sexta-feira, 15 de julho de 2016

Como ir do aeroporto de Linate para o centro de Milão?

ATUALIZAÇÃO 12/01/2024 A maioria dos brasileiros chega em Milão pelo aeroporto principal, o Malpensa ou até mesmo pela estação de trem Milano Centrale (enorme, por sinal!), mas no meu caso, cheguei pelo aeroporto de Linate - menor e mais próximo do centro, depois de uma conexão em Paris.


Como ir do aeroporto de Linate para o centro de Milão?


mapa de Milão com aeroportos e estações de trem
Mapa de Milão como os aeroportos e estações de trem da cidade. Fonte



Leia aqui todos os posts sobre Milão no blog!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Europa no verão: 10 dicas essenciais



Como ir do aeroporto de Linate para Milão


A maneira mais conveniente para chegar a Milão que encontrei em 2016 foi o ônibus Airport Bus Express, que vai até a estação Milano Centrale, onde você pode pegar outro ônibus, metrô ou táxi para seu destino. Em 2022, foi inaugurada a nova linha do metrô Linha M4 ou azul, que chega até Linate! Se sua hospedagem for nessa linha de metrô ou você que tiver que fazer somente uma troca, com certeza ele vai ser vantajoso. Se você tiver que fazer muitas trocas, aí fica trabalhoso demais.


Compre o ticket no saguão enquanto espera as malas aparecerem na esteira.


Como ir do aeroporto de Linate até o centro de Milão?
O ônibus é bem baratinho e tranquilo. Ida 5,00 euros e ida+ volta 9,00 euros (íamos embora de Milão de trem então só compramos o trajeto de ida). Não dá para ver os horários nesta tabela, mas são muitos - os ônibus saem de meia em meia hora, das 7h45 às 22h45. Vejam todos os horários aqui - é possível comprar online. Preços de julho/2016.



Ainda não sabe onde vai se hospedar em Milão? Veja aqui as nossas dicas!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






O aeroporto é pequeno e saindo pela porta principal, o ônibus estará bem em frente como mostra a foto abaixo (que eu tirei praticamente da porta do aeroporto).


Como ir do aeroporto de Linate até o centro de Milão?


Dicas sobre atrações em Milão: Como visitar a Última Ceia de Leonardo da Vincitudo sobre o Castelo Sforzesco e Teatro alla Scala! E aqui um post geral do que fiz em um dia em Milão e dicas extras!

Aliás, se depois da estação Centrale você for seguir de metrô pela linha verde, pode até descer na única parada intermediária do ônibus na estação Lambrate, evitando a confusão da Milano Centrale e um pouco de trânsito chegando na cidade. Pena que só descobri isso depois, pois eu seguiria pela linha verde do metrô. O trajeto levou aproximadamente 30 minutos e pegamos um pouquinho de trânsito chegando na estação.


Leiam aqui sobre o dia que embarquei no avião errado, 10 dicas para passar o tempo no avião (especialmente voos longos) e também 10 erros ou furadas para evitar ao comprar uma passagem aérea!


Chegando na Milano Centrale, ele para ao lado da estação e já estará pertinho de pontos de ônibus, táxis e alguns hotéis. Ali do lado também param os ônibus de/para o aeroporto Orio al Serio, em Bérgamo - cidade vizinha que recebe muitos voos low-costs. Mais informações sobre esse ônibus também no site do Airport Bus Express.


Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Várias dicas gastronômicas em Milão!




Alternativas para o trajeto aeroporto Linate - centro de Milão


Outro jeito de fazer esse trajeto seria o ônibus urbano linha 73, mas essa opção demora mais, é menos confortável e mais complicada com malas. Esse ônibus vai até a estação Piazza San Babila (pertinho do Duomo) da linha vermelha e pode ser uma boa opção para quem está hospedado perto do Duomo ou em alguma estação da linha vermelha. Custa hoje (julho/2016) só 1,50 euro, mas como o Airport Bus Express não é tão caro assim e eu estaria hospedada em uma estação da linha verde, achei que compensou pagar um pouquinho mais e economizar tempo das férias.

Claro que sempre existe a opção de táxi (por volta de 45 euros até o centro de acordo com o blog Milão nas Mãos) ou transfer (mandei email para o hotel perguntando o preço e me informaram 60,00 euros em 2016).

Onde ficar em Milão?


Neste post aqui, contei sobre o hotel que ficamos no bairro de Brera - que eu considerei o melhor bairro para se hospedar em termos de localização, transporte, opções para jantar nas proximidades etc.  Além do Hotel Carlyle Brera onde nos hospedamos, outra opção que gostei ali pertinho com notas e comentários bons na internet é o Hotel Ritter. Mais perto da estação Garibaldi, estão os interessantes UNA Hotel Tocq e AC Hotel Milano (da Marriot) um dos que eu mais considerei além do Carlyle. Entre Garibaldi e Repubblica, NH Milano Grand Hotel Verdi e Best Western Madison HotelSe eu voltar a Milão, esses hotéis acima vão ser os que vou pesquisar preços primeiramente.


Outras dicas de hospedagem em Milão


Claro que existem muitas outras regiões interessantes para se hospedar em Milão, porque nem todo mundo tem as mesmas prioridades, gostos, vontades e condições. Vou dar aqui algumas dicas de amigos e também hotéis que chegaram até o final do meu "processo de seleção" rs antes da viagem. Só considerei hotéis com notas muito boas no Booking. Um vizinho bastante viajado e exigente ficou no Hotel Tiziano Park & Vita Parcour perto da Fiera Milano, que é um pouco mais fora do centro, mas ainda perto do movimento, com estação de metrô e muitos restaurantes por perto e super aprovou!

Perto do Parco Sempione e do Castelo Sforzesco, tem o UNA Hotel Cusani e com decoração bem diferentona o Style Hotel. Perto do Duomo, gostei do Hotel Spadari Al Duomo e mais para o sul do Duomo, The Square Milano Duomo. Já perto do Quadrilatero della Moda, tem o caríssimo Grand Hotel et de Milan - sonho! Entre o Quadrilatero della Moda e o Giardini Pubblici Indro Montanelli, ou seja, no meio do caminho entre a Estação Central e o Duomo, me interessei pelo Hotel Cavour, o NH Milano Touring e o Hotel Manin.

Muita gente fica perto da estação central, mas eu não gostei do que li sobre a região, não gostei de muitas ruas que vi pelo Google Street View e por ali não tinha nenhum dos restaurantes recomendados onde queríamos comer, então Brera foi a escolha óbvia, mesmo não sendo a opção mais econômica. Para quem precisa ficar pertinho da Estação Central (Milano Centrale), mais ou menos na ordem do mais próximo para o menos próximo, achei os seguintes hotéis interessantes: Best Western Atlantic HotelWindsor Hotel MilanoHotel MichelangeloHotel Berna, Best Western Plus Hotel Felice CasatiHotel Marconi e o basicão Ibis Milano Centro Mais para os lados da Corso Buenos Aires (rua de compras), tem ainda o Starhotel Ritz (da mesma rede do hotel de Turim que foi aprovado), o Hotel Teco e o Worldhotel Cristoforo Colombo.

Vale a pena economizar no hotel e ficar mais longe do centro? Eu acredito que não porque você já está gastando demais com a viagem para perder mais de hora em transporte público indo e voltando! Imagina o tanto de coisa linda que você poderia ver nessas horas perdidas ou coisas gostosas que poderia comer, lojinhas interessantes que poderia conhecer ou até curtir a cidade sem pressa etc. Isso sem contar que o gasto com transporte aumenta!

Reserve o seu hotel pelos banners e links do Booking aqui no blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog! Obrigada!















Como ir do aeroporto de Linate para o centro de Milão?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

61 comentários:

  1. Muito obrigado por essas informações!é simplesmente o meu caso..... ajudou em muito!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo post! Era exatamente essa informação que eu estava procurando!

    ResponderExcluir
  3. eu vou pra italia em maio e meu destino é verona, porem as passagens aereas direto pra verona sao muito caras, vc acha que se eu comprar pra Milao, consigo ir de trem ate verona depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, consegue. Só preste atenção com o horário que vai chegar em Milão e o horário do trem para Verona (o melhor para evitar perder o trem em caso de atraso no avião seria dormir uma noite em Milão na chegada). Eu comprei diversas passagens no site da Trenitalia em maio passado (http://www.trenitalia.com/), mas existe esse outro site que uma amiga que mora em Roma me disse que tem utilizado bastante pra pesquisar e comprar passagens lá: https://www.trainline.it/.

      Excluir
    2. O trem para Florença também sai da Estação Central, certo?

      Excluir
  4. Para quem for se hospedar proximo ao Duomo, chegando na Estação Centrale de Onibus posso me dirigir à estação centrale de metrô e pegar a linha amarela? É tranquilo andar com malas da estaçao de onibus para a de metro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Centrale é enorme e sempre bastante movimentada então aconselho que leve pouca bagagem, mas dá sim. Quando cheguei lá, esse ônibus parou na lateral da estação Centrale, entramos e fomos seguindo placas para o metrô. As entradas do metrô ficavam na parte da frente da Centrale, quase como se estivéssemos saindo da estação já.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog! Para quem chega no aeroporto de linate e vai se hospedar em são siro, qual a linha de metro a partir da estação central ou a M5 como está no site do hotel idea?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho melhor você confirmar direto com o hotel porque eles sabem as melhores opções para chegar e sair de lá.

      Excluir
  6. Muito bom cidadã !!
    Vou em abril e esta dúvida já não tenho mais.
    Tudo de bom para vc e sua família.
    Ab

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma conexão de 7 horas em Linate, compensaria pegar esse ônibus ou a linha 73 para ir até o Duomo? Acho que seria tranquilo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ônibus vai para a Estação Central, que não é assim tão perto do Duomo. Mas 7h em Linate dá sim para fazer um passeio rápido em Milão!

      Excluir
  8. Obrigado pela informação, pois vou ficar num hotel próximo a estação central

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por compartilhar a experiência. Vou a Milão em Dezembro e também farei escala em Paris com destino a Linate.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.Estou indo pra Italia pela primeira veze sozinho, e queria uma orientaçao.Vou chegar por Milao no aeroporto Linate e estou indo me hospedar em Airbnb nesse endereço: Via Benefattori dell'Ospedale 24
    Milão, Lombardia 20162
    Voce acha longe do aeroporto e do centro? Qual a melhor forma de sair do aero e chegar na minha acomodação? tem como chegar resposta no meu email rafaelviana70@hotmail.com Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, vc tem que pegar esse ônibus aí até a estação Centrale e depois o metrô linha 3 amarela até a estação Dergano e aí teria ainda um trajeto de 15 minutos a pé com bagagem - o que eu acho bastante. Uma opção com menos caminhada é o tram 5 (veja o trajeto aqui: https://www.google.com/maps/dir/Ospedale+Maggiore+(Niguarda),+Milan,+Metropolitan+City+of+Milan,+Italy/Ortica,+Italy/@45.5030665,9.193979,15z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x4786c0ce98289311:0x4e4398d0aed92375!2m2!1d9.1915613!2d45.5087886!1m5!1m1!1s0x4786c660cf963565:0x784d6bdf5dc91113!2m2!1d9.2378056!2d45.4714059!3e3).

      Excluir
    2. oops não terminei - vá com esse ônibus que mostrei no post até a estação central e lá pegue o tram 5 do mapa acima. Mas essa região não é tão central então vc acaba gastando mais tempo indo e voltando das atrações.

      Excluir
  11. Bom dia. Vou para Milão em março e o meu vôo é para Linate com escala em Paris, igual ao que vc falou no início. Como é o processo de entrada??? A imigração é em Paris ou em Milão???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, imigração em Paris. A entrada depende da documentação que você tiver para comprovar (voo de volta, reserva de hotel - leve impresso, seguro viagem OBRIGATÓRIO etc) e do humor da pessoa que te atender rs. Mas esses 2 não costumam ser países problemáticos quanto a isso.

      Excluir
  12. Estou querendo ir para Paris com meu filho de 7 anos, e as passagens mais baratas fazem escala em Milão -linate de 6 horas, da tempo de conhecer algum lugar até o próximo voo, e por ser minha primeira vez com conexão preciso pegar as malas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc faz o check-in no aeroporto aqui no Brasil, já etiquetam a sua mala até o destino final e você não precisa pegar a mala (na maior parte dos destinos, inclusive todos os lugares da Europa que eu já vi). Agora tem certeza desse voo? Os voos do Brasil para Milão descem no aeroporto principal, o Malpensa. Acabei de checar o site do aeroporto de Linate e só tem voos dentro da Europa na lista deles.

      Excluir
  13. Olá, parabéns pelo blog! Muito legal!
    Estarei fazendo uma conexão em Milão, no aeroporto de Linate e terei 7 horas livres.
    Minhas perguntas:
    Apesar do destino final ser Paris, é tranquilo fazer a imigração na Itália?
    Dentro desse tempo, o que fazer na cidade? O que você recomendaria?
    Muito boas a suas dicas do ônibus!
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, eu fiz São Paulo - Paris - Milão então não sei como é a imigração italiana, mas nunca ouvi os leitores, conhecidos, pessoal da indústria do turismo reclamar da imigração italiana não. Agora tem certeza desse voo? Os voos do Brasil para Milão descem no aeroporto principal, o Malpensa. Acabei de checar o site do aeroporto de Linate e só tem voos para a Europa. Obrigada pela visita e volte sempre. PS: lembre-se que na verdade vc sempre precisa descontar todo o tempo desde a parada do avião até realmente chegar no centro da cidade (impossível ser menos de 1h, eu calcularia 2h pra ter segurança) e mais o tempo que vc precisa voltar para o aero com antecedência (lembrando que vc terá q passar por raio-x etc td de novo) e ai precisa descontar isso para saber o seu tempo realmente livre. Com pouco tempo em Milão, vale conhecer o Duomo (só por fora - paga caro pra entrar e não daria tempo), Galeria Vittorio Emanuele e o Castelo Sforzesco (sem entrar nos museus).

      Excluir
  14. Era exatamente o que eu estava precisando! Chegarei a Milão no próximo dia 19 vindo de Paris e estava preocupado sobre como chegar à Milano Centrale. Seu post me deixou mais tranquilo. Parabéns pela objetividade e clareza.

    ResponderExcluir
  15. Fernanda, Vou sair de Milão para Roma/Guarulhos via Linate.
    Meu voo sai de Linate as 7:15 da manhã. O que me aconselha sobre hotel e transporte pois tenho que chegar em Linate bem cedo para fazer Check-in.
    Vamos em Maio para Paris e de Paris vamos para Milão. A chegada vai ser tranquila. Me preocupa a volta por causa do horário do vôo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1o ônibus do dia sai às 6 am e leva cerca de 25 minutos, ou seja, muito tarde para você. Você pode acertar um transfer ou taxi com o seu hotel (como disse acima que tentei fazer com o meu), mas não é barato. A linha 73 de ônibus urbano que falei acima começa a rodar 5h35 da manhã então tb é meio complicado. Vc pode ainda trocar de hotel para a última noite e ficar em algum bem próximo ao aeroporto. Muitos costumam oferecer transfer para lá como o Novotel(https://www.booking.com/hotel/it/novotelmilanoestaeroporto.pt-br.html?aid=377437), o NH (https://www.booking.com/hotel/it/linate.pt-br.html?aid=377437) ou o Montini (https://www.booking.com/hotel/it/hotelmontinimilano.pt-br.html?aid=377437).Boa viagem!

      Excluir
  16. Oi pessoal , boa noite
    Preciso ir para estação Lotto , qual a linha de metro?
    Digo , assim que pegar esse ônibus e descer na estação Centrale
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue a M2 verde direção Assago até estação Cadorna. Desça e troque para a linha M1 vermelha direção Rho Fiera e desça na estação Lotto. De nada

      Excluir
  17. Olá! Obrigado pelas informações! Gostaria de saber se estes ônibus Airport Bus Express costumam encher muito, ou você acha que dá para comprar os bilhetes na hora? Meu voo chegará em Linate às 12h35 e meu trem para Veneza sai às 16h15 da Estação Centrale (terei um intervalo bem sossegado, mas caso lote muito e eu deixe para comprar lá, pode ficar corrido). Saberia também se há outras empresas de ônibus que vendem bilhete online?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais garantido comprar na hora mesmo. Se encher, logo em seguida sai outro, mas se o voo atrasar (ou demorar pra sair do avião ou as bagagens demorarem) e vc já tiver comprado o bilhete, provável que eles não troquem. O aeroporto é beeem pequeno e o balcão para comprar fica ali na área das bagagens. Dps q vc sai dessa área, não dá nem 1 minuto caminhando até o ônibus.

      Excluir
  18. Rita Maria Dias Betonti19 de fevereiro de 2018 às 18:44

    Adorei as dicas.
    No dia 03 abril/2018 sairei do aeroporto de Linate para Roma e em seguida embarco para o Brasil.
    A Companhia aérea é a Alitalya.
    Chegando em Roma eu vou direto para a sala de embarque? Uma vez que minhas malas devem ser despachada em Milão e só devo pegá-la em Guarulho certo?
    Atenciosamente obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto tempo é a sua conexão, mas sim. Confira na hora de despachar a mala em Milão se as bagagens estão com a etiqueta até Guarulhos (código GRU).

      Excluir
  19. Gostaria de saber se existe ônibus do aeroporto Linate para Turim e qual seu custo, se possível. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, dei uma pesquisada e não achei nada. Acho que vc tem que pegar esse ônibus até a estação Centrale em Milão e seguir a viagem de trem!

      Excluir
  20. Amigo, sabe me informar forma mais economica de chegar a Malpensa meu voo de retorno sai as 6:40 manhã, neste horario ainda não circulam os trens e taxi é bem caro devido a distancia...Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode contratar um transfer, mas não fica barato como um táxi não ficaria. Ir de madrugada para o aeroporto é sempre um transtorno e na maioria das vezes, o único jeito é gastar com um táxi mesmo.

      Excluir
  21. Ola Fernanda, super obrigado pelas dicas. Vou em maio e já estou organizando os itinerários. Você ajudou muito!

    ResponderExcluir
  22. Tinha a intenção de ir de Paris para Verona no thello noturno porém eles nao estão vendendo passagens a partir de dezembro . Estou optando por ir de Paris para linate de avião e depois seguir de trem para Verona! Te pergunto o seguinte chegando de ônibus na estação milano centrale eu encontro Guarda volumes para poder conhecer Milão sem carregar malas ? Que aí retorno no final da tarde e pego o trem para Verona!! Obrigado por seus esclarecimentos ajudou muito !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião, às vezes os trens não são vendidos com tanta antecedência... Mas sim, na Milano Centrale tem guarda-volumes para malas (Deposito Bagagli)!

      Excluir
  23. Você sabe me dizer se pegando o bus até a Estação Central, é possível levar bagagens?! Qual é o permitido por pessoa para usar o bus?! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro se tinha um limite, mas com certeza pode levar bagagem sim! Nós estávamos em 3 pessoas com 4 malas e 1 mochila.

      Excluir
  24. Gostaria de saber se ha guarda volume em Linate.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em italiano procure por "DEPOSITO BAGAGLI" - no site do aeroporto tem essas informações: CORES - tel (+39) 02 74852773
      • Piano Terra - Arrivi : aperto tutti i giorni dalle 6 alle 21.30 (das 6h às 21h30 no piso térreo e o nome do local é "Cores")

      Excluir
  25. Olá Fernanda!
    Chegaremos à Itália, eu e esposa, vindo de Paris, em Milão, num domingo, as 18:20 (temos a opção do voo de 07:25 tb), com duas malas grandes. Seguiremos viagem para Veneza na segunda mesmo ou na terça para Veneza. Onde vc indicaria ficar hospedado (no melhor custo x benefício) e se é melhor comprar o bilhete de trem para Veneza com antecedência ou pode ser na hora mesmo? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá - tem um post só sobre hospedagem aqui: https://www.taindopraonde.com.br/2017/01/onde-ficar-hotel-milao-brera.html. Em geral, o melhor preço é na região da estação central de Milão (de onde vc já pode pegar o trem pra Veneza no dia seguinte), mas eu acho que a região de Brera é muito mais interessante e tranquila para se hospedar - tem mais detalhes no link acima. Quanto à passagem, compre com antecedência pq na hora sai mais caro!

      Excluir
  26. Oi Fernanda,
    Parabens pelas informações. Estou em duvida coomo chegar em Verona. Meu voo chega em Linate as 10 hrs. Pegarei um airpot bus para Milano Centrale. Como faço para ir a este endereço em VErona? Dreaming Arena Rooms Regaste S. Zeno 33
    Verona. Melhor de trem ou onibus?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Milano Centrale pegue um trem para Verona. Chegando lá, imagino que estará com malas então táxi seria a opção mais conveniente para chegar na acomodação.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.