quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Os melhores passeios de um dia saindo de Berlim!

Já são mais de 70 posts sobre Berlim aqui no blog, a maioria sobre a cidade mesmo, mas vários sobre cidades relativamente próximas para você fazer um passeio de um dia saindo da capital alemã. Berlim com certeza tem atrações mais do que o suficiente para uma vida inteira (tô falando sério), mas sempre é legal dar uma escapadinha e conhecer alguma outra cidade linda e única! Os passeios aqui neste post não estão na minha ordem de preferência, mas sim mais ou menos na ordem de preferência do que a maioria dos turistas faz.


Passeios de um dia saindo de Berlim
Em sentido horário: Dresden, Hildesheim, Magdeburg e Potsdam - na foto só tem 4 cidades, mas tem muitas outras abaixo!



Em roxo estão os bate-voltas mais comuns (consegui fazer todos),  em amarelo são os destinos menos óbvios para bate-voltas, mas que também conheci e em vermelho, são outras sugestões menos óbvias também, mas que não conheci ainda!





Este post sobre o transporte de trem e ônibus na Alemanha com certeza ajudará todos os passeios citados aqui! Para consultas de preços e horários de trem, utilize o site da Deutsche Bahn. Para quem adora dirigir, alugar carro sempre é uma opção também, apesar de bem menos prático levando em conta os centros históricos de algumas cidades.




Pode ser muito mais barato viajar de ônibus pela Alemanha, mas trem é mais confortável e os horários costumam ser melhores. De qualquer jeito, antes de decidir, pesquise as rotas e preços!









1) Potsdam

Logística: Fácil

Beleza: Liiiinda

O mais fácil logisticamente falando. É tranquilo chegar nessa outra cidade completamente conectada ao sistema de transporte da capital. Mas um dia é muito pouco para quem quer conhecer além do famoso Palácio Sanssouci. Se você não se programar bem, vai ficar faltando tempo! Então siga as dicas do meu post exclusivo sobre Potsdam para você conseguir aproveitar melhor do que eu!



Palácio Sanssouci, Potsdam
Palácio Sanssouci

Neue Palais, Potsdam
Neue Palais



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





2) Sachsenhausen


Logística: Médio
Beleza: Não é um local bonito, mas emocionante e um belo de um aprendizado

Um campo de concentração imperdível para quem curte História e acho que uma visita essencial pelo menos uma vez na vida! Veja aqui como é a visita e também dicas de livros (e filmes) para se preparar.


Sachsenhausen, Berlim

Sachsenhausen, Berlim
Como não lembrar do filme "O menino do pijama listrado"? :(


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook



3) Dresden


Logística: Fácil
Beleza: Liiiinda

A cidade que renasceu das cinzas é linda demais! Achei um dia só pouco, então prefira ficar mais tempo, mas se só tiver um dia mesmo, conheça mesmo assim e não se arrependerá! Leia sobre o meu dia em Dresden e sobre uma atração de cair o queixo na cidade!

Frauenkirche, Dresden
Frauenkirche reconstruída após a guerra


Fürstenzug, Dresden
Fürstenzug


Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!


4) Leipzig


Logística: Fácil
Beleza: Média

Importante na música, na história da Alemanha e no mundo acadêmico, Leipzig é menos atraente do que Dresden, mas também muito interessante. Também curti um dia pela cidade (apesar da chuva).


Leipzig, Alemanha

5) Hamburgo


Logística: Fácil, mas trajeto demorado e barato ou rápido e caro
Beleza: Média (mas não recomendo no inverno)

Nessa última viagem, estive em Hamburgo pela segunda vez e confesso que a cidade ainda não me conquistou. Por isso mesmo não recomendo a visita no outono/inverno ou até mesmo começo de primavera. Mas muitos amigos meus e vários blogueiros morrem de amores pela cidade, que tem atrações para bem mais de um dia! Veja aqui como foi a minha segunda visita corrida a Hamburgo!



Rathaus, Hamburgo
prédio linda da Rathaus

Speicherstadt, Hamburgo
Speicherstadt ("cidade dos armazéns"), declarada patrimônio da UNESCO



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











6) Spandau


Logística: fácil
Beleza: média

Uma fortaleza medieval em plena Berlim! Aliás, em uma espécie de distrito da cidade, mas totalmente conectada ao transporte público da cidade. A citadela com certeza foi uma visita surpreendente!


Spandau Zitadelle, Berlim

Spandau Zitadelle, Berlim
foto da vista aérea no ingresso


7) Hildesheim


Logística: Fácil
Beleza: Bem bonitinha

Provavelmente a cidade mais desconhecida para os brasileiros entre as que conheci nessa viagem para a Alemanha! O centrinho é lindo, cheio de casas enxaimel e ainda conta com 2 igrejas patrimônio da UNESCO! Vejam aqui o roteiro para um dia na cidade das rosas!


Hildesheim, Alemanha

Hildesheim, Alemanha



8) Quedlinburg (e região do Harz em geral)


Logística: Média (demorada)
Beleza: Liiiinda

Cidadezinha apaixonante!!!! Com centenas de casas em estilo enxaimel, um charme total! Também declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO! Leiam aqui o meu roteiro para um dia em Quedlinburg e mais sobre a logística (e outras cidades) da região do Harz (que é um pouquinho mais difícil de circular do que os outros lugares deste post). É mais fácil conhecer a região se estiver hospedado em Magdeburg (próxima cidade).


Quedlinburg, Alemanha

Quedlinburg, Alemanha

9) Magdeburg


Logística: Fácil
Beleza: Média

Eu passei um fim de semana em Magdeburg quando estava "me mudando" de Frankfurt para Berlim, mas é possível conhecê-la em um dia, pois é bem pertinho de Berlim. Vejam o que fazer em Magdeburg aqui e este outro post exclusivo sobre o passeio de barco mais nerd de todos os tempos!


Grünes Zitadelle, Magdeburg, Alemanha
Grünes Zitadelle em Magdeburg


Wasserbrücke em Magdeburg, Alemanha
passeio de barco pela Wasserbrücke em Magdeburg


Agora as que eu ainda não conheço!

10) Hanover


Essa foi a que eu mais me arrependi de não ter conhecido, mas tenho certeza que vou em breve!!! Vejam o relato da Aline no blog Sundaycooks.




11) Schwerin


Com um castelo maravilhoso, fiquei com vontade de conhecer, mas como tenho outras cidades para conhecer nessa região, deixei para depois! Possível conhecer saindo de Berlim, mas mais perto de Hamburgo.




12) Görlitz


Achei a cidade interessante pelo que li, mas não tinha mais tempo mesmo para conhecê-la rs. Ela foi cenário do filme "Grande Hotel Budapeste". O trem é um pouco mais demorado para chegar aqui, mas sei que é possível fazer em um dia porque essa era uma das excursões oferecidas na escola de alemão onde estudei.

13) Frankfurt (Oder)


Essa outra Frankfurt menos famosa, fica às margens do rio Oder, então tome muito cuidado para não comprar a passagem errada para a sede econômica da Alemanha, Frankfurt (Main). O pessoal do Canal Alemanizando mostrou nesse vídeo abaixo um pouco sobre a cidadezinha!






E você já foi para Berlim? Que passeios de um dia acabou fazendo? Sugere mais algum? Pode deixar nos comentários que isso vai acabar ajudando os próximos leitores!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

22 comentários:

  1. Entro diariamente em seu blog, sempre acompanho as postagens!
    Parabens pelo trabalho.
    Estou indo no fim do mês para a Europa, vou passar por Berlin, Nurnberg e Munique.
    Muitas dicas de berlin peguei no seu Blog.

    Abraço

    Thiago Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Thiago! Adorei saber disso! Algum dúvida específica? Ainda tenho posts no rascunho hehehe. Boa viagem!

      Excluir
    2. Fernanda, na vdd já tirei bastante dúvida no Blog!
      Preciso apenas de uma opinião, reservei o IBIS próximo a Alexanderplatz, é um bom local para ficar?

      Valeu, e parabéns mais um vez!

      Excluir
    3. Ainda não terminei o post da Alexanderplatz... :( Tem 2 ibis perto da Alexanderplatz - o Styles e o Budget, o Styles é mais perto e mais caro em geral. Em termos de transporte, Alexanderplatz é uma super localização pq na estação dali passam várias linhas de metrô, ônibus e tram. Mas sinceramente eu achei deserta à noite - e meio esquisita. De dia, é lotada de turistas e locais, mas à noite não e não tem tanta opção assim de restaurantes/lanchonetes/bares por perto - dentro da estação tem algumas lanchonetes bem simples e só. Além da torre de TV, de ponto turístico, o mais perto é o Nikolaiviertel - http://www.taindopraonde.com.br/2016/08/nikolaiviertel-bairro-historico-berlim-nikolaikirche.html e a Ilha dos Museus - http://www.taindopraonde.com.br/2016/03/blogagem-coletiva-museum-week-2016-ilha-museus-berlim-alemanha-museumsinsel.html. Muita gente fica por ali (tipo 95% dos blogueiros que vc lê na internet rs), mas eu não fiquei e quando voltar, não vou procurar hotel por ali não sinceramente.

      Excluir
  2. Fer, eu babo nas suas postagens sobre a Alemanha.
    Eu amei Berlim, mas ficamos muito pouco tempo por lá e não conseguimos fazer nenhum desses bate volta. Apenas conhecemos Dresden, já saindo da região, para continuar nosso roteiro pelo país
    Preciso voltar urgentemente.
    beijos,
    Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo!!! Eu fiquei bastante tempo e ainda preciso voltar, então sempre acha que todo mundo tem que voltar tb!

      Excluir
  3. Não sabia que tinham tantas opções de bate e volta saindo de Berlim! Desses, só conheço Potsdam (que é uma gracinha).
    Adorei as dicas e já estou de olho em alguns desses destinos, principalmente Quedlinburg ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei poucas horas em Quedlinburg, mas foi o suficiente para me apaixonar! Quero voltar e conhecer outras cidadezinhas daquela região!

      Excluir
  4. Adorei suas dicas! Essencial para quem vai para a Alemanha, descobrir locais próximos a Berlim que podem ser visitados em um dia. Não deixaria fora de meu roteiro Sachsenhausen.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanto lugar legal pra conhecer. Existem cidades que nunca tinha ouvido falar! Adorei o post, tá demais!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Pra favoritar e usar na próxima viagem a Berlim. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Estarei em Berlim novamente em Janeiro!! Vou ler todas as suas postagens sobre a cidade!! :)
    Obrigada pela indicação!!
    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber! E eu vou babar pelas suas fotos nas redes sociais hehehe

      Excluir
  8. Já quero fazer todos esses bate-volta. Bem, alguns já fiz, mas quero voltar.. hahaha...
    O que me anima que em 3 semanas estarei na minha cidade do <3 novamente.
    Beijokas =)

    ResponderExcluir
  9. Fê, seu blog é realmente uma fonte infindável de ótimas informações sobre Berlim. Espero poder usar todas no próximo verão. Beijocas, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não vejo a hora de voltar pra lá pq ainda ficaram muuitas coisas de fora do meu roteiro!!!

      Excluir
  10. oi Fernanda, estou me programando para fazer de carro saindo de Berlim- cidades vizinha dormindo pelo caminho....qual roteiro vc sugeria 4dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De carro, se vc curtir arquitetura enxaimel e cidadezinhas pequenas e calmas, recomendo a região do Harz (Quedlinburg e outras cidades). Se preferir cidades não tão pequenas e cheias de atrações, Dresden e Leipzig (mas aí tem que procurar hotel com estacionamento e o carro ficaria parado enquanto vc conhece as cidades.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.