terça-feira, 7 de junho de 2016

Potsdamer Platz em Berlim - moderna e histórica ao mesmo tempo

ATUALIZADO EM 21/11/2022

A famosa praça Potsdamer Platz está bem no centro da capital alemã e você vai acabar passando por lá na sua visita por Berlim, já que está bem pertinho do Portão de Brandemburgo, Memorial do Holocausto, Tiergarten e Avenida Unter den Linden e também não está longe do Checkpoint Charlie. Como ela foi totalmente destruída e reconstruída, hoje é toda moderna e muito turista não dá atenção a ela, mas foi um dos meus lugares preferidos em Berlim durante o meu intercâmbio. Tem muita coisa para fazer na praça e arredores (inclusive diversas opções sem gastar nada) e conto tudo que vi neste post!


vista aérea da Potsdamer Platz, Berlim
vista aérea da praça - foto: wikipedia

Potsdamer Platz, Berlim

Potsdamer Platz, Berlim

Potsdamer Platz, Berlim




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Nesta praça foi instalado o primeiro farol/sinal/sinaleiro da Europa nos anos 20! Hoje, a região está cheia de prédios super modernos, sedes de bancos e empresas, mas a visita aqui não tem sentido se você não souber da história! O pessoal do Agenda Berlim tem dois posts imperdíveis sobre a história da praça, que provavelmente foi a mais turbulenta de Berlim! Leiam o post 1 e o post 2Tem mercado de Natal muito legal (o primeiro que abre na cidade), muita gente passando aqui a qualquer hora do dia e diversas atrações.




Potsdamer Platz, Berlim
Bundesarchiv, Bild 102-00843 /CC-BY-SA-3.0





Potsdamer Platz, Berlim
Sinal nos dias de hoje (réplica), placa de sinalização do metrô danificada na guerra e sinalização dentro da estação de metrô



Mercado de Natal na Potsdamer Platz, Berlim
Um dos melhores mercados de Natal!

Mercado de Natal na Potsdamer Platz, Berlim
Sony Center iluminado na época do mercado de Natal!



O legendário show "The Wall" do Roger Waters (Pink Floyd) aconteceu entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo (veja vídeo aqui), em comemoração à queda do muro. Nos anos 90, era conhecida como "o maior canteiro de obras da Europa". Veja fotos da reconstrução da praça aqui. Site sobre a história da Potsdamer Platz. Mas o que ver/fazer na Potsdamer Platz?




Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!


Sony Center



Complexo que fica na Potsdamer Platz, com muitas lojas, restaurantes, cinema, escritórios e até apartamentos! O teto é provavelmente o que chama mais a atenção, mas a arquitetura toda é impressionante! Com certeza o teto mais fotografado de Berlim! Conservaram algumas paredes de um antigo hotel (Grand Hotel Esplanade) - destruído na guerra, construindo o complexo em cima e por volta delas. Em novembro de 2014, a pré-estréia do documentário "Die Mannschaft" (sobre a seleção alemã na Copa 2014 no Brasil) aconteceu ali e eu estava presente, tietando os jogadores!!! hehehe Aliás, as estréias de filme na Alemanha acontecem aqui na maioria das vezes. E no cinema do complexo, passam filmes com o áudio original em inglês + legenda em alemão, então é um dos poucos lugares que estrangeiros conseguem assistir algum filme - a maioria é dublada em alemão! Como a estrutura tem muito vidro e metal, a temperatura lá é sempre menor do que na rua. Está passando por uma reformulação iniciada no final de 2022 (veja mais detalhes abaixo).


Sony Center, Potsdamer Platz, Berlim



Boulevard der Stars



Nunca tinha ouvido falar que existia uma mini "calçada da fama" em Berlim até dar de cara com ela sem querer! Não achei informações em outros idiomas, mas na página da Wikipedia em alemão tem pelo menos uma lista das estrelas, que dá para todo mundo entender! Fica na Potsdamer Straße, entre o Sony Center (e o prédio da DB) e o prédio do Panorama Punkt, descobri sem querer atravessando a rua!


Boulevard der Stars, Potsdamer Platz, Berlim




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Pedaços do muro de Berlim


Em uma cidade que preserva a sua história, por mais triste que seja, é claro que achamos pedaços do muro em vários locais. Além dos mais batidos East Side Gallery, Topografia do Terror e o memorial da Bernauer Straße, tem algumas partes ali da Potsdamer Platz e em muitos outros lugares (post em breve) ao ar livre! (e claro, tem alguns em museus também).

muro de Berlim na Potsdamer Platz, Berlim
O com pinturas azuis fica na Leipziger Platz ali do lado e as outras fotos são da Potsdamer Platz mesmo



Para controlar a fronteira entre as Berlins oriental e ocidental além do muro de Berlim propriamente dito, foi construído todo um sistema de vigilância, que inclui diversas torres de vigia. Uma delas sobreviveu intacta a todo a bagunça de derrubada do muro e reconstrução da cidade e fica hoje em uma pacata rua nas proximidades da Potsdamer Platz. Ela não é muito alta então a vista não é espetacular, mas ela é bem apertada e quente (em um dia de solão como o dia que eu fui) então podemos ter uma ideia de como era ficar vigiando os cidadãos da Berlim socialista ali de cima.


Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - DDR Wachturm
Tomem cuidado com essa escadinha! rs eu quase escorreguei de rasteirinha.

Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - DDR Wachturm
Na foto de baixo da esquerda tem uma visão aérea de como era aquela área quando o muro ainda estava de pé e dá para ver essa torre aí, que foi a única ou uma das únicas das mais de 300 torres que resistiram

A visita é bem rápida e a torre era mantida por um cidadão comum que decidiu restaurar, proteger e abrir a torre para turistas e não pelo governo (como a maioria dos memoriais em Berlim e na Alemanha). Esse mesmo cidadão depois foi responsável pela criação do mais novo museu sobre o muro de Berlim, também na mesma região - veja mais abaixo. Custa 3,50 euros. Está em perigo de ser demolida por conta de construções ao seu redor (2021) :(!

Leipziger Platz


Também bonita, onde fica o relativamente novo Mall of Berlin, que achei grande até demais.







Spy Museum


museu relativamente novo sobre espionagem. É bastante interativo e vi muitos adolescentes curtindo demais o local, mas é necessário entender inglês ou alemão. Berlim era a capital da Alemanha Oriental e da Alemanha Ocidental em plena Guerra Fria e portanto se tornou um dos pontos principais de espionagem e meca de espiões. Na visita ao museu, aprendemos sobre métodos e aparelhos usados para espionagem, sobre espiões famosos, sobre como os aparelhos eram disfarçados, técnicas de criptografia e até sobre filmes que falam de espionagem. Veja no filminho abaixo no Instagram eu aprendendo a utilizar código Morse!




Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Deutsches Spionagemuseum
Tem bastante coisa para ler e ouvir e até atividades para participar então para aproveitar, tem que saber inglês ou alemão


Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Deutsches Spionagemuseum
Alguns aparelhos e acessórios usados em espionagem


Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Deutsches Spionagemuseum

Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Deutsches Spionagemuseum
Na foto debaixo na esquerda, uma sala cheia de escutas escondidas e os visitantes do museu tem a missão de encontrar todas elas em pouco tempo! Na direita, um trabi adaptado para esconder aparelhagem de espionagem.


Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Deutsches Spionagemuseum
A ponte do filme "Ponte dos espiões", alguns filmes famosos de espionagem e laboratórios para testar alguns truques de espião!


Vejam um pouquinho mais deste museu no vídeo abaixo do Canal Alemanizando:





A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card e dá para ficar boas horas ali. Compre aqui o ticket para o Museu da Espionagem em Berlim!







Dalí - The Exhibition


Imperdível para quem é fã, mas sinceramente eu esperava mais... Foca mais nos desenhos de Dalí e não nos quadros (que são os trabalhos mais famosos dele). Não é permitido tirar fotos e o ingresso é carinho, mas tem desconto com o Berlin Welcome Card.


logo Dalí Berlin






Panorama Punkt


No topo de um dos prédios da praça existe uma plataforma de observação e é bem legal subir ali! A vista só não é perfeita porque não é 360 graus! Tem desconto com o Berlin Welcome Card. Ainda terá um post no blog com mais detalhes sobre essa atração!


Berlim vista do Panorama Punkt, Potsdamer Platz

Berlim vista do Panorama Punkt, Potsdamer Platz






Lego Discovery Center


Ótimo programa para fãs de Lego, para crianças em geral e para o inverno! A Francine contou como o filho dela adorou o local no blog Viagens que Sonhamos e recomenda 3h para a visita. Tem desconto com o Berlin Welcome Card.


Lego Discovery Center, Potsdamer Platz, Berlim



Museum für Film und Fernseh


O "Museu do Cinema e da Televisão" não é nem um pouco famoso entre os turistas, mas foi na lojinha deles ali no Sony Center que encontrei os livros mais legais sobre Berlim! Acabei não visitando. Tem desconto também com o Welcome Card! Depois que vi o vídeo abaixo, vou de qualquer jeito na minha próxima viagem pra lá!






Potsdamer Platz Arkaden



Em 2020, o shopping foi demolido para dar lugar a um novo conceito. Serão 6 áreas temáticas (comida, tecnologia, esporte, fashion, lifestyle e entretenimento), com lojas mais focadas em experiências.
 

Potsdamer Platz, Berlim
Na esquerda, o Arkaden em 2014 (em 2019 estava a mesma coisa) e na direita, o Mall of Berlin (que é o único shopping como conhecemos na região central de Berlim





Die Mauer - The Wall


Como se já não bastassem os outros 847374 museus e memoriais relacionados com o muro de Berlim, temos mais uma novidade na cidade com o mesmo tema. Em plena Leipziger Platz (ao lado da Potsdamer Platz), está  mais nova exposição (paga) sobre o muro de Berlim. Ainda não conheço pois abriu somente em 2020, mas pode ser uma boa opção para quem tem pouquíssimo tempo na cidade e não vai sair da região mais central. O museu foi organizado pelos responsáveis pelo restauro e cuidado da DDR Wachturm, torre de vigia da Alemanha Oriental que fica ali perto e está correndo perigo de demolição (se não me engano é a única torre ainda de pé e que podemos entrar!). Entre os museus e exposições sobre o muro de Berlim que já visitei e recomendo destaco os posts abaixo:






Winterfeldtplatz/ Nollendorfplatz


A Winterfeldplatz é uma praça um pouco ao sul da Potsdamer Platz, com um mercadinho de 4a e sábado. A Nollendorfplatz ali perto é conhecida pela cena GLS.


Gleisdreiecke Park


Não conheci esse parque e passei ali somente dentro do trem. Vejam as dicas no blog Agenda Berlim.


Ruínas da Anhalter Bahnhof


Ali pertinho fica a estação Anhalter, que foi atingida na guerra e muito danificada. Posteriormente, a maior parte dela foi posta abaixo e restou somente um pedacinho. Era uma importante estação de ligação com outras cidades e hoje é somente uma estação do SBahn (subterrânea). Fica na Askanischre Platz.


O que ver e fazer nos arredores da Potsdamer Platz em Berlim? ruínas da Anhalter Bahnhof



Kulturforum


Não exatamente na Potsdamer Platz, mas bem pertinho fica o Kulturforum - complexo de museus, que abrigava as principais coleções da Berlim Ocidental na época da Alemanha dividida. São eles: Neue Nationalgalerie (fechado para reforma), o mais famoso deles GemäldegalerieKunstgewerbemuseum (Museu de Artes Decorativas), Kupferstichkabinett, Musikinstrumenten Museum, KunstbibliothekStaatsbibliothek e a Philharmonie (filarmônica onde acontecem concertos grátis de 3a feira na hora do almoço!). Acabei não visitando nenhum por falta de tempo, mas todos têm descontos no Welcome Card e estão incluídos no Museum Pass. Leia mais sobre a Gemäldegalerie no blog Turomaquia.




Eventos diversos na Potsdamer Platz


Assim como a estréia do filme que comentei lá no item "Sony Center", acontecem muitos outros eventos regularmente na Potsdamer Platz, por exemplo o Festival de Cinema de Berlim - Berlinale e em 2014, aqui também aconteceu parte das comemorações dos 25 anos da queda do Muro de Berlim (aliás, foi exatamente onde eu estava quando soltaram os balões!). Quando for viajar, confira a programação de eventos de Berlim porque sempre tem algo rolando por ali.

Podolski na Potsdamer Platz, Berlim
Essa é a foto menos pior do Podolski!!!


O que ver, quais atrações visitar, onde comer e onde ficar na região da Potsdamer Platz em Berlim


Onde comer na Potsdamer Platz


Óbvio que existem várias opções na região, mas tem mais escritórios e menos comércio/restaurantes do que eu imaginava antes. Lembre-se que as opções nos shoppings não são muitas, mas na praça mesmo tem os ótimos COA e Vapiano, que já contei aqui no blog.

Onde comer na Potsdamer Platz, Berlim? Restaurante Coa

Onde comer na Potsdamer Platz, Berlim? Restaurante Vapiano


Mapa da Potsdamer Platz e região em Berlim


Marquei no mapa abaixo todas as atrações citadas neste post. As atrações estão em roxo ou azul e eu acho as de roxo mais legais. Os restaurantes e shoppings estão em amarelo e em vermelho, a feira de Natal incrível.  Para a direita do mapa já está a região do Checkpoint Charlie, que detalhei em outro post (clique para ler).




Onde ficar na Potsdamer Platz


A região é servida principalmente pela estação Potsdamer Platz, onde passa o UBahn (U2) e Sbahn (S1, S2, S25 e alguns trens regionais), mas para trocar de um para o outro, tem que andar bastantinho. Não é mega central para turismo, mas não é fora de mão também não. A região também é bem servida de ônibus.

É bem difícil achar algum hotel em conta na região da Potsdamer Platz - a grande maioria das opções são hotéis mais caros. Entre eles, destaco os seguintes: The MandalaThe Ritz CarltonMarriott am Potsdamer Platz e Grand Hyatt. O único com preço bom é o Motel One, na Leipziger Platz. Já o Maritim Berlin tem preços mais razoáveis, mas fica mais longe do metrô (na região do Kulturforum). Um pouco para o sul, tem o Scandic Berlin Potsdamer Platz perto da estação U Mendelssohn-Bartholdy-Park com preços melhores também.

Mais para o sul e próximo da estação Anhalter de SBahn, encontramos o MövenpickNovotel SuitesIbis Potsdamer PlatzIbis Budget Potsdamer PlatzRelaxa Hotel Stuttgarter Hof e um pouco mais barato, o hostel Three Little Pigs.














Este post contém links para afiliados.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

10 comentários:

  1. Berlim sempre surpreendendo nos teus posts detalhados! Adoro!
    E tem a rede Vapiano lá também?! Super quebra-galho, não tem erro! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem erro mesmo! Esse é um dos restaurantes da rede na cidade!

      Excluir
  2. Fer, adorei o post e vou esperar pelo com outras dicas de onde ver mais partes do muro de Berlim!

    ResponderExcluir
  3. é simplesmente um dos meus lugares favoritos na capital alemã, e em dias claros como este que você fotografou, a paisagem urbana fica gloriosa. Saudade

    ResponderExcluir
  4. A Potsdamer Platz é tudo de bom, hein? Nem acreditei quando vi que aquela girafa da Legoland ainda está por lá! Tirei foto debaixo dela em 2008 rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tá sim! Já vi que tem gente que não gosta - como??? rs

      Excluir
  5. Geeente quanta vista linda! E que mercado de Natal Fofoooo.<3

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.