quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Descobrindo o ES - Guarapari

Não sou tão chegada em praias, mas esse é o principal atrativo de Guarapari, conhecida como "a praia dos mineiros". Primeiro fomos para praia de Meaípe, mais rústica e parecida até com a Praia do Forte (BA).

Comemos no restaurante "Moqueca do Irmão", mas haviam vários outros na ruazinha à beira-mar. Eu comi peruá (peixe, mandioca, batata e camarão - tudo frito), uma bomba calórica. O pessoal da mesa comeu também moqueca, mas eu quis variar porque já tinha comido moqueca no dia anterior. O restaurante acabou demorando um pouco com os pedidos, mas também o grupo era enorme e eles estavam esperando que o pessoal todo fosse querer moqueca e muita gente pediu outras coisas.

restaurante "Moqueca do Irmão"

Casquinha de siri de entrada

Ao final, ainda roubei um pedaço da maravilhosa cocada com maracujá de um amigo. Nunca tinha comido cocada assim. A Dona Nita não foi a única que passou no nosso restaurante vendendo doces com caras irresistíveis, mas é uma das mais famosas.

Ao final, ainda roubei um pedaço da maravilhosa cocada com maracujá de um amigo. Nunca tinha comido cocada assim. A dona Nita não foi a única que passou no nosso restaurante vendendo doces com caras irresistíveis, mas é uma das mais famosas.

cocada da Nita

Fizemos um tour pelas praias, que conforme fomos nos aproximando do centro, ficam mais parecidas com o Guarujá e menos parecidas com a Praia do Forte. Primeira parada do tour de praias, Enseada Azul - Bacutia de um lado e Peracanga do outro.

Estátua de São Pedro na Prainha de Muquiçaba

praias de Guarapari

Paramos na Praia do Morro para tomar uma água de coco e aquele trecho é bem parecido com todas as cidades de praia paulistanas, cheias de prédios.

Praia do Morro - Guarapari

Mergulho é uma opção de atividade na cidade, mas infelizmente não fiz. Existem várias opções também de passeios de barco - vimos alguns pela cidade, mas não fiz então não conheço o serviço para indicar. A Elaine fala sobre mergulho no blog dela.

postal de Guarapari

Perguntei para alguns amigos de Vitória sobre o que eles indicariam em Guarapari e um deles disse que a praia que está bombando agora é a Peracanga, na Enseada Azul e que a Praia do Morro não é mais tão boa. O Felipe Bahia sugeriu acompanhar a agenda de shows da Pedreira e o restaurante Cantinho do Curuca em Meaípe (dica também do blog Rotas Capixabas). Sobre baladas, sugeriram a da Luazul (facebook).

Para mais dicas da cidade, leiam o post do pessoal do 360 Meridianos, que inclusive estavam também nesta viagem. É possível fazer bate-volta de Vitoria ou Vila Velha para Guarapari, mas acho que não compensa. Tem praias mais perto da capital para passar o dia (por exemplo Manguinhos) e em um dia só não dá para conhecer e aproveitar todas as praias de Guarapari.

Reserve o seu hotel em Guarapari por este link do Booking e ajude o blog, sem gastar um centavo a mais por isso!

Essa viagem foi feita a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do SEBRAE/ES.

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

1. Oi, Fernanda!
    Adorei esse post e deu uma saudade muito grande!
    Conheci Meaípe quando ainda tinha somente duas ruas importantes: a da beira da praia com o restaurante do Curuca e a que levava à igreja. Depois de ter trabalhando um tempo na região, meu pai decidiu levar a família para conhecer. Voltamos várias vezes para Meaípe, Guarapari, Três Praias,... Delícia!
    Um grande abraço,
    Lu

Respostas
    1. Que legal! Eu só fui pra lá 1 vez mesmo, fazendo bate-volta de Vitória...

Excluir
  2. Acabamos sabendo tão pouco das praias do ES, não é?! Vale considerar, tem opções bem interessantes por ali! Ainda não conheço... obrigada por compartilhar!

Respostas
    1. Obrigação de blogueiro compartilhar as descobertas por aí rs! Mas realmente ES é um estado pouco divulgado pelo que oferece!

Excluir
  3. Tão perto e conheço tão pouco! Estou adorando a série e acompanhando as dias de ES para aproveitar em breve.

ResponderExcluir
  4. Ai, gente, não conheço o ES... mais um para a lista!
    Fora que...preciso dessa cocada, e agora? haha

5. Que curioso você citar Meaípe, foi uma das primeiras praias que eu fui na vida... há uns 20 anos atrás (ou mais, abafa) claro que como boa mineira eu também conheci Guarapari, mas Meaípe me marcou mais. Preciso voltar pro ES, faz muito tempo que não vou!! Adorei o post!

Respostas
    1. Legal Ana, essa foi a única vez que fui pra essa região pq SP tem praia hehehe.

Excluir
  6. Fer, me deu a maior saudade. Já fui por estas bandas e o que mais ficou na minha cabeça foram as moquecas maravilhosas que comi por aí! Foi bom ver as fotos e relembrar. Beijos

1. Que bom que os posts te deixaram com saudade, aí vc volta logo! rs

Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.