domingo, 30 de outubro de 2016

Mais de 20 atrações e atividades grátis em Frankfurt

ATUALIZADO EM 12/07/2022

Um dos posts que mais gostei de fazer aqui no blog foi esse com dicas de mais de 100 atrações e atividades grátis em Berlim então resolvi escrever o post de hoje com dicas grátis em Frankfurt! A cidade tem menos atrações grátis (mas também tem menos atrações no total), mas já é coisa suficiente para fazer em uns 2 dias! Claro que tem mapinha no final do post com tudo que foi citado!


1) Praça Römerberg e Igreja Alte Nikolaikirche


A principal atração de Frankfurt sem dúvida nenhuma é essa praça - uma das praças mais lindas do mundo!!! Claro que a maior parte das construções são reconstruções pós-guerra, mas são bem fiéis e é impossível não ficar impressionado com a beleza! A igreja da praça - Alte Nikolaikirche - não é a principal da cidade (próximo item), mas a entrada é grátis. Falo bastante da praça e região neste post.




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





2) Dom/Catedral


A catedral de Frankfurt é linda por dentro e por fora! Grátis para visitar a igreja, mas para subir nessa torre aí e ter uma ótima vista da cidade, tem que pagar.


Catedral de Frankfurt




3) DomRömer Projekt


Alguns quarteirões entre a praça Römerberg e a catedral foram reconstruídos como eram antes da Segunda Guerra - quando estudei na cidade, tudo estava um grande canteiro de obras, mas quando voltei em 2019, consegui ver um pouquinho de como ficou. Falei mais sobre esse projeto neste post!


DomRömer Projekt - Frankfurt
As fotos desta montagem pertencem à DomRömer GmbH.


DomRömer Projekt - Frankfurt

DomRömer Projekt - Frankfurt

DomRömer Projekt - Frankfurt









4) Kleinmarkhalle


Passear pelo mercado que falei neste post é grátis, mas acho difícil você não comer (e gastar) nada por ali!

Kleinmarkhalle, Frankfurt

Kleinmarkhalle, Frankfurt





5) Casa do Goethe por fora


A casa de Goethe já virou um museu (pago e recomendadíssimo), mas já que está bem perto do burburinho turístico, eu tiraria pelo menos uma foto do lado de fora!

Goethehaus, Frankfurt


6) Eiserner Steg


Recomendo um passeio na beira do rio Meno (Main em alemão) e aí aproveite para atravessar a ponte mais famosa da cidade, a Eiserner Steg!


Eiserner Steg, Frankfurt


7) Museumsufer


Do lado oposto do rio Meno (Main em alemão), fica uma sequência incrível de museus (pagos), mas só passear e tirar fotos ali na margem do rio já é lindo demais! Todo mês de agosto, a cidade organiza o Museumuferfest ou Museum Embankment Festival - "Festival da Margem dos Museus", que acontece na margem do rio. Além disso, todo museu sempre tem algum dia ou horário grátis! Vale conferir o site oficial do museu que você está interessado em visitar para mais informações sobre isso!

8) Participar de algum festival ou evento na cidade


Frankfurt é cheia de eventos maravilhosos! Além disso, o Mercado de Natal de Frankfurt é um dos maiores e mais conhecidos da Alemanha, que é a terra dos mercados de Natal - um mais lindo do que o outro! Leia sobre o Mercado de Natal de Frankfurt no blog Viajoteca




9) Paulskirche


Essa igreja bem perto da Römerberg não é uma igreja tradicional hoje, pois ali fica um memorial sobre o parlamento alemão. Passe também na fofa Liebfrauenkirche ali perto.


Paulskirche, Frankfurt


10) Tirar foto do símbolo gigante do euro


Em uma área cheia de arranha-céus, a paradinha na Willy-Brandt-Platz para tirar a foto do famoso símbolo do euro grandão (na frente do prédio Eurotower) é bem rápida.

símbolo do euro em Frankfurt
Dá pra ter uma noção do tamanho observando as pessoas sentadas no banco ali na esquerda da foto!


11) Passear na Hauptwache


Uma das regiões mais movimentadas da cidade é a praça nos arredores da Hauptwache (antiga casa de guarda e que hoje abriga um restaurante). Ali do ladinho também está mais um igreja interessante, a St. Katharinen Kirche.


St. Katharinen Kirche e a Hauptwache, Frankfurt


12) Escheimer Turm


Na época medieval, Frankfurt era cercada por uma muralha que já não existe mais. Mas ainda restaram algumas torres de observação, como a Escheimer Turm (hoje um restaurante), bem pertinho da área turística central.


Escheimer Tor, Frankfurt
Escheimer Turm nas 2 primeiras fotos e a igreja e a Hauptwache que falei acima na direita


13) Andar na rua Zeil e observar o movimento


A rua Zeil é o centro de compras em Frankfurt e está sempre com um bom movimento de pessoas. Mesmo que você não vá comprar, vale dar um passeio na rua e observar entre outras coisas, o curioso prédio do shopping MyZeil, com esse furo na parede!!!

Shopping MyZeil, Frankfurt


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





14) Subir na loja Galeria Kaufhof para ter vista panorâmica de Frankfurt


Na rua Zeil, é possível subir no último andar da loja Galeria Kaufhof e ter uma vista aérea legal da cidade! Aqui no blog já tem esse post com 3 dicas para ter vistas panorâmicas de Frankfurt, 2 pagas (as melhores) e essas grátis, que não é a melhor, mas quebra o galho!


Frankfurt vista da Galeria Kaufhof
Frankfurt vista da Galeria Kaufhof - perto da hora do almoço. Tentei tirar foto à noite aqui, mas a varanda estava sempre fechada.


15) Konstablerwache


Hoje uma grande praça com construções modernas, essa praça tem toda um importância histórica (o nome significa "casa de guarda constante"), uma importante estação de metrô e um grande movimento de pessoas, devido à concentração de lojas na região. Fica no começo (ou fim?) da Zeil, do lado oposto à Hauptwache. Leia mais sobre a praça em inglês na wikipedia.


16) Opernplatz e ruas adjacentes


A praça onde está o prédio da antiga ópera vale uma parada rápida para fotos. Aqui perto estão as ruas de compras chiques da cidade - a Goethestraße e a Freßgass (onde também se encontram alguns restaurantes mais arrumadinhos).


Alte Oper na Opernplatz, Frankfurt
Alte Oper vista da Main Tower e vista da Opernplatz


17) Park Taunusanlage

Um parque/grande área verde na região da ópera e dos prédios modernos. Acompanha as ruas Gallusanlage e Taunusanlage mais ou menos da Willy-Brandt-Platz (onde tem o símbolo do euro) até a Opernplatz acima. Veja aqui um panorama da área. Tem uma escultura/memorial de Schiller mais ou menos onde termina a Gallusanlage e começa a Taunusanlage.

18) Börsenplatz e Börse


Na "praça da bolsa" ficam 2 esculturas interessantes que lembram o famoso touro de Nova York. É possível fazer um tour grátis pela bolsa de valores de Frankfurt (em inglês ou alemão), uma das mais importantes do mundo. 


Börsenplatz, Frankfurt

Bolsa de Valores de Frankfurt


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











19) Roßmarkt e Goetheplatz


São praças na região central de Frankfurt, onde ficam as esculturas-memoriais de Goethe e Gutenberg (leia mais sobre o último no post sobre Mainz - cidadezinha ali perto). Leia sobre o museu de Goethe em Frankfurt neste post (pago).

Não muito longe dali fica a linda Kaiserplatz, cujo destaque é o imponente Hotel Steingenberger Frankfurter Hof (abaixo), um dos hotéis mais chiques da cidade - sorry por esse furgão atrapalhando a foto!

20) Hauptbahnhof (Estação Principal de Trens)


Não deixe de observar essa linda estação de trem pelo lado de fora!!! Eu passei diversas vezes aqui no subsolo, mas ainda bem que um belo dia, resolvi sair para ver como a estação era por fora! Uma das mais impressionantes que vi na Alemanha!


Frankfurt Hauptbahnhof (Estação Principal de Trens)


21) Bockheimer Warte


Na região da estação de metrô mais inusitada que já vi na vida (foto abaixo), fica uma torre de vigia antiga e algumas esculturas de dinossauros fazendo propaganda do Seckenberg Museum - Museu de História Natural (pago). De todos dessa lista, é o menos central, 3 estações de metrô para o noroeste, saindo da Hauptwache.


estação Bockheimer Warte, Frankfurt
entrada/saída da estação de metrô Bockheimer Warte

22) Memorial Neuer Börneplatz


O memorial para a comunidade judaica da cidade de Frankfurt, dizimada por conta da Segunda Guerra Mundial foi inaugurado em 1996. Ao lado do antigo cemitério judaico da Battonstrasse, tem uma praça no local da antiga sinagoga com várias placas mostrando as mudanças de nome do local ao longo dos tempos. No muro do cemitério colocaram quase 12 mil placas em memória de judeus assassinados no holocausto.


Memorial Neuer Börneplatz em Frankfurt
Foto da esquerda: Dietmar Rabich/CC BY SA 4.0. Foto da direita: Eva K./GFDL 1.2





23) Garten des Himmlischen Friedens


Um jardim chinês perto do centro da cidade, mas não visitei. Vejam como é no vídeo abaixo:



24) Sachsenhausen


O bairro do outro lado do Rio Meno é uma ótima dica de passeio, com prédios conservados e clima mais familiar ali nas proximidades da Schweizer Straße. Se você for ali para o lado do "Brückenviertel"/rua Paradiesgasse, acha também várias construções antigas bonitinhas e um clima mais baladeiro e jovem. Já contei sobre o bairro Sachsenhausen em um post exclusivo, com dicas de onde comer e onde sair na região.

Sachsenhausen, Frankfurt

O que ver e fazer de graça em Frankfurt

Frankfurt grátis no mapa




Onde ficar em Frankfurt


Se estiver procurando hospedagem barata em Frankfurt, veja este post no blog com a minha indicação - onde passei 3 semanas em 2014! Para todos os hotéis em Frankfurt, veja essa lista do Booking. Reservando o seu hotel pelos links e banners do blog, você paga exatamente o mesmo preço de reservar diretamente no site, mas ajuda o blog a se manter! Obrigada!







E aí, se convenceu a ficar um tempinho a mais em Frankfurt além da conexão? Tem mais alguma dica grátis em Frankfurt? É só deixar nos comentários que todo mundo agradece!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Oi Fernanda, muito legal este post para mostrar que Frankfurt tem sim muita coisa legal para se ver. Só fui à cidade uma vez, mas foi uma tarde. Preciso voltar urgente... beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu iria me acabar no Kleinmarkhalle. Gente, visitar mercado é tudo de bom. Tanta iguaria que encontramos, né?! Amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro mercados tb! (e nessa última viagem pra Barcelona e Valência super aproveitei!)

      Excluir
  3. Não conheci Frankfurt, mas pelo jeito tem muita coisa legal para fazer.
    Quem sabe em uma próxima promoção a gente não desembarca por ai.

    Parabéns pelo post,
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o ideal! Comprar voo pra lá e depois continuar a viagem de trem ou carro!

      Excluir
  4. Difícil é fazer um roteiro com tudo o que eu quero visitar na Alemanha!
    Ótimas dicas... uma hora volto aqui para pegá-las! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo! Todo dia surge uma coisa legal pra fazer e só vai complicando a nossa vida rs.

      Excluir
  5. Ai, um suspiro de saudade da Alemanha! Esse post está providencial. Favoritando. Abração

    ResponderExcluir
  6. Quanta coisa interessante para fazer em Frankfurt, hein? Não conheço ainda, mas está no roteiro para quando voltarmos à Alemanha.
    Adorei a Praça Römerberg. Ela é lindinha!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.