quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Blogagem Coletiva Roteiros Etílicos - Como é a Avaliação Nacional de Vinhos e onde se hospedar em Bento Gonçalves (RS)

Este é mais um post sobre enoturismo, escrito em parceria com meus pais, que estudam o assunto e visitam vinícolas pelo mundo há anos. E é também mais um post de blogagem coletiva (links ao final do post!), sobre roteiros etílicos!

Blogagem Coletiva Roteiros Etílicos
Designed by Freepik

Para os enófilos que já cansaram de visitar vinícolas pelo mundo, participar da Avaliação Nacional de Vinhos em Bento Gonçalves pode ser uma experiência muito legal!

O Evento


Avaliação Nacional de Vinhos


Avaliação Nacional de Vinhos é organizada anualmente no último sábado de setembro em Bento Gonçalves pela Associação Brasileira de Enologia. Não é um evento para quem está começando nesse mundo, mas é bem interessante - ainda mais porque pode-se estender a viagem e aproveitar a região da Serra Gaúcha que tem muito para oferecer em enoturismo.

Segundo o site da prefeitura do município gaúcho, "o um evento de grande importância na vitivinicultura, especialmente pelo seu caráter educativo. Experts, enólogos, enófilos, sommeliers, jornalistas especializados e apreciadores de vinho de vários países se reúnem para conhecer os melhores vinhos de cada safra, participando de degustações juntamente com um painel de comentaristas do mundo inteiro. A Avaliação apresenta a radiografia do setor, servindo de termômetro para diagnosticar e comparar a evolução do Brasil na elaboração de vinhos."


Das centenas de amostras enviadas pelos produtores para a associação, as 30% mais representativas são classificadas e 16 delas são degustadas pelo público no evento, classificadas em categorias como "Vinho Base para Espumante", "Branco Fino Seco Não Aromático", Branco Fino Seco Aromático", "Tinto Fino Seco Jovem" e "Tinto Fino Seco". São também comentadas pelos especialistas presentes. Em 2015, foram 16 comentaristas, grandes nomes da viticultura mundial (e algumas participações de famosos tipo Selton Mello em 2014), além dos 850 participantes de 9 estados e 7 outros países (Argentina, EUA, França, Itália, México, Portugal e Uruguai).

Avaliação Nacional de Vinhos
Edição 2010

Avaliação Nacional de Vinhos
Edição 2013

Segundo Juliano Perin, presidente da ABE, "a Avaliação Nacional de Vinhos desempenha um papel importante no cenário vitivinícola brasileiro. Ela possibilita o conhecimento em primeira mão do potencial de uma safra. Para isso, traz experts do mundo inteiro para comprovarem in loco as características, a qualidade e as potencialidades de nossos produto."


No site da associação, você encontra a lista das amostras selecionadas pelo público e outros números do evento em 2015 - 23a edição.


Avaliação Nacional de Vinhos
Edição 2014

Dicas de Hotéis em Bento Gonçalves e região


Tendo participado de várias avaliações da safra, meus pais já se hospedaram nos seguintes hotéis da região:



Super bem localizado, no centro de Bento Gonçalves e bem mais moderno do que os outros deste post. Nota 8,7 no Booking e avaliado no Tripadvisor como excelente/muito bom.

Hotel Laghetto Viverone em Bento Gonçalves
foto retirada do site do hotel



Mais antigo e fora da cidade, com nota 8,5 no Booking e avaliado no Tripadvisor como muito bom. Dos 3 hotéis testados pelos meus pais, é o mais simples. Alguns quartos foram reformados, mas em 2014 eles pegaram um dos quartos antigos ainda. Em alguns sites, dizem que está localizado em Farroupilha-RS.

Farina Park Hotel em Bento Gonçalves
foto retirada do site do hotel


Já na cidade de Garibaldi com localização central. Tem nota 8,3 no Booking e avaliado no Tripadvisor como excelente/muito bom. É charmoso e tem um bom restaurante.

Hotel Casacurta, em garibaldi
foto retirada do site do hotel





Booking.com




Para os enófilos de plantão, já reservem o fim de semana de 24/setembro/2016 na sua agenda!

Outros links da blogagem coletiva



Viagem de Fuga:  Viagem + Cerveja Artesanal: alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões.
Pelas andanças na América do Sul o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!
Ligado em Viagem: Nossas visitas a Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e a novata e já prestigiada De Struise.
Coisos on the go: Vai para o Chile e não bebe muito? Conhecer algumas vinícolas é uma boa opção de passeio para você também. Algumas delas estão bem perto de Santiago!
Destinos por onde andei...: Passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!!!
Asas pra que te quero!: Cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.
O blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.
Fourtrip: Tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, Concha y Toro em Santiago do Chile.
Apure Guria!: Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bahh tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!
Atravessar Fronteiras: Visitas a vinícolas em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza e no Vale do Loire (França). Cerveja artesanal patagônica. Tudo isso para você juntar o útil ao agradável: viagens etílicas!
O blog Novo Caroneiro te leva de carona até o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com este super guia de vinícolas e outros passeios pela região.
Cantinho de Ná: Vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos sobre 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.
O #KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde com certeza você vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!
Vou pra Roma: Vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.
The World by Fon: 8 destinos "etílicos" que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

27 comentários:

  1. Não conhecia o evento... mas também, sou super iniciante nos vinhos!!

    Cada dia descubro mais motivos para conhecer logo as Serras Gaúchas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tb não paro de descobrir coisas por lá e quero muito conhecer!

      Excluir
  2. Adoro Bento Gonçalves. Quem sabe um dia participo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci muito pouco de BG (meio dia) então preciso voltar né?

      Excluir
  3. Eu sou apenas mais uma bebedora aprendiz de vinhos, até chegar nesse nível tem muito chão pela frente! Mas gostei, deve ser muito bacana o evento, Fernanda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu tb não entendo não rs. Mas quem entende, é um mundo imenso novo!

      Excluir
  4. Gente, que delícia! Super instrutivo esse post! Adorei saber como é feita a avaliação! Você fala que o "público" participa da avaliação. Como funciona? É preciso se inscrever previamente?

    ResponderExcluir
  5. Esse evento já para os entendidos mesmo, não é o meu caso ahaha
    E medo dessa foto que mostra 309 vinhos inscritos!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o evento, imagino a adega da casa de seus pais :).

    ResponderExcluir
  7. Fer, não conheço as vnícolas do sul do Brasil,mas está na minha lista....rsrsrsr.
    Otimo post.

    ResponderExcluir
  8. Ai que inveja de seus pais, pergunte se não querem adotar mais uma filha. Adoraria acompanhá-los também, gosto refinado o deles. E quanto ao seu relato, muito bem feito e delicioso, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Opa! Que legal! Não estava sabendo dessa Blogagem Coletiva! Que jóia! :)
    Vinho é bão demais da conta! rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Mto legal a dica, vou indicar o evento para uma amiga.

    ResponderExcluir
  11. nossa quero muito participar!!! rs. Vou marcar até na agenda pra lembrar quando estiver mais perto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia q vc curtia vinho tb, achei que vc só curtisse cerveja hehehe.

      Excluir
  12. nossa nem sabia desse evento ai em Bento...mas tb não é a toa né, só tem vinicola massa lá!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa região é ótima e está cada vez melhor, pra quem curte vinho, pra fazer turismo em geral etc.

      Excluir
  13. Morei ali em Garibaldi por uns anos e, enquanto fiz faculdade de Enoturismo, cheguei a fazer cursos para trabalhar neste evento. Por motivos profissionais, acabei não conseguindo participar, então tenho isso como um vazio daquele período. Como bem disse, é uma radiografia do setor, e uma ótima oportunidade de conhecer o setor como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que existia faculdade de Enoturismo! Deve ser algo bem particular de regiões que vivem disso, né?

      Excluir
  14. Ótima dica de evento, especialmente para apreciar o que há de melhor em termos de vinhos da serra gaúcha. Vou manter em meu radar o mês de setembro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom um lembrete na agenda, mas acho melhor colocar antes pra se programar!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.