sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Castelos do sul da Alemanha - Neuschwanstein e Hohenschwangau

Continuando os posts sobre Munique, depois de conhecer bem a cidade no post sobre a cidade e no post sobre o Olympiapark, é a hora de falar dos bate-voltas.


Castelos no sul da Alemanha - Hohenschwangau e Neuschwanstein


Na região da Baviera, ao sul da Alemanha, havia um rei considerado louco por muitos que construiu e viveu em castelos de conto de fadas. Luís II ou Ludwig II  assumiu o trono com 18 anos e era super fã das obras de Richard Wagner. Mandou construir castelos maravilhosos que arruinaram as finanças do reino, foi declarado louco, perdeu o trono e morreu misteriosamente afogado em um lago rasinho.


Rei Luís II/ Ludwig II da Baviera
A pintura mais famosa do rei


Hoje vou falar dos 2 castelos na cidade de Fussen. Infelizmente é proibido tirar fotos do interior, mas scaneei algumas páginas de um livrinho que comprei sobre os castelos e palácios do sul da Alemanha.




Veja aqui dicas de onde se hospedar em Munique - várias opções de hostels e hotéis testados por amigos e parentes! 


Para ler o post ouvindo trilha sonora alemã ;)






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





ticket para os castelos


Informações de visita dos castelos


Mapa de Schwangau e os castelos


Alpsee


vila de Schwangau


vila de Schwangau



Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha
Europa no verão: 10 dicas essenciais


Hohenschwangau


Esse castelo acaba sendo um bônus, já que todo mundo vai até lá para visitar o outro castelo mais famoso, mas eu não iria deixar passar outro castelo imponente e acho que você também não deve perder a chance. O castelo foi comprado e reformado pelo pai do Ludwig, que morou ali grande parte da infância e juventude. Depois, ele acompanhou a construção do majestoso Neuschwanstein dali também, pois os 2 castelos são bem próximos. Pode-se visitar a Sala do Cavaleiro do Cisne, a Sala dos Guelfos, Gabinete de Trabalho e o Quarto de Tarsso (decorado com representações da "História de Rinaldo e Armida", de Torquato Tarsso), entre outras salas e ter uma bela vista da região.


Hohenschwangau

Hohenschwangau





Hohenschwangau

Hohenschwangau

Hohenschwangau

Schwangau



Neuschwanstein


Desde que vi esse castelo na capa de uma revista de viagem lá nos anos 90, fiquei louca para conhecê-lo. No final de 2004, juntei o útil ao agradável e me programei para visitá-lo durante uns dias em Munique. Eu tinha ido passar o Natal com amigos alemães, mas o clima não colaborou e fechou todos as estradas para o castelo bem no dia que iriamos e eu fiquei na mão. Aproveitando uma passagem barata, na volta do meu intercâmbio no verão europeu de 2006, passei uma semana em Munique, novamente na casa dos mesmos amigos e dessa vez consegui! A Alemanha não está no meio do caminho entre Espanha e Brasil, mas até hoje não entendi como em pleno final de Copa na Alemanha a passagem mais barata passava justamente por lá!


Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein

Neuschwanstein


As paisagens em torno do castelo parecem mais bonitas ainda cobertas de neves, mas mesmo no verão tudo por ali é deslumbrante! Existem diversas representações de óperas de Richard Wagner e outros espalhadas pelos aposentos. O rei não chegou a terminar o castelo, que nunca teve um trono colocado na Sala do Trono, por exemplo. Essa sala magnífica é inspirada na Hagia Sofia em Istambul e decorada por colunas de lápis-lazúli, aquela pedra azul famosa que só existe no Chile e no Afeganistão.


Neuschwanstein

Neuschwanstein
Sala do Trono, que ficaria onde está o fotógrafo


O Quarto do Rei é ricamente decorado com madeira entalhada, tudo inspirado na ópera "Tristão e Isolda", que impressionou o rei. É interessante também conhecer a cozinha e imaginar como seria preparar um banquete sem a tecnologia dos dias de hoje, mesmo sendo uma cozinha já moderna para a época, com água corrente quente e fria.


Neuschwanstein
Quarto do Rei

Neuschwanstein
Sala dos Cantores

Neuschwanstein
Cozinha


No tour guiado pelo castelo, passamos por essa maquete! Eu adoro maquetes, mapas, plantas e coisas do tipo!


maquete do Neuschwanstein

maquete do Neuschwanstein

maquete do Neuschwanstein


A ponte "Marienbrücke", na garganta de Pöllat, é um destino certeiro de todos os visitantes porque é de lá que se tem a tão famosa e estonteante vista abaixo.


ponte "Marienbrücke

vista da ponte "Marienbrücke"

vista da ponte "Marienbrücke"


vista da ponte "Marienbrücke"


vista da ponte "Marienbrücke"

vista da ponte "Marienbrücke"

Neuschwanstein

Hohenschwangau


Discussão Bela Adormecida ou Cinderela - pela internet achamos as 2 opções, mas pelo que andei lendo, esse castelo inspirou o da Bela Adormecida na Disneyland California. Depois inspirou o da Cinderela na Disney de Orlando, juntamente com diversos outros castelos do Vale do Loire e o próprio castelo da Bela Adormecida.

Veja aqui o relato o blog Viaje por Dois (com foto comparando o castelo real com o da Bela Adormecida), o passo-a-passo detalhadíssimo do Viaje na Viagem para fazer esse bate-volta de Munique, o relato do pessoal do 360 Meridianos, dos Andarilhos do Mundo que dormiram na vilazinha fofa aos pés dos castelos, do blog Vícios de Viagem (eles dormiram na cidade de Fussen ali pertinho) e essas fotos maravilhosas tiradas de um helicóptero.


Para conhecer mais um castelo do rei louco, sugiro o Palácio Herrenchiemsee, em uma ilha no lago Chiemsee, cerca de 1h de Munique.
Dicas de tours guiados e excursões em Munique e região


Excursões de um dia para o Castelo de Neuschwanstein


Como o post ficou enorme, vou falar dos outros castelos e palácios da região em outro post!

Faça sua reserva de hotel em Füssen ou Schwangau através destes links do Booking e ajude o blog, sem gastar nenhum centavo a mais por isso!







Mapa da região - Munique e castelos





Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

6 comentários:

  1. Lindas imagens. Tenho grande desejo de um dia conhecer os castelos europeus e imergir na história.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, conheci estes castelos em nossa jornada pela Estrada Romântica, em 2013! http://trilhasecantos.blogspot.com.br/2013/11/estrada-romantica-parte-2.html
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu fui em Maio de 2007!! Pena que tenha poucas fotos, e também não sei ir pois fui de carro com meus tios que moram em Munique. Você foi agora? Tô pensando em ir novamente... não sei como..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fui em julho/2006!!! Com amigas alemãs então nem prestei atenção no destino do trem que pegamos... No post do VnV que indico acima tem os detalhes para chegar lá de trem!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.