha mais horário cedo para a capela então para não prender a programação do dia, acabamos marcando o último horário do dia e como era longe do hotel, a gente tinha que ficar enrolando lá.

Chiesa degli Eremitani, Padova
Chiesa degli Eremitani por fora - não sei porque acabamos não entrando.

Museu Eremitani, Padova

Museu Eremitani, Padova

São muitas esculturas, peças religiosas, mosaicos lindos, quadros e mais nesse museu. Acabamos ficando ali umas 2h.

Museu Eremitani, Padova

Museu Eremitani, Padova

Museu Eremitani, Padova

Museu Eremitani, Padova



E você pensa que são só essas as atrações de Padova? Tem muito mais coisa pela frente!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Até hoje eu escuto por ter deixado para comprar o ingresso da capela na última hora. O problema é que eu não consegui comprar.
    Agora entendo porque os ingressos esgotam-se rapidamente. É realmente linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, é lindo demais! Já tem motivo pra voltar pra Padova!

      Excluir
  2. Passaram tantos anos (mais de 10) desde a minha única visita à Capela, mas de repente lendo esse post deu uma baita vontade de voltar. Realmente ela é de uma beleza única. A única coisa é que anos atrás a gente conseguia ver no mesmo dia, porque nem lembro de saber que existia ingresso antecipado. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Gostaria de fazer uma pergunta acerca do padova card. Comprou o cartão pelo site e depois foi levantar no dia em que chegou na estação de comboios , no posto de turismo? Teve de apresentar algum papel com o comprovativo da compra? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, compramos pela internet e levamos o email de confirmação impresso para mostrar no escritório de turismo da estação.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.