terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Munique no inverno e no verão

Quando era adolescente, fiz uma amiga alemã em um acampamento de férias e depois dela ter me visitado no Brasil estava devendo uma visita e então fui passar o Natal e Ano Novo lá em 2004. Voltei uma vez, no final da Copa da 2006, aproveitando um vôo barato depois do meu intercâmbio na Espanha.

Todas as atrações estão marcadas no mapa ao final do post e foram feitas ao longo das 2 viagens, algumas inclusive repetidas. E mesmo assim, ainda tem coisas interessantes por lá que não conheci. Fiz também alguns bate-voltas, mas contarei em outros posts.

Munique
Adoro a arquitetura típica alemã! Ao fundos as torres da Frauenkirche

Nada melhor do que começar a contar minhas viagens à Munique com essa trilha sonora, um clássico dos anos 80, ""99 Luftballons" da Nena, que depois ganhou uma versão em inglês um pouco diferente ("99 Red Balloons").



Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!

A Frauenkirche é linda e existe uma lei que proíbe construções maiores que ela nas redondezas, mas mesmo assim, os prédios são tão grudados no centro da cidade que fica difícil de qualquer jeito de tirar uma foto decente da fachada. Aqui tem mais informações em inglês e alemão sobre a igreja. Dá para subir em uma das torres para ter uma vista legal, mas se eu entendi bem o alemão do site está fechada para reforma no momento (fevereiro/2014). A igreja foi concluída em 1488, mas o domo só foi colocado em 1525.

Frauenkirche em Munique


Frauenkirche em Munique
Dentro da catedral, a "pegada do diabo"

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Diz a lenda que o diabo exigiu que a igreja fosse construída sem janelas e devido a uma ilusão ótica, da entrada dela você realmente pensa que não existe nenhuma janela ali. A pegada teria sido feita quando ele foi inspecionar a igreja e achou que tivesse sido obedecido. A igreja está aberta diariamente das 7 às 19h. De 5a feira fecha às 20h30 e de 6a feira às 18h.


Munique
Estátua de São Miguel na entrada da Igreja de São Miguel

Abaixo, a fachada do Teatro Nacional, com a estátua de Maximiliano I da Baviera. No site existem informações sobre compra de ingressos para os espetáculos ali.

Munique

Munique

Outra atração famosa da cidade é a cervejaria Hofbräuhaus. Além da famosa cerveja alemã, você pode degustar de pratos típicos alemães e pedir um pretzel de acompanhamento. O local também é famoso por ter servido para reuniões de Hitler e seu partido.

Hofbräuhaus

Hofbräuhaus
Esse é o menor copo!

Hofbräuhaus
O menu é todo decorado, tive que trazer um para casa rs

pretzel
Existem os pretzels doces também, mas para acompanhar cerveja o ideal é o salgado, imagem do site da receita acima

Adorei visitar a Glyptothek, um museu com esculturas gregas e romanas. Leia mais aqui. Confira os horários antes de visitar. Em frente fica o Staatliche Antikensammlungen, que não conheci. Ainda na Konigsplatz, fica também o Propyläen, uma espécie de portão/pórtico antigo.

gliptoteca em Munique
fachada da gliptoteca, imagem da Wikipedia

gliptoteca em Munique

Proplyläen em Munique
nevando no Propyläen

É difícil eleger a atração mais bonita da cidade, mas o Palácio de Nymphenburg (Schloss  Nymphenburg) com certeza entraria na lista dos top 5. Informações sobre o palácio em inglês. Acho que visitar os jardins com neve ficou ainda mais bonito! Além do palácio e dos jardins fantásticos, pode-se visitar uma coleção de carruagens, uma fábrica de porcelana e o Amalienburg (casa de caça nos jardins do palácio), um jardim botânico e um museu de geologia e biologia humana. Leia sobre Nymphenburg em português.

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique
Uma das carruagens da coleção do Marstallmuseum

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique

Castelo de Nymphemburg em Munique




A vista mais famosa da cidade é do alto da Igreja de São Pedro, pertinho da Marienplatz. Justamente pela proximidade é que é a melhor vista e vale o esforço de subir seus muitos degraus em uma torre claustrofóbica. Como fui no inverno, os telhados cobertos de neve deixavam tudo ainda mais mágico! Vejam os horários em inglês.

vista aérea de Munique

vista aérea de Munique
Neues Rathaus (Prefeitura Nova) vista da igreja

vista aérea de Munique
Vista mais famosa: a Frauenkirche e a Neues Rathaus

Viktualienmarkt em Munique

Ali na frente da igreja de São Pedro, fica o famoso Viktualienmarkt. Além das barracas de frutas e verduras, é uma boa opção para o almoço. O horário das barracas é variável, mas a maioria funciona de 2a a 6a feira das 10h às 18h e de sábado das 10h às 15h. Confira a história do mercado (em espanhol).

Viktualienmarkt em Munique

Viktualienmarkt em Munique

Viktualienmarkt em Munique




O Hofgarten costuma ser um programa mais aproveitável no verão, como todo jardim, mas acho que as fotos por lá, apesar de poucas, ficaram incríveis. A neve incomoda, mas deixa tudo mais lindo! Site do "jardim da corte".

Hofgarten em Munique
Visão aérea, imagem da Wikipedia

Hofgarten em Munique
Hofgarten com neve

Hofgarten em Munique
Igreja de São Caetano ou Theatinerkirche vista do jardim

Não achei o interior dessa igreja nada demais, mas a fachada amarela é linda! Alguns restos mortais da Casa Real da Baviera estão aqui.

Theatinerkirche em Munique

Ali em frente, fica o Feldherrnhalle, que todo mundo tira mil fotos, mas todas as minhas ficaram sofríveis então segue uma da Wikipedia. É um monumento à honra do exército bávaro, com estátuas de 2 líderes militares.


Visitando o Residenz, palácio enorme no meio da cidade, a decoração é de tirar o fôlego, ainda mais para pessoas loucas por castelos e palácios que nem eu. O destaque aqui são a Reiche Kapelle (as 2 fotos abaixo), a Grottenhof (uma gruta revestida com cristal e conchas), as salas com os afrescos dos Nibelungos, o Tesouro e o Teatro Cuvilliés, que teve em sua estreia uma obra de Mozart em 1781 e é lindamente decorado. Certeza que entraria no top 5 das atrações da cidade.

Residenz em Munique

Residenz em Munique

Residenz em Munique
Antiquarium

Residenz em Munique

Residenz em Munique

Leia mais sobre o Residenz aqui.

Munique
caminhando pela cidade
De volta à Marienplatz, podemos observar a Altes Rathaus (Prefeitura Antiga) e a Neues Rathaus (Prefeitura Nova).

Altes Rathaus em Munique

A Prefeitura Antiga já foi reconstruída diversas vezes e hoje abriga um museu de brinquedos, que não conheci.

Neues Rathaus em Munique

Neues Rathaus em Munique
O zoom não está ajudando, mas na torre existe um relógio curioso, que ainda toca chamando a atenção dos turistas

Neues Rathaus em Munique

A "nova" prefeitura em estilo neo gótico foi construída entre 1867 e 1909.

Neues Rathaus em Munique

Altes Rathaus em Munique
Esta é a antiga prefeitura, onde hoje funciona um museu de brinquedos

Nas semanas que antecedem ao Natal, é na Marienplatz que acontece o Mercado de Natal. Tirei poucas fotos porque queria comprar tudo rs. É irresistível para comprar souvenirs e comidinhas típicas! A Adriana conta tudo sobre o mercado lá no Dri Everywhere.

Mercado de Natal em Munique

Mercado de Natal em Munique


Mercado de Natal em Munique




Continuando a caminhar pela cidade, podemos observar os mutos resquícios históricos. As 3 fotos a seguir são de antigos portões da cidade.

Karlstor, Munique
Karstor

Sendlinger Tor, Munique
Sendlinger Tor

Isartor, Munique
Isartor, imagem da Wikipedia

Asamkirche em Munique
Asamkirche é uma igreja pequeninha, mas interessante



Outra atração que faz sucesso na cidade é o Deutsches Museum, que visitei da primeira vez. Fala muito de tecnologia então não é muito a minha praia, mas para os apaixonados, costuma ser imperdível. A Ângela conta mais sobre o museu aqui. O museu tem muitas peças de aeronáutica, navegação, automóveis e transporte terrestre, música e até astronomia.

Deutsches Museum
imagem do museu da Wikipedia

Não tenho fotos também do Englischer Garden, um parque enorme da cidade e que no verão abriga vários Biergartens. Se quiserem visitar vários Biergardens na cidade, recomendo que leiam este site, este e este (só o último em português). As 3 fotos abaixo são da Wikipedia.

Englischer Garten em Munique

Englischer Garten em Munique
Torre Chinesa no Englischer Garten

Englischer Garten em Munique
Não dá para ler direito, mas dá para ter uma ideia do tamanho do parque!


Fora da Oktoberfest, não tem o que fazer no Theresienwiese então nem passei por lá. No blog Sundaycooks, tem relatos sobre a visita à aos museus de Munique, inclusive a Pinacoteca que não fui (tem a nova e antiga e pelos guias, a antiga me parece mais interessante) e também ao Castelo de Nymphenburg, que tenho poucas fotos neste post.

O post ficou muito grande deixei uma grande atração da cidade para outro post amanhã (o Olympiapark - leia aqui!). Leiam outras dicas de Munique e região nos blogs Histórias da DiAlemanha! Por que não?, Sundaycooks e 360 Meridianos.

Reservem o seu hotel em Munique por este link do Booking, ajude o blog e não pague um centavo a mais por isso.






Mapa da cidade


2 comentários:

  1. Muito legal Fe!!!!

    Muitas informações interessantes você trouxe em um só post, como a feira de Natal, é bom pois a pessoa pode se planejar para ir nessa época.

    E os detalhes sobre os lugares, muito legal mesmo!!! Parabéns!!!

    Olha se estiver precisando de alguma foto daqui pode usar alguma minha!

    Adorei também a vista da Alte Peter no inverno com neve!!!

    Beijos. Di.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu adorei ver todas as atrações cobertas de neve! E a parte da frente do Nymphenburg? Coisa mais linda...

      Excluir