sábado, 31 de agosto de 2013

O que fazer na Serra da Canastra, Capitólio, Furnas e região (MG) - parte 2


Quando estiver na região, não deixe de experimentar esse queijo, declarado em 2008 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro! É vendido em praticamente qualquer lugar, até mesmo nos supermercados da região. Só sei o nome de uma queijaria que vende (abaixo), mas de qualquer jeito, no Supermercado Stalo (em Piumhi) tem! Já visitamos também um sítio que fabrica esses queijos, na saída de São Roque para Piumhi, do lado esquerdo da estrada (não lembro o nome). Neste post do blog Vida sem Paredes, tem indicação de alguns fabricantes do queijo canastra. Hoje até encontramos esse queijo em vários outros lugares como no Mercadão de São Paulo ou  no Mercado Central de Belo Horizonte, mas aqui com certeza eles serão mais baratos e com a certeza de que não estão comprando queijo de outras cidades/regiões - que podem até serem bons, mas não são do tipo "Canastra".

É o local mais famoso da região, que vende todos os tipos imagináveis de queijo. Fica na estrada em Capitólio, do lado direito da estrada, para quem está voltando para Campinas/Mococa/São Sebastião do Paraíso. Eles vendem também mil e um tipos de doces mineiros e bolachinhas. Dá para fazer a festa por ali. Eles têm também uma fazendinha com diversos bichos que as crianças curtem bastante, ao lado do chalé. Parada obrigatória para todo mundo da minha família na volta da viagem.


Chalé do Queijo



Chalé do Queijo

Chalé do Queijo

Chalé do Queijo



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Piumhi é a cidade maiorzinha da região e fica entre Capitólio (melhor base para explorar o Lago de Furnas) e São Roque de Minas (a base para a Serra da Canastra).  É também a cidade da família de um dos meus avôs e onde eu fico quando vou para lá. A cidade vive do agronegócio e o maior evento é a Exposição, que acontece no mês de Julho. Além da exposição de animais, tem rodeio e shows de vários cantores sertanejos famosos.

Piumhi
Local da exposição, visto da cruz do monte (abaixo)

Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!

Esse restaurante é super conhecido na região por servir a melhor traíra desossada. Fica na beira da represa de Furnas, bem perto da barragem. As chalanas para o passeio aos cânions saem da frente do restaurante. Muito bom, aprovado pela família inteira!


Restaurante do Turvo

Restaurante do Turvo

Restaurante do Turvo


Mirante da Cruz do Monte


Fica em Piumhi. Nada mais é do que uma cruz que fica no alto de um morro na cidade, com uma visão bem legal da região. Tem uma escadaria enorme para subir, mas tem um caminho alternativo para ir de carro também. Eu, como preguiçosa que sou, na maioria das vezes subo de carro e desço de escada. Tem uma igrejinha lá no alto também.


cruz do monte

cruz do monte

mirante da cruz do monte

cruz do monte

mirante da cruz do monte

Onde ficar na Serra da Canastra ou Capitólio


Sempre ficamos na casa de parentes, mas uma vez eram tantas pessoas, que meus pais e um casal de tios foram para um hotel na cidade. O Stalo Hotel é super simples, mas é considerado o melhor de Piumhi (no meio do caminho entre Capitólio e a Serra da Canastra). É ali que ficam hospedados os cantores e bandas quando vão para a Exposição (e foi ali que conseguimos autógrafos e fotos com o Capital Inicial! Mico! rs). Em Piumhi, fica também o simples Ribs Hotel. Confira aqui todas as opções de hospedagem em Piumhi pelo Booking.

Quem quiser ficar perto da Serra da Canastra, São Roque de Minas é a cidade com mais estrutura. Um dos melhores hotéis da região é a Estância Macaúbas bem avaliada, a Casa do Alecrim e o  Hotel Chapadão da Canastra um pouco mais longinho, além do Chalé Pura Vida no centrinho da cidade.

Para quem prefere ficar em Capitólio ou perto da represa de Furnas as melhores opções de hospedagem na área rural são o Balneário do LagoPousada Mar de Minas e o melhor avaliado Engenho da Serra (meus tios já ficaram nesse e é mesmo o melhorzinho da região - consequentemente cobram caro demais). Já na cidade, estão o super simples Hotel Minastur e para os econômicos o Hostel Paraíso. No famoso condomínio Escarpas do Lago existe um hotel simples - Escarpas Jatobá Hotel e algumas opções de casas e apartamentos para alugar como essas a seguir: Casa Escarpas do LagoEscarpas do Lago (casa) e o que tem melhor aparência, Mirante de Escarpas 1803 (apartamento).

Reserve o seu hotel na Serra da Canastra ou Capitólio através destes links do Booking e ajude a manter o blog  - sem custo nenhum para você! Preste atenção na localização, hotéis em São Roque de Minas ficam mais perto da Serra e hotéis em Capitólio e Escarpas do Lago ficam mais perto da Represa de Furnas.







Outros sites úteis da região



Posts de outros blogueiros sobre a região



Caso precise alugar um carro para conhecer a região da Serra da Canastra, Capitólio e Represa de Furnas, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasFica a dica: estar de carro na região é essencial!



Este post contém links para prorgamas de afiliados.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Um comentário:

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.