quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Madri - atrações clássicas e muito além do básico

ATUALIZADO EM 15/12/2017

Na primeira vez que estive em Madri, em fevereiro de 2001, fiz apenas o roteiro super básico da cidade em menos de 3 dias, incluindo um bate-volta para Toledo. Quando voltei em janeiro de 2005 para passar uma semana na casa de um amigo, tive tempo de explorar melhor a cidade.

Além de andar pela cidade e fazer um bate-volta para Aranjuez, conheci vários museus e atrações que não estão no roteiro dos turistas que passam rapidamente pela cidade. Ganha um prêmio quem adivinhar qual as minhas atrações preferidas em Madri antes de ler o post rs!

Madri - atrações clássicas e muito além do básico - Parque del Retiro
Foto: Visit Spain



A trilha sonora hoje é "Una foto en Blanco y Negro" (também do El Canto del Loco como nos outros post de Madri), que só fui descobrir e me apaixonar muitos anos depois dessa viagem!




Leia aqui todos os posts sobre Madri no blog!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Roteiro básico em Madri

ATUALIZADO EM 15/12/2017

Em 2005, eu aproveitei uma passagem da Iberia para a Alemanha e na volta daquela viagem fiquei uma semana na casa de um amigo em Madri. À noite íamos a barzinhos nas regiões Lavapiés e La Latina, cinema, shows de jazz, etc, mas não lembro nomes e endereços para indicar (leia este post sobre a noite madrilenha no Blogueiros em Madri). De dia, meu amigo estava em semana de prova na universidade e passava o dia inteiro lá entre testes e estudo e eu andava bastante sozinha (clique aqui para ler sobre viajar sozinha) pela cidade, fazia umas comprinhas e visitava várias atrações que não tive tempo na primeira vez na cidade.

Não passei por todos esses lugares abaixo em um dia só, mas é possível - a parte da cidade interessante para os turistas em Madri é compacta. Em outro post vou falar sobre as atrações, mas fazendo um passeio pelos locais desse post a pé dá para curtir a cidade sem gastar nada. E Madri é linda o suficiente para não precisar ter um monumento grandioso como a Torre Eiffel ou o Coliseu - o conjunto é que faz a cidade. Algumas fotos abaixo são da viagem de 2001, mas a maioria é de 2005.

Palácio de Comunicaciones na Plaza de Cibeles
Palácio de Comunicaciones na Plaza de Cibeles

Quando estive em Madri pela 2a vez (em janeiro de 2005), não conhecia ainda a banda "El Canto del Loco", que só fui conhecer quando estudei na Espanha em 2006, mas segue um clipe deles para entrar no clima espanhol. A música é "Preguntas".



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aranjuez - um bate-volta a partir de Madri

ATUALIZADO EM 15/12/2017

Além da primeira visita à Madri em 2001 (só 3 dias que foram insuficientes), estive outra vez na cidade em 2005 com mais calma. De novo fui no inverno (em Janeiro), mas era tranquilo, só um pouquinho mais frio que o inverno daqui. Em um dos dias, fiz esse bate-volta super tranquilo, que descobri no Guia Visual da Espanha. Não sei porque não tirei tantas fotos dentro do Palácio Real de Aranjuez, que é a grande atração da cidade (acho que não era permitido).

domingo, 26 de janeiro de 2014

Orelhões temáticos - eu adorava!

Eu sempre achei uma graça aqueles orelhões temáticos, que a gente encontrava em várias cidades brasileiras. Pena que eles estão em extinção hoje em dia, alguém aí ainda usa um orelhão público por acaso? Eles sempre garantiam fotos legais nas viagens e davam um toque especial na decoração de qualquer cidade! Aqui em casa a gente sempre gostou de tirar fotos com esses orelhões, como vocês podem ver abaixo!

orelhão temático em Salvador
Em Salvador - não sei se o pessoal quer aparecer na foto

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Curiosidade: vocês sabem citar os 50 estados dos EUA?

Hoje me lembrei de um jogo bobo que apareceu no seriado "Friends", no episódio de Thanksgiving da 7a temporada. O jogo consistia em listar os nomes dos 50 estados norte-americanos em 6 minutos e como vocês podem ver nos vídeos abaixo, ninguém conseguiu! Infelizmente não achei de jeito nenhum em português e nem com legenda, mas a história toda é hilária! Se ajudar, dá para colocar legenda em inglês.




E a parte final do episódio.



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Coleções de Viagem - imãs de geladeira - parte I

Apresentando mais uma das coleções aqui de casa: imãs de geladeira! Nem lembro mais como a coleção começou, mas hoje além dos imãs que compramos em nossas viagens, ganhamos alguns de parentes também! Abaixo é a geladeira de casa, tomada de imãs, mas temos alguns no freezer também. A coleção é grande então vou dividir o post em várias partes para poder dar close em todos eles.

coleção de imã de geladeira

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sessão Pipoca: a casa da lua-de-mel do filme "Amanhecer - Parte 1"

Não sou a maior fã da saga Crepúsculo, mas assisti todos os filmes e não tem como negar que a casa escolhida para ser o local da lua-de-mel da Bella Swan e do Edward Cullen (o casal principal da história) é sensacional! No filme, o local fica em uma ilha isolada na costa do Rio de Janeiro, mas a casa utilizada nas filmagens fica na verdade em Paraty, no Saco de Mamanguá.

capa do DVD "Amanhecer - parte 1"
imagem do site http://beautyinportugal.blogspot.com.br/


casa da lua-de-mel de Bella Swan e Edward Cullen

domingo, 19 de janeiro de 2014

Os doze tesouros da Espanha

Até pouquíssimo tempo, nem sabia da existência dessa votação dos Doze Tesouros da Espanha. Descobri completamente por acaso, nas minhas andanças pela internet. Essa lista surgiu de um concurso elaborado por uma rede de televisão e uma cadeia de rádio espanholas em 2007.

Mesquita de Córdoba
Mesquita de Córdoba, em primeiro lugar


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

3 dicas práticas que todo turista deve saber antes de conhecer a Ilha de Páscoa

Além do que já escrevi nos posts sobre a Ilha de Páscoa, lembrei de 3 dicas práticas para quem for visitar a ilha. Não sei se no inverno todas elas se aplicam, mas no verão sim!

moai em Hanga Roa
O primeiro moai que vi na ilha, em Hanga Roa

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Eu amo Londres!

Ontem, um texto meu foi publicado no blog Vivi em UK que eu já havia comentado na tag "blogs que recomendo". Passem lá para ler como/ quando foi que comecei a gostar de Londres!

A Vivian foi super simpática e no final do ano passado me enviou um cartão de Natal e uma tag para malas personalizada.



Estou adorando essa interação entre os blogueiros! Já contei de outro exemplo aqui.


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Biblioteca de viagem - São Paulo e Marrocos

Mais alguns livros e guias que recomendo

Dez Roteiros Históricos a pé em São Paulo


Dez roteiros históricos a pé em São Paulo

Acabei achando esse livro sem querer em uma livraria e comprei pensando em dar de presente de aniversário para um conhecido que mora em São Paulo e adora ler sobre a história da cidade. Gostei tanto depois de dar uma folheada que fiquei com o livro para mim rs! Os roteiros (que até hoje não consegui seguir, mas ainda não desisti da ideia) são muito legais, tem pelo bairro da Liberdade, pelo Centro Histórico, Mooca, Jardim América, Avenida São João, Ipiranga, Bom Retiro, pelas galerias do centro e outros. Tem a descrição do roteiro, com fotos, desenhos e até o mapa da região. Ótimo para quem quer conhecer mais a história, as curiosidades e a diversidade da cidade.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Compras em Socorro - SP

ATUALIZADO EM 03/07/2017

Parte da minha família vem de Socorro-SP e eu cansei de ir para lá desde criança. A cidade sempre foi um polo de compras para malhas de lã (no inverno) e malharias em geral (no verão). Arrisco dizer que já teve épocas que metade do meu guarda-roupa era de lá. Eu sou daquelas que prefere ter 10 blusinhas baratinhas uma de cada cor do que comprar uma só cara e ter que repetir roupa o tempo todo! Em Socorro, tem muita opção de blusas, vestidos e saias, mas calça e shorts não tem tanta coisa. Para quem mora em São Paulo, talvez não valha tanto a pena porque o Bom Retiro é mais perto, mas para quem mora em uma cidade cara como Campinas, dá para fazer a festa!

Tem muita gente inclusive que aluga uma van ou ônibus em grupo e vai passar o dia em Socorro só fazendo compras! No centro da cidade existem algumas lojas de rua e lojas de fábrica de algumas confecções, mas o que vale a pena mesmo são a Feira de Malhas e o Shopping Moda de Fábrica. Os dois locais ficam perto um do outro e dá tranquilamente para estacionar o carro em um e ir andando até o outro. Em 2017, foi inaugurado outro local - o Circuito Outlet, não tão perto dos 2 locais anteriores. Tem mapinha no final do post!

feira de malhas de Socorro

feira de malhas de Socorro

domingo, 12 de janeiro de 2014

Dicas para as férias de verão 2014 no Iguatemi Campinas!

Com esse calor de matar, nada melhor do que passear no shopping com ar condicionado! Sexta passada, fui ao Shopping Iguatemi e aproveitei para conferir 2 exposições que estão rolando por lá.

O mundo dos dinossauros

Local: Praça de Eventos no 3o piso
Quando: Até 09/fevereiro
Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h


O mundo dos dinossauros

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Descobrindo o ES - restaurante Maria Mariana e praia de Manguinhos

De todos os lugares que comi no Espírito Santo, o restaurante Maria Mariana foi o melhor! Ele está na tranquila praia de Manguinhos, no município de Serra, que fica pertinho da capital Vitória. Segundo o Google Maps, dá só meia hora de carro da capital até lá e é por isso que essa praia costuma ser bastante frequentado por moradores da capital para passar o dia. Manguinhos é conhecido também por ser um local de desova de tartarugas.

restaurante Maria Mariana
Uma das entradas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Blogs que recomendo - Ela é americana... da América do Sul

Um dos blogs que acompanho é o da Liana, brasileira que está na Suíça há um tempinho. Adoro o nome do blog (Ela é americana... da América do Sul) porque o pessoal dos Estados Unidos costuma esquecer que tem mais dezenas de países no nosso continente.


A Liana conta sobre a vida dela no país dos Alpes e do chocolate (como ela mesma diz) e recentemente teve um filho por lá. Só pouquíssimas blogueiras me fazem ler sobre bebês! rs Ela também tem muitos posts sobre viagens pelo continente europeu (que ela fazia antes do filho nascer) e na época da licença maternidade escreveu bastante sobre a Suíça. Agora ela está postando sobre a primeira viagem do filho dela, para conhecer os parentes no Brasil.


Uns meses atrás ela deu uma pausa no blog, eu fiquei até em abstinência, mas ainda bem que ela voltou a escrever! Super recomendo os posts dela, principalmente se estiverem indo para a Suíça!


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Descobrindo o ES - agroturismo em Venda Nova do Imigrante

O agroturismo é uma vertente do turismo que vem se desenvolvendo no interior de SP, MG e ES, entre outros lugares. Em minha viagem ao Espírito Santo, experimentei vários produtos gostosos (além da pizza de polenta) e visitei alguns estabelecimentos de agroturismo.

Na região das montanhas capixabas é produzido o café do jacu, um dos melhores do mundo! Leia essa reportagem. Segundo o guia que nos acompanhava, o café é tão caro porque não tem acidez e fica muito mais gostoso. Não experimentamos essa variedade de café, mas outro muito bom e inclusive trouxe várias guloseimas para casa!

Fazenda Carnielli


O que me chamou a atenção aqui foram os queijos diferentes - tinha um até com pimenta síria! Minha família não gostou muito, mas eu aprovei o sabor meio adocicado. Comprei alguns sabonete de leite de cabra que ainda não testei. O Thiago do Rotas Capixabas tem um post sobre o local. Vejam o que eles produzem no site. Posso garantir que o queijo sem lactose tem o mesmo gosto de queijo comum.

Fazenda Carnielli

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Coleções de Viagem - cartões postais

De volta depois do Ano Novo com a programação normal no blog, facebook e twitter.

Não sei se todos viram, mas ano passado colaborei com um post do blog do Altier, o Pé na Estrada, sobre cartões postais. Lá contei que antigamente eu enviava e recebia muitos postais, principalmente de amigos estrangeiros, mas que hoje em dia nem tanto. Alguns anos atrás, eu ainda levava uma listinha com os endereços dos amigos mais próximos e parentes e fazia questão de escrever algumas linhas quando estava em alguma viagem mais longa, por exemplo nos meus intercâmbios.

Até hoje, ainda temos guardados aqui em casa vários postais que recebemos e mais ainda que compramos para guardar mesmo. Tirei várias fotos, mas desconfio que isso não é nem metade dos postais aqui de casa.


colecionando cartões postais

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Wish list #9

O Natal já passou, mas sempre tem gente fazendo aniversário ou decorando casa. Já fazia tempo que não postava nada dessa série.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Descobrindo o ES - Você já comeu pizza de polenta?

Na viagem para o Espírito Santo, visitamos alguns estabelecimentos de agroturismo e aproveitamos para experimentar várias delícias, entre elas uma pizza de polenta! Como descendente de italianos, a polenta já é um prato comum na minha família, mas nunca tinha comido pizza de polenta! Sempre comemos polenta frita (como em qualquer barzinho) ou polenta mole com molho à bolonhesa (o mais comum). Às vezes variamos o molho, por exemplo, molho funghi que também combina muito!

Segue um videozinho com a música "La Bella Polenta" para embalar o post!