terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O que fazer no interior da Suécia no inverno?

Mais de 10 anos atrás, acompanhei um grupo de adolescentes brasileiros que faziam intercâmbio na Suécia, em uma cidade do interior chamada Jönköping. Fomos no inverno e passamos o Natal e o Ano Novo lá. Abaixo vou contar sobre algumas das atrações da região e também sobre algumas atividades comuns no final do ano.


bosques da região de Jönköping


A trilha sonora de hoje são as 2 bandas suecas mais famosas: ABBA e Roxette!









Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa








Suécia no inverno - Gotenburg


Passamos um dia na cidade, mas sinceramente não lembro quase nada. Segundo o Google Maps, dá 1h40 de viagem de carro, tranquilo para fazer um bate-volta, mas como Gothenburg é maior o mais normal costuma ser o contrário, ficar em Gothenburg e fazer bate-voltas para o interior do país. Tem um parque de atrações famoso, o Liseberg. Acho que escandinavos devem ter alguma atração inexplicável por parques deste tipo, pois o pessoal da Dinamarca é louco pelo Tivoli! Leia mais sobre a cidade no post do Breno.


Gothenburg

Liseberg em Gothenburg
entrada do Liseberg

Gothenburg


O que fazer no interior da Suécia no inverno?

Suécia no inverno - Assistir um jogo de hóquei no gelo


Vimos um time da cidadezinha de Huskvarna - um dos meus amigos de lá jogava no time juvenil. É muito mais interessante quando você sabe algumas regras do jogo. Ter assistido a trilogia "Nós somos os campeões" ou "The Mighty Ducks" também ajuda - foi o meu caso!


jogo de hóquei

jogo de hóquei

jogo de hóquei

jogo de hóquei


Suécia no inverno - Cortar a própria árvore de Natal


Não tirei fotos específicas dessa atividade, mas seguem algumas fotos dos bosques da região. A família toda se reúne para isso, e combinam com famílias amigas também e aí cortam uma árvore por família. Como elas morrem rapidamente, não pode ser muito antes do dia 24, então nada de enfeitar a casa para o Natal um tempão antes, como é por aqui (e cada ano que passa o pessoal enfeita mais cedo ainda!).


bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

Suécia no inverno - Patinar no gelo (e outros esportes de inverno em geral como esquiar)


Só vou colocar essa foto ao longe para não pagar mico! Vários lagos menores da região congelam totalmente no inverno e tornam-se apropriados para a patinação, mas não são todos!


bosques da região de Jönköping


Suécia no inverno - Andar de trenó


Nesse caso, era puxado por esses cavalos enormes e peludos, que não sei a raça. Fizemos essa atividade perto da cidadezinha de Gränna. Uma paisagem mais linda do que a outra! Era um trenó grande que levava várias pessoas, mas o frio estava de matar nesse dia.


bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping


Suécia no inverno - Fazer polkagris


Este doce abaixo vermelho e branco é o famoso polkagris, original da cidade de Gränna e super popular até hoje na Suécia, apesar de ter sido inventado no século XIX. Tem sabor de hortelã e apesar da cor clássica ser esse vermelho e branco, pode ser feito em qualquer cores e não somente com 2 também.


Polkagris em Gränna

Polkagris em Gränna
Fazendo polkagris verde e amarelo a pedido dos brasileiros

Polkagris em Gränna

Abaixo segue um vídeo de como são feitos. A visita foi mais legal ainda porque eles deixaram a gente fazer também!




Suécia no inverno - Passear por Jönköping


A cidade não tem nada de mais para falar a verdade. Fica na beira do lago Vättern, um dos maiores da Suécia e foi na beira deste lago que passamos o Ano Novo e vimos os fogos de artifício no centro da cidade.


Jönköping


Suécia no inverno - Parque Boda Borg


Acredito que fomos na filial de Sävsjö (a mais próxima), mas tem outras espalhadas pelo país. É um parque fechado (bom para o inverno) e cada grupo de pessoas (de 3 a 5 participantes) deve completar uma série de desafios, no estilo de um museu de ciências, mas super interativo. Segundo o site, dura aproximadamente 2 horas e hoje eles têm mais de 160 desafios!



Suécia no inverno - Piscina aquecida


Como eles estão mais do que acostumados com o inverno rigoroso, outra atividade bastante comum por lá são as piscinas e os parques aquáticos aquecidos. Estive em um deles, mas não sei qual foi. É só procurar na internet que você acha várias opções na região que você estiver.



Como chegar na região de Jönköping (Suécia)


Nós voamos de Amsterdã para Gothenburg (não tenho certeza para qual aeroporto) e fomos de ônibus para Jönköping. Outra opção seria voar até Estocolmo, mas aí o caminho até Jönköping é mais longo.



Onde ficar em Jönköping (Suécia)



Reserve o seu hotel em Jönköping através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!


Mapa da região - Jönköping (Suécia)





Para terminar, alguns postais que trouxe da Suécia (em sueco o nome do país é Sverige):

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Como Cisviana de coração senti falar de uma mini explicação do seu Interchange no post ;o). Deve ter sido um inverno perrengue, mas pra lá de interessante hein?

    Abraços
    Mari Vidigal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Mari! O post ia ficar tão grande que concentrei só as dicas do que fazer mesmo, mas ainda vou postar mais sobre a Suécia. A fila de posts aqui é enorme!!!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.