terça-feira, 22 de setembro de 2015

Conhecendo Porto Alegre em 3 tours (e dicas extras no centro histórico)!

Participando do TchÊncontro, pude conhecer um pouco de Porto Alegre, mas é claro que ficou faltando muita coisa! Curtimos belos pores de sol, comemos muito bem e fizemos 3 tours pela cidade, um a pé e 2 de ônibus e o post de hoje é sobre eles! Veja aqui uma lista de possíveis passeios para fazer em Porto Alegre!


Free Walking Tour


Foto oficial do tour, que foi para o facebook do Free Walking Tour POA



Quando os organizadores do TchÊncontro entraram em contato com o pessoal do Free Walking Tour POA, eles toparam organizar um tour especial para os blogueiros para se encaixar na nossa corrida programação no meio de um dia de semana. E olha que todos os guias do projeto são voluntários e têm outros trabalhos em horário comercial (os tours acontecem aos fins de semana). Vou me concentrar no roteiro que a gente fez e não tanto nas histórias que ouvimos para não dar spoiler do passeio!


Mercado Público de Porto Alegre
O tour começou ali no lindo Mercado Público, prédio que já sobreviveu a incêndios e enchentes, mas continua funcionamento firmemente!


Centro Histórico de Porto Alegre
À esquerda, o lindo Paço Municipal ou Paço dos Açorianos


Centro Histórico de Porto Alegre
No alto, o pessoal do Free Walking Tour e nas outras fotos, diversos prédios históricos preservados na capital gaúcha. Eu não sabia que a cidade ainda tinha tanto prédio preservado e adorei!


Centro Histórico de Porto Alegre

Ouvimos sobre a Rua da Praia, sobre a Livraria do Globo, a linda Praça da Alfândega, com o monumento ao General Osório e a Feira do Livro que acontece ali.

Praça da Alfândega, Porto Alegre
Praça da Alfândega e centro histórico, Porto Alegre
Algumas fotos da Praça da Alfândega, a Prefeitura e o Teatro São Pedro






Dica extra no centro de Porto Alegre


Não tivemos tempo durante esse roteiro, mas ali na Praça da Alfândega, ficam o Memorial do Rio Grande do Sul e o o Santander Cultural, instalados em prédios antigos lindos. O memorial fica no antigo prédio dos Correios e o Santander Cultural, no prédio onde antigamente funcionava um banco. Além das inúmeras exposições interessantes no Santander, existe um café no subsolo que foi construído dentro de um antigo cofre então prestem atenção na porta do café que era uma porta de cofre!!! Vejam a programação do Santander Cultural aqui.


Praça da Alfêndega, porto Alegre e Santander Cultural

Acima à esquerda, antigo prédio dos correios. As outras fotos mostram detalhes do Santander Cultural.


Porto Alegre: Santander Cultural
Santander Cultural por dentro - lindo!

Café do Cofre, Santander Cultural, Porto Alegre
Na entrada do Café do Cofre!  Leia mais no Café Viagem.


Chegamos então na Praça Marechal Deodoro ou Praça da Matriz, onde ficam o Monumento a Júlio de Castilhos, a Catedral Metropolitana com sua enorme cúpula, o Palácio Piratini (sede do governo estadual) e a Assembléia Legislativa).


Monumento a Julio de Castilhos, Praça da Matriz, Porto Alegre

Praça da Matriz, Porto Alegre e arredores
Alguns prédios na Praça da Matriz e arredores, inclusive a Biblioteca Pública (prédio amarelo) e o Museu Júlio de Castilhos.


Palácio Piratini e Assembléia Legislativa
Palácio Piratini e Assembleia Legislativa

Catedral Metropolitana, Porto Alegre

Catedral Metropolitana, Porto Alegre
Não entramos na catedral durante o tour, mas consegui entrar em um outro dia na cidade!

Viaduto Otávio Rocha, Porto Alegre
O passeio terminou no lindo e surpreendente Viaduto Otávio Rocha (onde a Rua Duque de Caxias passa por cima da Avenida Borges de Medeiros), local da foto oficial no início do post!


O pessoal do Free Walking Tour vende um livrinho super legal (abaixo) com um pouco de história e curiosidades do centro histórico e eu fiz questão de comprar para ajudar o projeto (e também para ler e reler tudo depois!). Eles também fazem outros 3 roteiros pela cidade (explicados no site), mas eu sempre acho os roteiros de centro históricos mais interessantes!


livro Free Walking Tour POA
livro Free Walking Tour POA - custa R$ 20,00


Linha Turismo - Roteiro Centro


Logo depois do Free Walking Tour, pegamos o ônibus da Linha Turismo (link acima), para fazer o roteiro do centro. Passamos em alguns lugares repetidos, ouvindo a narração no ônibus e também vimos coisas diferentes, como vocês podem ver nas fotos abaixo.


mapa do roteiro da Linha Turismo roteiro centro
Mapa retirado do site oficial

ônibus da Linha Turismo saindo do Largo da EPATUR

Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Alegre
A rua mais bonita do mundo, Rua Gonçalo de Carvalho. Para ter uma visão aérea, sigam as dicas do blog 360 Meridianos.

O Shopping Total está instalado nesse lindo prédio onde antigamente funcionava a Cervejaria Brahma. Apesar de pertinho do hostel onde fiquei, não tive tempo de voltar lá depois!


prédios históricos em Porto Alegre

Casa de Cultura Mário Quintana
Casa de Cultura Mario Quintana: o prédio lindo que já foi hotel e onde já morou o escritor Mario Quintana. Não consegui visitar, mas vejam o relato do blog 360 Meridianos.


Mercado Público e Prefeitura de Porto Alegre
O mercado e a prefeitura que já falei lá no começo do post

Usina do Gasômetro, Porto Alegre
Usina do Gasômetro, onde voltei mais tarde para curtir o pôr do sol!

Linha Turismo centro histórico Porto Alegre
O estádio Beira-Rio (do Internacional) e a Fundação Iberê Camargo (leiam o relato do blog Andarilhos do Mundo)


Nós fizemos o roteiro completo e levou quase 2h, mas é muito mais interessante se você usar o ônibus no esquema hop-on, hop-off, igual àqueles ônibus de turismo muito comum pela Europa, onde você desce para visitar um ponto turístico e retorna depois no próximo ônibus. A gente não teve escolha por conta da programação, mas quase 2h no ônibus é cansativo. Para horários, preços e outras informações, consulte o site acima.

Linha Turismo - Roteiro Zona Sul


No domingo pela manhã, fizemos também o roteiro da Zona Sul, também organizado pela Prefeitura da cidade. Mas dessa vez, o roteiro é direto e não é permitido descer e voltar do ônibus. A ponto positivo em relação ao passeio anterior, é que as explicações são dadas por um guia ao vivo no ônibus e não por uma gravação (que às vezes dá algum probleminha), mas como é um roteiro com menos atrações e mais contemplativo, acaba sendo um pouco massante. O início do tour repete alguns pontos já vistos no roteiro anterior.

ônibus Linha Turismo Porto Alegre

Linha Turismo Zona Sul Porto Alegre
O começo foi justamente a parte repetida!

Linha Turismo Zona Sul Porto Alegre
Pelo menos a gente conhece a parte mais moderna (e mais verde!) da cidade

Linha Turismo Zona Sul Porto Alegre
Desfile a cavalo no meio da rua? Só mesmo no Rio Grande do Sul!

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, Porto Alegre
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

Porto Alegre vista do Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Porto Alegre vista do Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus


Voltando ao Largo da EPATUR, estava acontecendo uma feira de carros antigos, mas não sei com qual frequência que ela acontece.




Os 2 passeios de ônibus foram cortesia para o grupo, mas as opiniões contidas neste post são isentas. Leia mais sobre a história de Porto Alegre e a arquitetura da capital gaúcha.



Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em Porto Alegre, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!

Participantes e parceiros do Tchêncontro

Blogs participantes do encontro


Colecionando Viagens – Dicas e Roteiros de Viagem – Ensaios de Viagem
Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Fer, que demais esses tours! Eu nunca tinha feito um Free Walking Tour na vida, e adorei o de Curitiba. Bom saber que em Porto Alegre também <3
    Aliás, Porto Alegre precisa entrar na minha lista...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sei de onde surgiu, mas fazia um tempinho que queria conhecer Porto Alegre, aí quando surgiu a ideia do encontro, não poderia perder! Eu demorei pra fazer Free Walking Tour tb rs.

      Excluir
  2. Fer, adorei conhecer a minha cidade pelos teus olhos. Ainda não fiz o ônibus e nem a free walking tour. Vou ver se consigo agora em Dezembro. Obrigada pelas dicas!!! Ahhhhhh e este encontro foi o máximos! Quero muito participar do próximo! Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o encontro e a cidade! Tem que fazer mesmo, a gente sempre vai deixando os passeios em casa pra mais tarde, né?

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Uma amiga de infancia se mudou pra POA e estou louca pra ir conhecer a cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Programa pra março então! A cidade é bem barata comparada com SP, Campinas, Rio...

      Excluir
  4. Que saudade do Suuuuul <3 Acho que preciso dar mais uma chance para POA e voltar.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo tours, começando pelos Free Walking. Os guias são sempre gente do bem, que conhecem bem o lugar. Recomendo sempre. Nossa, e quantos prédios lindos em Porto Alegre!!! Quero muito conhecer! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né? Eu me impressionei pq não sabia que POA tinha tanto prédio antigo bem conservado!

      Excluir
  6. É lindinha a minha cidade, não?! Adorei o relato e as fotos!
    Vou deixar outra dica extra... na Praça da Alfândega, ao lado do Memorial, está o MARGS (Museu de Arte do RS), muito lindo de visitar também! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente não teve muito tempo pra explorar os museus por exemplo, mas bom saber pq já tenho mais programação pra outro fds inteiro em POA hehehe.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.