domingo, 22 de setembro de 2013

Cidades Históricas de Minas - Dia 3 - Ouro Preto

Seguimos para a Matriz Nossa Senhora do Pilar, onde fica o Museu de Arte Sacra (entrada R$ 7,00 em 2013 para a Igreja e o museu). Nos perdemos no caminho e acabamos pegando o mais longo possível rs. Ainda bem que era só descida! Na volta, voltamos pelo caminho "certo" e era subida mas não tão íngreme como a ida.

Matriz Nossa Senhora do Pilar

perto da Matriz Nossa Senhora do Pilar

Passamos na Igreja Nossa Senhora do Rosário, interessante pelo formato circular, mas estava fechada e como era cedo para almoçar, decidimos subir até a Igreja São Francisco de Paula, que não estava no nosso roteiro inicial. Essa sim era uma mega subida e a igreja não tinha nada demais. Só quando já estávamos lá no topo, descobrimos um caminho mais fácil. Atrás da igreja, passa uma estrada e qualquer um chega de carro (ou ônibus)! Esse foi o único lugar que encontramos vendedores de souvenir na porta de algum atrativo. Nessa mega subida, passamos por um albergue, mas haja perna para quem se hospedar ali!

Igreja Nossa Senhora do Rosário

hotel Solar do Rosário
esse era um hotel super recomendado, perto da Igreja do Rosário, mas o nosso era melhor localizado!

passeando por Ouro Preto

nem todas as paredes são retas!

vista da Igreja São Francisco de Paula
Igreja São Francisco de Paula

vista da Igreja do Carmo
olha a Igreja do Carmo lá de cima!

olha a subida!!

Igreja São Francisco de Paula

Descemos pelo menos caminho porque seria mais perto para o próximo destino, a Casa dos Contos (e também porque para baixo todo santo ajuda!).  A entrada custa R$ 3,00. Ali perto tem outro chafariz bonito, o Chafariz dos Contos e almoçamos no restaurante O Passo, que foi uma boa surpresa. As ruas naquela região estavam uma bagunça por causa de uma reforma. Na volta, paramos rapidinho na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia ("Mercês de cima" - porque tem a de baixo também), que não estava no roteiro inicial e estava precisando de uma reforma urgente (não entramos, aliás nem sei se é possível entrar).

maquete da Casa dos Contos

Casa dos Contos

lateral da Casa dos Contos

passeando em Ouro Preto
olhem a reforma!

Chafariz dos Contos
Chafariz dos Contos, ou seria estacionamento de motos?

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

Seguimos para o Museu da Inconfidência, em um dos extremos da Praça Tiradentes (entrada R$ 6,00). Depois visitamos o Museu de Ciência e Técnica (entrada R$ 5,00), que é muito maior do que imaginamos e acabamos correndo na última parte. Já estávamos muito cansados! Este museu fica no outro extremo da praça. Jantamos na Choperia A Direita – que era o restaurante do hotel. Sempre passávamos em frente e achamos o cardápio e os preços legais. Para ajudar na digestão, demos mais uma volta na Praça Tiradentes e vimos uma exposição chamada “Afixo” na Casa da Baronesa na praça principal. Estava acontecendo o Festival de Inverno da cidade e tinham várias exposições e eventos especiais. Só vimos essa mesmo e uma no dia anterior.

Museu da Inconfidência

Mais sobre a Casa dos Contos aqui.

Mapa do roteiro do dia (40 minutos a pé segundo o Google, dobre o tempo por causa das ladeiras):

Ver Ouro Preto - dia 3 num mapa maior

Caso precise alugar um carro para conhecer a região de Ouro Preto e Tiradentes, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!