quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Fundo do Baú - cruzeiro para o Nordeste (janeiro/1998)

Continuando o post de ontem, neste segundo cruzeiro (partindo de Santos para o Norte) paramos no Rio de Janeiro, em Ilhéus e em Angra dos Reis.

navio Rembrandt

saindo do porto de Santos

Um dia no Rio de Janeiro

Era minha primeira vez na cidade maravilhosa (demorei 15 anos!) e visitamos o Pão de Açúcar. Nós fomos com a excursão organizada pelo navio e não daria tempo de fazer esse passeio + o Cristo Redentor. Veja no blog da Luciana Misura como fazer esse passeio de forma independente. Site oficial do bondinho.

vista do Pão de Açúcar

ponte Rio-Niterói vista do Pão de Açúcar

Cristo Redentor visto do Pão de Açúcar

Um dia em Ilhéus

Meus pais e os amigos deles queriam visitar as atrações ligadas ao livro Gabriela, de Jorge Amado e os mais novos queriam mesmo ir para a praia. Então fizemos um pouco de cada coisa, alugando uma van no porto, logo que descemos do navio. Primeiro demos uma volta pelo centrinho da cidade, visitamos a Casa de Cultura Jorge Amado (abaixo) e depois ficamos o restante do dia em uma praia.

Casa de Cultura Jorge Amado
Casa de Cultura Jorge Amado, foto do Facebook deles

Leia mais sobre Ilhéus aquiaqui e também no blog da Paula, o Mochilinha Gaúcha.

Um dia em Angra dos Reis

navio Rembrandt

pôr-do-sol em Angra dos Reis

A principal atração de Angra são as praias e ilhas, então ficamos na praia que o navio parou, afastada da cidade e curtimos o dia inteiro de mar e areia. Mesmo que você não feche o passeio direto do navio, a melhor programação é definitivamente um passeio de barco/escuna. A gente desceu do navio "tender", um "barquinho" que facilita nos lugares que não existe um porto grande o suficiente para um navio de grande porte.

Veja o que é um "tender" neste post do blog "Meus Roteiros de Viagem" e leia mais sobre passeios de barco em Angra no blog "A Janela Laranja".