segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Você conhece o Projeto Tamar?

ATUALIZAÇÃO EM 04/05/2014

Nem sei como conheci o Projeto Tamar, mas sempre gostei da ideia de preservação das tartarugas. Elas são um dos poucos bichos que considero fofos. Copiando a página do Facebook deles, "A missão do Projeto Tamar é proteger o ciclo de vida das tartarugas em terra e no mar, promover a sobrevivência e a recuperação das populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, mantendo-as em níveis saudáveis e capazes de cumprir suas funções ecológicas". 

Logo Projeto Tamar


Conheci o projeto na época que só existiam os centro de visitantes em Ubatuba (visitei 1 ou 2 vezes), Praia do Forte (visitei 2 vezes) e mais um no Nordeste (no Sergipe será?). Só agora pesquisando para o post que descobri que eles têm muitos centros de visitação mais novos! Tem em Almofala - CE, Fernando de Noronha, Aracaju - SE, Pirambú - SE, Praia do Forte - BA, Arembepe - BA, Guriri - ES, Regência - ES, Ubatuba - SP e Florianópolis - SC, facilitando a vida dos turistas que queiram conhecer.

Centros de visitação do Projeto Tamar pelo Brasil

Você pode assistir vídeos sobre esse bichinho fofo, ver algumas tartarugas recém-nascidas e outras gigantes, além de comprar produtos relacionados e apoiar a causa. Na minha adolescência, era o máximo ter uma agenda, estojo, ou qualquer coisa do tipo do Projeto Tamar (e a tartaruga enorme de pelúcia que vinha com uma abertura na barriga e várias tartaruguinhas dentro então? Um sucesso de souvenir/presente!). Em algumas bases, é possível também participar de eventos especiais, por exemplo o nascimento das tartarugas - pena que nunca presenciei nenhum, quem sabe um dia! Essas 4 fotos abaixo foram tiradas por mim, no projeto da Praia do Forte em 2004 (quase 10 anos atrás!), desculpem porque elas estão escuras!

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Quando morei nos EUA (estou devendo os posts!), a cidade (Hilton Head Island - SC) era super preocupada com isso. Nem existia iluminação decente nas ruas justamente para não afastar as tartarugas, que fogem da luz. E apesar da encheção de saco pela falta de postes, a gente sempre relevava quando lembrava que era por uma boa causa!

tartarugas indo para o mar

tartaruga nadando

tartaruga recém-nascida

Novidade: A loja linda deles agora é também uma loja online! Você não precisa mais visitar nenhuma das bases para comprar! Visite o site, ajude o projeto e tenha em casa alguma lembrança fofa do Projeto Tamar!

Com certeza é um passeio imperdível, estando em uma das cidades acima. Leia mais sobre a base da Praia do Forte nos blogs RêVivendo ViagensGosto e Pronto e no  Jeguiando, da base de Ubatuba no blog Me joguei no mundo e da base de Vitória no blog Pé na Estrada. Todas as fotos sem marca d´água deste post são do site ou do Facebook oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.