terça-feira, 11 de março de 2014

Curiosidades e primeiras impressões sobre a África do Sul

Voltei da África do Sul no final de semana passado e vou dividir hoje minhas primeiras impressões sobre o país e o povo sul-africano, além de dar algumas dicas gerais. Em 15 dias de viagem passei pela Cidade do Cabo e um pedaço da Rota Jardim até Port Elizabeth (desde 2021 oficialmente chamada Gqeberha). Nos últimos dias, ficamos em uma reserva para fazer safári.

Vacina da febre amarela


É obrigatória para a África do Sul! Leia no Viaje na Viagem sobre a vacina da febre amarela, o Certificado Internacional de Vacinação e como conseguir a isenção, se for o seu caso





Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro Viagem 12x sem juros






Tomadas


tomada na África do Sul
tomada na África do Sul, imagem do site "Guia dos Curiosos"

A tomada lá é esquisita, algumas tem interruptores, mas nem todas. Alguns aparelhos brasileiros com 2 pinos encaixam na tomada, alguns ficam pendurados, mas outros não funcionam. Meu adaptador universal não tinha essa opção de 3 pinos e nem sempre o de 2 funcionava - um problemão para carregar telefone, máquina fotográfica, tablet e etc. Aliás, todos os hotéis que fiquei tinham pouquíssimas tomadas no quarto. Falha grande!




Aeroporto de Joanesburgo


É gigante! Deixem bastante tempo para a conexão - tivemos que correr na viagem de ida para não perder a conexão para a Cidade do Cabo porque as filas para controle de passaporte e vacina estavam enormes e devagar! E ainda precisamos retirar e despachar a bagagem novamente, outra fila enorme pois a grande maioria das pessoas do vôo GRU-JNB iriam fazer a mesma conexão, mas a funcionária da companhia aérea não tinha a menor pressa. Não tive tempo nem de tirar uma foto sequer correndo no aeroporto.

Na volta com um pouquinho mais de tempo deu até para olhar umas lojinhas. A parte do embarque tem muitas lojas interessantes.

Lojas no aeroporto de Johannesburg
Essa é uma das principais lojas de souvenirs do país, encontrei várias pela viagem

Lojas no aeroporto de Johannesburg


Vai alugar um carro para conhecer a África do Sul? Alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter!

Sacolas Plásticas


São praticamente inexistentes em lojas - eles colocam tudo em sacos de papel, tipo saco de pão. É chato de carregar, mas melhor para o meio ambiente. No supermercado eles cobram centavos pela sacola plástica e a caixa ainda perguntou se eu tinha certeza que queria mesmo, mas eu não tinha opção, era muita coisa para colocar na bolsa! Teve um hotel que até o lixo do banheiro era com um saco desses.

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











Safári


Até eu que não gosto de animais gostei de fazer safári, mas acordar cedo é a pior parte. É um ótimo exercício para os glúteos rs. Cinco foi de bom tamanho, mais do que isso acho que seria enjoativo. Abaixo estão algumas fotos que publiquei no Instagram do blog (aliás, vocês já seguem?).

guepardos
guepardos

zebras
zebras

girafas
girafas

elefante
elefante

búfalo
búfalo

leão rugindo
leão rugindo

leão
leão

Vinhos

Os vinhos sul-africanos são ridiculamente baratos, até em restaurantes! Era comum encontrar vinhos bons em média de 12 a 20 dólares nas vinícolas e de 15 a 25 dólares nos restaurantes. O que eu mais gostei custava só 4 dólares (na vinícola)! Um dos brancos que o pessoal queria comprar de caixa custava uns 8 dólares (também na vinícola)!

Vinícola Groot Constantia
Vinícola Groot Constantia

Vinícola Groot Constantia
Vinícola Groot Constantia

Guia África do Sul: Lugares Incríveis
Precisa de ajuda para montar seu roteiro para a África do Sul? Indico esse guia acima - já contei tudo sobre ele aqui no blog!


Cidade do Cabo


Gostei mais do que esperava. Gostei muito de me hospedar no Victoria & Alfred Waterfront (mais detalhes em outro post). Me senti mais na Europa do que na África (exceto na feirinha da Greenmarket Square), muuuita gente loira e falando africâner, alemão, francês, etc - muitos turistas.  O primeiro transplante de coração foi realizado na cidade, em 1967 por Chris Barnard. Cidade do Cabo deveria mudar de nome e chamar "Cidade do Vento" porque nunca vi um lugar que ventasse tanto!!!!

Castelo da Boa Esperança
Castelo da Boa Esperança

Victoria & Alfred Waterfront
Victoria & Alfred Waterfront

Cidado do Cabo vista da Table Mountain (ou Montanha da Mesa)
Cidado do Cabo vista da Table Mountain (ou Montanha da Mesa)

Venda de bebidas alcóolicas


É proibida antes das 9h da manhã e depois das 19h em supermercados e lojas de bebidas. Descobrimos tentando comprar vinhos no supermercado à noite. A rede "Pick n Pay" tem bastante opções baratas. É proibido beber na praia.

Serviço


Na maioria dos lugares, é bem devagar. Teve até uma loja que tinham 2 meninas atendendo no caixa, mas elas só passavam um cliente por vez, e na maior lerdeza... Haja paciência! A única hora que eram rápidos, era para retirar copos, pratos, talheres, etc da mesa. Aliás nessa hora, eram rápidos até demais! Tiravam pratos sem as pessoas acabarem de comer. Às vezes, você tinha acabado de colocar a última garfada na boca e não tinham nem engolido ainda e já tinha um garçom tirando o seu prato! Em qualquer bobeada rápida, você perdia o último gole da sua bebida, aquele que você estava guardando para depois da sobremesa rs.

Café-da-manhã e Jantar


Serviam queijo ralado no café-da-manhã na maior parte dos hotéis. Para que??? Pelo menos, matei a saudade da batata que comia direto nos Estados Unidos (foto abaixo). O jantar é bem cedo por lá, às 21h30 os restaurantes já estão vazios. Experimentei várias carnes diferentes como o avestruz e o kudu abaixo, mas não fiquei fã de nenhuma. Levem em consideração que não sou nenhuma referência no assunto "carne" porque não gosto muito.

hash browns
Foto do site Go Bake Yourself

churrasco de avestruz
churrasco de avestruz

carpaccio de kudu
carpaccio de kudu

Loja de souvenirs


Os itens a venda eram muito repetitivos, basicamente tudo igual nas lojas, mas fiquei impressionada com a quantidade de roupas de criança!! A variedade era muito maior do que as camisetas para adultos, por exemplo e muito maior do que nesse mesmo tipo de loja em qualquer outro país que já visitei.

Sotaque


Tinha esquecido como africanos em geral tem um sotaque forte falando inglês. Me lembraram muito meus amigos do Kenya, Zimbabwe, África do Sul e Uganda do meu intercâmbio nos Estados Unidos. O que me lembrou que o Morgan Freeman fez um ótimo sotaque africano no filme Invictus (reportagem abaixo, feita antes da morte do Mandela) - assistindo o filme eu podia ver meus amigos falando inglês.



Dirigindo do lado "errado"


Eles seguem a mão inglesa e mesmo já tendo visitado a Inglaterra, eu não me acostumei. Nem com a porta do ônibus do lado contrário! E quando entravam em rotatórias? Sempre dava um friozinho na barriga, porque a impressão é que o motorista tinha entrado na contramão! Eu não gosto de dirigir nem no Brasil, lá então eu não me arriscaria mesmo!

Língua Xhosa


A tribo xhosa faz vários sons interessantes, parecendo um estalo ou um clique, para falar. Por exemplo o nome "xhosa" se pronuncia mais ou menos como algo entre "closa" e "tosa", praticamente impossível de imitar.

South African Airways


O avião até é espaçoso, mas o serviço é lento demais!! Entre a comida e a bebida, você tinha que esperar mais ou menos meia hora!!! Simplesmente porque os comissários não tinham terminado de servir a comida ainda! Os assentos tem aquele velho problema para as baixinhas: o encosto para a cabeça fica empurrando a nossa para baixo e dá muita dor no pescoço!

vôo da South African Airways

vôo da South African Airways

vôo da South African Airways


Conhecimento sobre a África do Sul


Definitivamente é uma falha nas escolas brasileiras. A gente sabe muito pouco! Eu lembrei muito das professoras de História do colégio que sempre começavam o ano por Europa, Brasil, Estados Unidos, Oriente Médio e sempre tinham que correr no final do ano para dar bem por cima as explicações sobre Ásia e mais ainda África (exceto Egito que era bem no comecinho)!

A gente ouve falar muito no Cabo da Boa Esperança (antes chamado de Cabo das Tormentas) e pensa que é ali a divisão entre o Oceano Atlântico e o Índico, mas não é!!!! Na verdade, fica no Cabo Agulhas não muito longe dali, como vocês podem ver nos mapas abaixo.

mapa da África do Sul
Imagem do site Terra Mundi

mapa da África do Sul - Cabo da Boa Esperança e Cabo Agulhas
Imagem deste site


Por enquanto é isso. Esperem muitos posts sobre a África do Sul nos próximos meses. Sim, tem muito material para o blog!

Reserve o seu hotel na África do Sul através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!

E alguém aí já foi para a África do Sul? Gostou? Não gostou? Pretende ir?


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.